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Marketing de Conteúdo: como criar Storytelling eficientes


O impacto causado por um marketing de conteúdo bem implementado em um contexto de mercado pode levar uma empresa a ter bastante sucesso. Para chegar a esse ponto, torna-se importante considerar algumas técnicas, como é o caso do storytelling.

Engajar o público é a dinâmica essencial para qualquer marca e isso tem um porquê: o cliente é o centro de qualquer relação de vendas. Por isso, o crescimento depende desse tipo de abordagem comunicacional com o mercado consumidor.

De uma forma geral, desde o surgimento das primeiras ações de mercado, as empresas estão em busca de alguma forma para engajar seus clientes. Isso vai desde uma promoção em um supermercado de bairro até uma publicidade divertida.

Todos esses pontos tendem a funcionar em alguma medida, mas tudo vai depender do quanto a empresa conhece seu público e o quanto ela está disposta a lidar com as técnicas vigentes de cada período mercadológico.

A comunicação empresarial passou por uma série de mudanças com o passar dos anos, o que trouxe impactos significativos aos mais diversos segmentos. Por essa razão, é preciso saber quais são os pontos essenciais para lidar de forma qualificada com certas ações.

Diante de todos esses pontos, da era de ouro do rádio ao apogeu do marketing de conteúdo no mundo digital, muita coisa mudou, mas a ideia de atração e engajamento do ponto de vista do cliente se manteve estável frente todas essas revoluções.

Em outros tempos, um pet com algum problema de saúde demandava uma busca por clínicas na vizinhança. Atualmente, basta fazer uma pesquisa por veterinário 24 horas perto de mim para entender quais são as possibilidades de mercado.

Nos dois casos, é possível perceber um forte apelo por lidar com as demandas dos clientes, o que difere um do outro é a capacidade de lidar com as mídias de cada período.

O domínio técnico a respeito de todos esses elementos pode levar uma empresa a um patamar bastante positivo na hora de criar uma atuação mais próxima de seu público-alvo.


O que é marketing de conteúdo?

Com o surgimento da internet, a noção de conteúdo ganhou muito mais destaque dentro do mundo de consumo. A partir do desenvolvimento desses processos o público passou a ter uma exigência maior a respeito dessas produções.

O mundo digital é baseado em conteúdos, o que leva essas orientações de marketing a um outro patamar de interação. Afinal de contas, as pessoas precisam estar envolvidas com uma marca para começar suas relações de consumo.

Antes de contratar um serviço de lipoaspiração no culote , um lead pode consumir uma série de conteúdos a respeito do assunto. Se a clínica em questão entender como criar esses elementos de forma coesa, certamente, ela será considerada.

Baseando-se em todos esses pontos, o marketing de conteúdo é uma orientação de comunicação que se vale de algumas ferramentas para criar uma interação dos clientes com os seus conteúdos produzidos.

Essa relação pode acontecer através de um texto em um blog, de um vídeo em redes sociais ou qualquer outra instância que instiga o cliente a ter algum tipo de interação com a marca.

Um bom conteúdo posta em um blog de uma casa de recuperação de dependentes químicos pode trazer muito mais credibilidade para essa marca. Essa relação criada tende a garantir uma possibilidade de conversão em um determinado período.

Diante de todos esses pontos, o marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para gerar algum tipo de engajamento e, por conta disso, torna-se cada vez mais relevante a presença de alguns pontos nesse sentido.


Qual o papel do storytelling?

Diante de todos esses pontos, um outro fator que precisa ser considerado quando se fala em conquista de engajamento é a respeito do storytelling e todas as suas variações em um processo de marketing.

Todo mundo já se pegou preso a uma história, seja do ponto de vista de um filme, seja em uma conversão cotidiana. O storytelling se vale desses elementos para criar uma relação sólida com o interlocutor.

Do ponto de vista do marketing, um serviço especializado em banho terapêutico para cães pode se valer do storytelling para gerar uma sensação de causa e consequência a partir de sua contratação.

Ou seja, o cliente, em poucos segundos, pode reconhecer algum problema, entender sua ambientação e enxergar a solução como parte daquilo que a empresa está oferecendo.

A ideia de um pet estressado e, posteriormente, calmo, pode ajudar bastante a trazer essa compreensão. Tudo isso tem a ver com narrativa e essa relação do marketing com essa necessidade de se contar histórias é importante.

O storytelling é um método narrativo voltado ao engajamento do interlocutor em uma campanha de marketing. Suas aplicações podem variar, mas, normalmente, ele é um grande aliado do marketing de conteúdo.


Storytelling e marketing de conteúdo: qual relação?

