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Landing Page: o que é, o que faz e como criar



Landing Page é uma página que tem como objetivo converter o visitante em lead e este em cliente. Também é conhecida como página de captura, sendo mais simples do que as páginas comuns de um site e focada em uma oferta.

O principal objetivo de uma empresa ao investir em Inbound Marketing é atrair as pessoas certas para os canais digitais da marca, como sites e blogs. É uma ação que faz com que as pessoas queiram consumir mais conteúdos e passem pelo funil de vendas.

Mas para que isso seja feito, é necessário converter os usuários e a melhor estratégia para fazer isso é a landing page. O proprietário do site precisa saber construir essa página do jeito certo, evitando o excesso de elementos que possam atrapalhar a conversão.

É justamente aqui que muitas empresas erram, afinal, essa página é diferente das outras em sua estrutura e tem um único objetivo. Compreender essa característica é fundamental para criar uma boa página de conversões.

Para ajudar nesse processo, este artigo vai explicar o que é landing page, para que serve, o que faz essa página e qual é a diferença entre ela e um site comum.

Conceito e propósito da landing page

Landing page é um termo em inglês que pode ser traduzido como página de aterrissagem, e originalmente se refere a qualquer página que o usuário entra para acessar um site.

Quando a pessoa busca por uma informação no Google e acessa uma publicação no blog, essa página será a página de aterrissagem. Mas se ela digita o endereço do site na barra do navegador, então vai acessar a homepage.

Dentro do marketing digital, landing page é a página usada por um fabricante de coluna grega de gesso para converter visitantes em leads.

Para fazer isso, ela conta com menos elementos e links do que a página de um site comum, isso é feito com o objetivo de converter o visitante. Entre os elementos mais importantes desta página estão:

  • Título e subtítulo;

  • Imagem;

  • Descrição de oferta;

  • Formulário;

  • CTAs.

Por conter todos os elementos voltados para a conversão de visitante para lead ou deste para cliente, essa página serve para capturar ou converter, sendo um recurso fundamental para as estratégias de marketing digital.

O que faz uma landing page

A função da landing page é converter visitantes em potenciais clientes e leads em clientes, por isso, possui uma taxa de conversão maior em comparação às outras páginas do site, o que traz lucros para o negócio.

Dentro da estratégia de geração de leads feita por uma loja de piso vinílico para sala de aula, seu propósito é a conversão do usuário, convencendo-o de fornecer seus dados em troca de algo de valor.

A página também pode ser usada para promover produtos e serviços, durante as campanhas de e-mail marketing e para promover materiais como e-books.

Diferença entre landing page e site

Para compreender a diferença entre site e landing page, é necessário saber o conceito dos dois. O conceito de landing page já foi explicado ao longo do conteúdo, por isso, é essencial saber o que é, de fato, um site.

Chama-se site uma plataforma com informações sobre a empresa e ela possui opções clicáveis que informam diversos assuntos sobre a marca, como produtos, serviços, contato, case de sucesso, blog da empresa, portal de vendas, entre outros.

O objetivo do site é apresentar a empresa para os usuários que acessam o endereço. Costuma ter foco institucional e é muito importante para que o negócio possa ranquear nos resultados de pesquisa do Google.

As marcas precisam investir em um site responsivo porque esse formato permite o acesso por meio de qualquer dispositivo, sem prejudicar a experiência do usuário.

Além disso, a responsabilidade é uma exigência do Google para ranquear a página, pois se alguém pesquisar sobre fechamento de varanda de vidro, por exemplo, vai encontrar entre os primeiros links apenas sites responsivos.

Essa decisão parte do fato de que as pessoas acessam a internet cada vez mais usando dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones.

O site e a landing page são ferramentas diferentes e uma não substitui a outra. Na verdade, esses elementos são complementares dentro das estratégias de marketing digital e Inbound Marketing.

