IA nas indústrias: tecnologia deve se tornar a principal alternativa para geração de negócios
Ainda que de forma indireta, ações e ferramentas de inteligência artificial como o atendimento via chatbot e as experiências com realidade virtual e aumentada vêm se tornando peça chave para o convencimento de clientes e, consequentemente, a geração de novos negócios.
A revolução tecnológica trouxe consigo uma ferramenta poderosa para as indústrias no ambiente de negócios B2B: a inteligência artificial. Ao combinar dados avançados, aprendizado de máquina e automação inteligente, a IA tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas geram vendas em relações comerciais entre empresas e, com isso, deve se tornar, em breve, a principal alternativa para geração de negócios para as indústrias de telecom.
De acordo com o especialista técnico e gerente do setor de engenharia da Fibracem, uma das principais indústrias especializadas no mercado brasileiro de comunicação óptica, Sebastião Rezende, ainda que o cenário seja embrionário, tais ações e ferramentas como o atendimento via chatbot vêm se tornando uma peça chave para o convencimento de novos clientes.
“Especialmente as empresas que disponibilizam seus produtos em plataformas online, como e-commerce, por exemplo, ter um atendimento instantâneo, que consiga realizar um primeiro direcionamento mais assertivo pode fazer, sim, toda a diferença para se concretizar uma parceria comercial”, afirma o especialista.
Realidade virtual e aumentada: um atrativo para novos negócios
Tecnologias mais complexas também estão na lista de ferramentas que podem contribuir para a geração de novos negócios. A realidade virtual e aumentada, por exemplo, tem se tornado uma alternativa cada vez mais usual e eficaz para atrair novos públicos e tem contribuído significativamente para um trabalho de aproximação e, consequentemente, de apresentação de soluções e portfólios de uma forma muito mais prática e usual.
“Mesmo que essas ferramentas não sejam totalmente responsáveis por uma venda de forma direta, ações como estas promovem uma experiência que ajuda a aumentar consideravelmente as possibilidades de um prospect se tornar, de fato, um cliente definitivo”, analisa o especialista técnico.
Neste ano, durante o encontro Abrint realizado em São Paulo e que contou com cerca de 10 mil participantes, a Fibracem apostou na tecnologia e apresentou uma estrutura completa de rede de fibra óptica por meio de realidade virtual. “Entendemos que em grandes feiras como esta, onde tanto a quantidade de participantes, assim como a de expositores é gigantesca, fazer uso de uma alternativa como essa [realidade virtual e aumentada] ajuda a atrair um grande volume de pessoas para conhecerem nossas soluções. E isso é um passo importante e crucial para que consequentemente resulte em vendas”, explica.
Aproximação e a customização de projetos é o grande segredo para a fidelização
No entanto, para o especialista, independente da tecnologia, é fundamental haver a intervenção humana, no momento certo e de acordo com a evolução do que hoje chamamos de jornada de compra. Ele reforça ainda, que ferramentas de inteligência artificial, assim como chatbots, realidade virtual e aumentada, não substituirão os seres humanos, mas, sim, a execução de algumas das tarefas iniciais que servem para atrair e identificar, em um primeiro momento, a real necessidade daquele cliente.
“Uma vez que uma empresa entra para a cartela de clientes, é fundamental que haja uma aproximação constante entre as duas partes para entender e até captar oportunidades para uma possível customização de projetos. E é nesse ponto que se pode dizer que houve a conquista do cliente”, finaliza.
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