Como é possível notar, os dois elementos possuem intersecções importantes quando se fala de engajamento do público. Enquanto um se dedica à técnicas de marketing para isso, o outro lida com perspectivas narrativas.

A união desses dois processos é um fator decisivo para o sucesso do marketing de conteúdo de uma empresa. Isso porque há uma série de propostas de conteúdo no mundo digital nos dias de hoje e, por vezes, eles criam um ambiente competitivo.

Contudo, utilizar esses dois processos é essencial e isso tem a ver com algumas possibilidades importantes. Quando um cliente pesquisa por pet shop próximo , um conteúdo pode atraí-lo, mas só o seu formato irá envolvê-lo.

Baseando-se em todos esses pontos, é possível perceber algumas funcionalidades do storytelling dentro das perspectivas mais voltadas para o marketing de conteúdo:


  • Envolvimento do interlocutor;
  • Conexão emocional;
  • Percepção de causa e efeito;
  • Maior engajamento.

Todos esses pontos são centrais em uma dinâmica de marketing digital e a junção dessas duas orientações pode gerar esse tipo de dinâmicas. Por isso, é essencial saber como interagir com cada uma dessas estratégias.


Formatos para unir storytelling e marketing de conteúdo

Como é possível notar, o mundo digital se apresenta a partir de uma grande diversidade de formatos. A construção de uma boa estratégia dentro dessas orientações depende da escolha sustentada por esses formatos.

Pensar em um marketing de conteúdo voltado a um CMO medicina ocupacional pode ajudar a elucidar a questão, uma vez que os clientes podem pesquisar a respeito deste tipo de serviço em um mecanismo de busca.

Fazer-se presente em um blog pode ajudar a construir essa relação de engajamento através do conteúdo. O importante é saber como sustentar algumas interações que consigam lidar com esses pontos.

Para saber como o storytelling pode ajudar no marketing de conteúdo, alguns modelos de plataformas e formatos precisam ser apontados. Alguns desses elementos são:


  • Redes sociais;
  • Plataformas de vídeo;
  • Blogs;
  • Links patrocinados.

Esses são alguns dos tipos mais comuns de agentes que podem unificar essas duas instâncias. O importante é saber como garantir um domínio técnico que envolva o cliente em todas essas instâncias.


Conteúdo de sucesso com storytelling

Diante de todos esses pontos, para chegar a uma lógica de conteúdos de sucesso, a empresa precisa saber como lidar com determinados detalhes dentro de todos esses processos de interações.

Uma empresa especializada no serviço de cuidador de deficientes mentais precisa saber muito bem como reconhecer o seu público e se colocar de forma objetiva diante de seus serviços.

Por essa razão, o primeiro passo para conquistar uma dinâmica de interação sólida com um bom marketing de conteúdo a partir do storytelling é o domínio da narrativa. Diante disso, alguns elementos precisam ser considerados:


  • Ambientação;
  • Personagem;
  • Conflito;
  • Resolução.

Esses são aspectos muito básicos de uma narrativa para garantir essa interação com o storytelling, mas há uma diversidade de abordagens que precisam ser consideradas.

Reconhecer o público e suas demandas pode ser o ponto de partida essencial para gerar esse tipo de envolvimento emocional. Contudo, é preciso saber como ir além de todos esses aspectos.

Por exemplo, um procedimento de harmonização facial maxilar pode gerar algumas dúvidas quanto ao processo operatório e às indicações elaboradas. Um conteúdo técnico pode se fazer necessário, mas não é para ignorar o storytelling.

Saber como garantir uma boa dose de storytelling pode ajudar no envolvimento da leitura. Normalmente, textos mais densos podem ser chatos e o cliente acaba abandonando esse escrito.

Além desses fatores, é preciso mensurar o quanto esse conteúdo está gerando de retorno para a empresa. Nesse sentido, o ROI e a taxa de conversão a partir de uma determinação de tráfego pode ajudar bastante.


Considerações finais

Lidar com o mercado pode ser um grande desafio para qualquer empresa. Por conta disso, pensar em algumas abordagens estratégicas pode ajudar bastante nesse sentido.

Em termos gerais, o marketing de conteúdo e o storytelling são elementos essenciais para conquistar um engajamento no mundo digital e, portanto, é preciso entender como unificá-los.

Um marketing de conteúdo com uma capacidade de conversão é o desejo de qualquer empresa em busca de uma boa atuação digital. Portanto, há alguns elementos a serem considerados do ponto de vista narrativo.

Alinhar todos esses processos ajuda a garantir esse tipo de relação mais sólida com o cliente e a gerar algum tipo de envolvimento emocional, o que incide em engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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