Se a organização quiser resultados satisfatórios, precisa criar um site e usar a landing page para alcançar os objetivos de sua estratégia.

Dicas para criar uma landing page

Para criar uma boa landing page e fazer conversões, a empresa precisa seguir um passo a passo em sua construção. Algumas dicas são:

Criar títulos simples

Uma pesquisa mostrou que 8 em cada 10 pessoas leem apenas o cabeçalho da página e somente 2 a cada 10 seguem adiante e consomem o restante do conteúdo.

Uma loja de bateria estacionária gel precisa estar atenta a isso porque os principais elementos de uma página são o título e o subtítulo e é possível tirar proveito desses recursos.

Eles precisam transmitir claramente a proposta de valor da oferta, pois quando o visitante chegar até a página vai saber do que se trata, se interessar pelo que está sendo oferecido e ver o restante do conteúdo.

Usar uma boa paleta de cores

As cores da página de conversão precisam considerar a identidade visual da empresa, mas sem se esquecer que o objetivo da landing page é converter.

Durante a construção da página, o proprietário da plataforma pode perceber que as cores não estão funcionando, principalmente pelo fato de que o botão de CTA (chamada para ação) precisa contrastar com o restante para chamar a atenção.

Supondo que a landing page de uma confecção de camisa com logo da empresa utilize tons de branco e azul, o botão pode ser vermelho porque cores frias e quentes formam um contraste que mostra o que o usuário precisa fazer.

Não inserir links e menus

O único objetivo da landing page é fazer uma conversão, por isso, quanto menos elementos ela tiver, maior será o número de cliques no CTA, afinal, o visitante não se distrai.

Se a organização inserir um link sobre qualquer assunto, inclusive para saber mais sobre um produto, o usuário vai clicar nele e não voltar para a página de conversão.

Isso também acontece com os menus, pois mesmo que o site tenha que auxiliar a navegabilidade para transmitir confiança ao potencial cliente, no caso de uma landing page, precisa transmitir as informações necessárias na página sem usar outros recursos.

Adequar o formulário à oferta

Não existe uma fórmula pronta para criar o formulário que um fabricante de toldo retrátil enrolar possa seguir. Também não é possível dizer quantas informações a página deve pedir por conta de algumas variáveis.

A marca precisa considerar em que parte do funil de vendas está o material, pois se for algo de topo de funil, não faz sentido pedir o telefone do visitante ou seu cargo de atuação, no caso de empresas B2B.

Também é necessário avaliar a relação da oferta com o formulário, pois, se o negócio estiver ofertando algo de grande valia, logo poderá pedir informações mais profundas. Mesmo assim, não se pode exagerar porque o lead Pode desistir.

A confiança também precisa ser considerada porque se for o primeiro contato do usuário com a marca, é provável que ele não queira preencher muitos campos. Para encontrar o formulário ideal, é importante fazer testes.

Deixar tudo bem claro

Outra coisa que um fornecedor de concreto bombeado para laje precisa fazer é inserir texto e chamada claros e que não deixem nenhum tipo de dúvida.

O texto do CTA precisa explicar claramente o que o usuário deve fazer e o que vai acontecer se ele clicar nesse botão.

É muito melhor trabalhar com ações simples e diretas porque elas dão certeza absoluta do que a pessoa vai receber em troca das informações. Mas tudo o que for prometido precisa ser entregue.

Ser objetivo

Em uma clínica de acupuntura para cachorro é preciso oferecer somente alguns detalhes sobre a forma de trabalho.

Quando se trata de landing page, é essencial prezar pelo seu conteúdo e design, por isso, a empresa deve ser objetiva e colocar apenas aquilo que realmente for necessário.

Considerações finais

Embora a landing page seja extremamente simples de construir, tem um potencial único de converter visitantes em leads.

Tudo o que a empresa precisa fazer é selecionar os elementos mais importantes, focar na oferta que está fazendo e testar as possibilidades que vão facilitar as conversões e melhorar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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