Últimas

Univali sedia reunião técnica com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Equipe do Inep foi recebida por gestores de todas as universidades da Acafe

Visita Inep - Foto Dales Hoeckesfeld
 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou, nesta segunda-feira, 24, uma reunião técnica com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

 

A equipe do Inep foi recebida por gestores de todas as universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O objetivo do evento foi apresentar as Instituições de Ensino Superior comunitárias de Santa Catarina, bem como dialogar sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

A reunião teve a presença do diretor de Avaliação do Ensino Superior, Ulysses Tavares Teixeira, e da assessora para Novas Tecnologias de Avaliação, Ester Pereira Neves de Macedo.

 

O evento foi organizado pela vice-reitoria de Graduação da Univali, em nome da Acafe. A presidente da associação, professora Luciane Bisognin Ceretta, participou do encontro de forma virtual e destacou a importância desta aproximação com Inep. “Dialogar sobre o sistema de avaliação e incluir as especificidades das instituições comunitárias de Santa Catarina era um antigo anseio da Acafe. A intenção desta reunião técnica é ouvir os planos do Inep para que possamos elaborar novas estratégias a partir destas discussões e intensificar a presença da Acafe no processo de avaliação. Este encontro será de grande valia para que as equipes das instituições possam ampliar o olhar e estamos inteiramente à disposição para avançarmos nestes processos”.

 

A presidente da Acafe apresentou os principais dados das instituições de ensino e destacou os serviços prestados à comunidade em todas as regiões do Estado. A Acafe oferece hoje 710 cursos de graduação, 95 programas de mestrados, 41 doutorados e tem mais de 50 mil estudantes atuando em projetos na comunidade. Somente em 2022, foram quase 500 mil atendimentos na área da saúde e 30 mil atendimentos jurídicos.

 

O diretor de Avaliação do Ensino Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, apresentou um panorama da educação no país, por meio dos Dados Gerais da Educação Superior 2003-2021. O Brasil tem hoje 43 mil cursos de graduação e 9 milhões de estudantes. “É muito importante termos essa oportunidade de conversar com as universidades. Nós precisamos do apoio da comunidade acadêmica para planejar os destinos da avaliação e as perspectivas para os próximos anos. O Sinaes é a política de avaliação mais longínqua que o país já teve e precisamos dessa interação com quem vive o dia a dia das universidades para identificar os problemas e propor ações prioritárias”, afirmou.

 

Além da reunião técnica, foi realizada ainda uma visita guiada por laboratórios, clínicas e no Sistema Educativo de Rádio e TV Univali. “Para a Univali é uma honra sediar esta reunião e receber os representantes do Inep e das universidades da Acafe. Foi também uma excelente oportunidade de aliar teoria e prática, mostrando os relevantes números da associação, bem como a estrutura dos nossos laboratórios, salas de aulas e projetos de extensão, que demonstram o padrão de todas as outras universidades comunitárias”, ressaltou o vice-reitor de Graduação da Univali, professor José Everton da Silva.

 

A reunião foi finalizada com a apresentação de cases de boas práticas institucionais da Acafe com foco no aprimoramento do sistema de avaliação do Inep.

“A Acafe e as universidades comunitárias têm um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e ter o privilégio de sediar esta reunião e poder mostrar aos diretores do Inep o potencial das nossas universidades é motivo de imenso orgulho para a Univali. É com muita alegria também que recebemos nossos coirmãos das universidades comunitárias no campus Itajaí e esperamos, juntos, poder contribuir para o aprimoramento do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Nenhum comentário