Mercado Pet cresce em 2022 e impulsiona empreendedorismo no setor
O Brasil tem desenvolvido neste ano
dados significativos quando abordamos a temática animal no nosso cotidiano. De
acordo com informações do IPB (Instituto Pet Brasil) o mercado pet relacionado
ao setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve
apresentar aumento de até 14% em 2022, com um lucro aproximado de R$ 60
bilhões. O instituto analisou dados de desempenho do primeiro trimestre para
fechar a estimativa, que muito provavelmente será superior ao ano de 2021, que
somou xx bilhões.
O Pet Food, segmento destinado à venda
de alimentos industrializados para animais de estimação, consolidou-se em
primeiro lugar com um faturamento de R$33,1 bilhões no primeiro trimestre do
ano. O valor condiz com 56,3% do faturamento total do mercado em si. Já em
segundo lugar está a venda de animais, que gerou R$ 6,1 bilhões, ou 10,5% do
total do setor. Posteriormente vem os serviços veterinários e de medicamentos,
que somou R$ 5,8 bilhões, representando 9,9 % do total e uma alta de 11%.
Redes sociais impulsionam
resultados
O mundo digital, por sua vez, também não
ficou de fora dessa realidade. Conteúdos relacionados com a temática pet vem
crescendo exponencialmente nas redes sociais, gerando porta-vozes e diversas
formas de oportunidades de empreendedorismo. Para se ter uma noção, segundo a
pesquisa Radar Vet, 80% dos veterinários utilizam redes sociais para
comunicação para com seus clientes e os donos de estabelecimentos pets estão
entre os mais presentes no ambiente digital, representando 73% dos
usuários.
Quando falamos em empreender, um exemplo
de negócio que vem protagonizando o setor é o Canal "Os
Paulistinhas", da empresária Carol Botelho Mattar, que reúne mais de 700
mil seguidores nas redes. O espaço aborda dicas cotidianas e cuidados do mundo
pet por meio de seus cachorros Dingo e Cacau. A especialista é uma das maiores
porta-vozes da temática e conta com quase 1 milhão de seguidores em suas mídias
sociais.
Sobre Carol Botelho Mattar
Carol Mattar é influencer, empresária e
fundadora do Canal "Os Paulistinhas" nas redes sociais. O espaço
aborda dicas cotidianas e cuidados do mundo pet por meio de seus cachorros
Dingo e Cacau. A especialista é uma das maiores porta-vozes da temática, marca
presença constante nos veículos de comunicação e conta com quase 1 milhão
de seguidores em suas mídias sociais.
Apesar de atualmente ter uma gigante
visibilidade, Carol não começou o perfil com tal objetivo. Aos poucos foi
crescendo e expandindo o conteúdo para outras redes, como o YouTube e o Tik Tok,
com diferentes formatos para cada aplicativo. No entanto, foi somente na fase
mais crítica da covid-19 que a empresária passou a se dedicar mais ao perfil e
profissionalizá-lo. Na época, estava passando um período com os cães na fazenda
e, além de produzir materiais, correu atrás de parcerias e começou a perceber
um crescimento expressivo, tanto no perfil dos cachorros quanto em seu
pessoal.
Na Mídia
Quer adotar um pet?
Confira os principais cuidados que se deve tomar:
Pets influenciadores: gatos,
cães e galinhas fazem sucesso na internet:
Dona do perfil 'Os
Paulistinhas' comenta sobre a influência dos pets no emocional de atletas de
MMA:
Como melhorar a saúde
emocional do pet e quais são os sinais de alerta:
Nenhum comentário