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Consumer Insights: como transformar dados em ação?




Consumer Insights é uma estratégia voltada para a análise de informações sobre os consumidores do negócio, e com base nos dados obtidos, fica mais fácil compreender o comportamento do público e estabelecer ações para atrair, reter e fidelizar compradores.

Por essa razão, seu objetivo é compreender quem são os clientes e o que eles desejam, mas sempre com base em informações usadas estrategicamente dentro do negócio.

É assim que a marca vai analisar os dados para compreender pensamentos, comportamentos e emoções das pessoas, para então planejar suas ações e atender aos anseios do público.

É importante combinar dados demográficos, considerando a localização dos consumidores, sua idade, hábitos de consumo, e outras combinações para saber como preferem comprar e pagar.

Com a ajuda da internet, as empresas têm mais facilidade para fazer isso, tendo em vista que o comportamento online dos usuários fica marcado em plataformas como redes sociais e buscadores.

Para compreender melhor o assunto, este artigo vai mostrar como coletar e analisar dados de clientes, as ferramentas e recursos usados para fazer a pesquisa de consumer insights e como transformar os insights em ações estratégicas para o marketing.

Também vai ensinar a mensurar o impacto das ações tomadas, com base no conceito de consumer insights, seja qual for o segmento de atuação.

Como coletar e analisar dados?

Existem várias maneiras de coletar e analisar dados dos clientes, e isso é feito por meio de alguns recursos, como:

  • Pesquisas de mercado;

  • Central de atendimento;

  • Dados das redes sociais;

  • Google Trends;

  • Ferramentas analíticas;

  • Plataformas CRM.

As pesquisas de mercado são muito úteis porque trazem informações fornecidas pelos próprios consumidores. Por exemplo, uma rede de hospitais pode entrevistar pessoas que estão pesquisando sobre clínica de tratamento de drogas para mulheres telefone.

De modo geral, as organizações perguntam sobre os hábitos de consumo, nível de satisfação com os produtos e serviços e informações demográficas.

Além de poder fazer perguntas diretamente, a pesquisa de mercado é muito vantajosa porque se torna um canal para conversar diretamente com a clientela e estreitar o relacionamento com o público.

Quando o cliente entra em contato com o suporte da organização, está precisando de ajuda, e é durante essa interação, independentemente do canal usado, que a marca consegue coletar informações valiosas.

De acordo com o teor das reclamações, sugestões e dificuldades das pessoas, é possível conhecê-las melhor e implementar as melhorias necessárias.

As redes sociais também são muito úteis porque é nessas plataformas que os usuários compartilham seus interesses e outros dados relevantes, além disso, costumam interagir com as marcas preferidas.

Usando estratégias como o Big Data, uma clínica de fisioterapia mais próxima pode coletar informações relevantes sobre o perfil de consumidor em diferentes canais.

Já o Google Trends é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que ajuda a entender os hábitos de pesquisa dos usuários para descobrir tendências entre o público e dentro do mercado de atuação.

As ferramentas analíticas, como o Google Analytics, são úteis para coletar informações agregadas sobre os usuários que acessam a página da empresa nas redes sociais, e assim conhecer seus interesses e dados demográficos.

Quanto ao CRM, é fundamental para obter informações sobre os clientes, por essa razão, é muito usado pela equipe de vendas e permite registrar todas as interações com os consumidores em diferentes canais, como telefone e e-mail.

Ferramentas usadas em pesquisas

As empresas podem usar diferentes ferramentas para fazer pesquisas de consumer insights, como o Google Surveys e o Google Forms.

O Google Surveys é um recurso pago, com planos e valores acessíveis, e com eles é possível fazer pesquisas por meio de anúncios na internet. Agora, se o orçamento da empresa estiver um pouco apertado, é possível usar o Google Forms.

Uma clínica especializada em cirurgia de catarata com lente multifocal pode optar pelo Google Correlate, normalmente usado como uma ferramenta complementar, pois ao invés de mostrar temas populares, mostra o que o mesmo público pesquisou.

Ele traz informações sobre o que o mesmo grupo de pessoas pesquisou sobre uma palavra-chave, de modo que a organização consiga compreender uma tendência e saber um pouco mais sobre as pesquisas online.

O Google Analytics é muito útil para verificar o desempenho do site e do blog institucional para monitorar sua performance, para que o gestor de mídias consiga entender os erros e acertos, e melhorar o que precisa.

O YouTube Analytics também traz índices sobre os vídeos para que o negócio consiga compreender quem está assistindo os conteúdos e como funciona a retenção.

Muitas marcas também usam o Facebook Audience Insights para verificar índices segmentados de pessoas presentes na rede e melhorar seu próprio desempenho nas redes sociais.

Como transformar insights em ações estratégicas?

Para atender melhor os usuários que estão pesquisando sobre clínica de reabilitação para drogados com psicoterapia em grupo telefone, uma rede de hospitais deve transformar os insights obtidos em ações estratégicas.

Para isso, o primeiro passo é saber o que será analisado, ou seja, qual é o objetivo do negócio com os dados obtidos. Isso é importante para direcionar melhor a visão e canalizar o uso das informações.

Supondo que a companhia queira identificar quais são os produtos de maior rentabilidade, precisa focar o tratamento de dados nesse tipo de análise.

As estratégias usadas na coleta, tratamento e interpretação das informações são muito úteis durante a análise, além disso, existem vários instrumentos que podem ajudar.

Um deles é o Business Intelligence, que juntamente com o Big Data, vai coletar, tratar e interpretar as informações. Essas ações são muito importantes para aumentar a consistência da avaliação e a segurança nas tomadas de decisão.

Só que a eficiência dos dados está relacionada às ferramentas usadas em todos os estágios do trabalho com dados, o que inclui a coleta, tratamento, armazenamento e interpretação.

Todo e qualquer método utilizado só vai funcionar se houver um sistema que permite a conclusão do processo, e sem um armazenamento eficaz, não é possível coletar e transformar dados e informações valiosas para a empresa.

Para atender da melhor forma alguém que esteja procurando informações sobre internação para drogado agendar, também é fundamental usar as informações para tomar decisões.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um relatório que vai estabelecer uma análise personalizada e concreta, capaz de transformar dados em insights.

Cada área da empresa pode ter seu próprio relatório, levando em conta as necessidades da gestão.

Como mensurar o impacto das ações?

Para mensurar o impacto das ações em consumer insights, a companhia deve levar em conta algumas métricas, e entre elas está o custo de aquisição de clientes.

Por meio desse recurso, uma casa de reabilitação para vício em droga pode saber o quanto é investido e o esforço necessário para conquistar os consumidores e fazer com que se tornem clientes.

Tudo deve ser considerado dentro dessa métrica, como o salário dos funcionários, custos com divulgação, comissões de vendas, anúncios, entre outros.

A soma dos valores deve ser dividida pelo número de clientes e o ideal é que o resultado esteja abaixo dos lucros obtidos.

Outra métrica essencial é o retorno sobre os investimentos, que ajuda a estabelecer uma relação entre tudo o que foi investido e o lucro obtido ao final do processo.

Para fazer esse cálculo, uma clínica de internação veterinária pode descobrir quais são as estratégias mais interessantes e aquelas que devem ser substituídas.

O custo por clique é uma métrica essencial para as ações de mídia paga, pois mostra o quanto a organização está gastando para atrair pessoas para seu site, e quanto menor for esse valor, melhor será para a empresa.

Outro dado essencial é a taxa de engajamento, pois está relacionada às reações dos usuários perante os conteúdos e campanhas da marca.

O engajamento pode ser medido por meio dos compartilhamentos, curtidas e comentários, sendo essencial para saber se as estratégias usadas agradam a audiência do negócio.

Por fim, uma clínica de internação para gatos pode analisar o custo por lead, ou seja, o quanto precisa investir para conquistar potenciais clientes.

Essa métrica é similar ao custo de aquisição de clientes, com a diferença de que pessoas que ainda não compraram com a marca entram na avaliação.

Considerações finais

Entender quem são os consumidores de uma empresa é essencial para saber se o negócio está no caminho certo, caso contrário, pode desperdiçar investimentos e tempo em recursos que não trazem os resultados esperados.

Qualquer marca que queira alcançar o sucesso, precisa entender o comportamento dos clientes e planejar ações capazes de atrair, reter e fidelizar as pessoas.

Por meio do consumer insights é possível fazer tudo isso, uma vez que a marca passa a trabalhar com dados reais que vão ajudá-la a atender às necessidades e objetivos de sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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