Últimas

Vinhos especiais para o Ano Novo

Tintos, brancos, rosés e espumantes. Acompanhe qual o mais indicado para a harmonização perfeita no jantar de Ano Novo


Mais um final de ano se aproxima e, com isso, as preparações para grandes celebrações à mesa. Para auxiliar na seleção ideal de vinhos e espumantes para os jantares de Natal e Ano Novo, a sommelière Jessica Marinzeck, da Evino, um dos principais e-commerces de vinhos do País, sugere alguns rótulos que harmonizam bem com todas as etapas de uma grande refeição, passando pelas entradas, pratos principais até as sobremesas.

Entradas
Toda grande celebração merece uma entrada triunfal. Sugeridos para patês suaves à base de ricotas e ervas, a dica da especialista da Evino é o rosé francês Famille Castel Rosé D’Anjou AOC 2015, do Vale do Loire. “Seu visual é salmão com tons brilhantes. Aromático, traz notas de frutas vermelhas como morangos e framboesas com toques de pimenta preta. Revela-se fresco e vibrante com ótimo equilíbrio entre frutas e acidez”, diz Jessica.

Outra excelente opção para as entradas é o também francês Terres De Saint-Louis 2015, da região de Provence. “Tem visual rosa pálido com tons violáceos. É expressivo com notas frutadas e nuanças cítricas. No paladar é igualmente frutado com final elegante”, completa Ari Gorenstein, co-fundador da Evino.

Assados
Para as carnes vermelhas, a sommelière da Evino destaca os tintos Soleantico Primitivo Del Salento, da Puglia italiana, e o português Conde D’Abrantes 2014, da região do Tejo e produzido com várias uvas.

Peixes
Os peixes e frutos do mar são excelentes opções para o cardápio de festas de fim de ano, pois são práticos no preparo e tem um sabor marcante, além de tradicionais nas ceias de réveillon. Para a harmonização ficar ainda mais completa, a sommelière da Evino destaca os vinhos brancos Tavernello Bianco (italiano, com uvas de várias regiões), os franceses Expert Club Chadornnay 2012 e o rosé Nuit Blanche Côtes de Provence 2014. O espumante branco espanhol Cava Heretat El Padruell Brut também cai muito bem com pratos que levam peixes.

Já o bacalhau, em suas diferentes apresentações, pode ser harmonizado com os vinhos portugueses Quinta da Aveleda Branco Vinho Verde 2015 ou o Capoeira Tinto 2014.

Lombo com vinho branco

O lombo, que nas celebrações de fim de ano costuma ser recheado ou com abacaxi, harmoniza bem com vinho branco. A sommelière destaca o Agua Santa Classic Viognier 2015, da região do Vale Central do Chile. “Possui coloração levemente amarelada, límpida e brilhante. No nariz, apresenta um floral intenso com leves traços de frutas como pêssego e fruta do conde. No paladar, é um vinho intenso, com uma acidez vibrante, taninos suaves e boa estrutura”, constata Jessica.

Tender e lentilha também com um tinto

O tender é uma carne muito consumida nas celebrações de final de ano no Brasil. A sugestão é o vinho francês Premium Héritage Cabernet Sauvignon 2015. “Sua cor é vermelho-rubi intenso. Tem aromas frutados com notas de ameixas e cerejas, além de toques suaves de especiarias. Trata-se de um vinho rico e fresco com taninos presentes”, ressalta Jessica Marinzeck.

A lentilha, grão presente em diferentes pratos e acompanhamentos no Ano Novo, também pode ser saboreada com uma taça de vinho. Para ela a indicação é o Alpha Estate Syrah 2015, um tinto Syrah da região do Vale do Curicó (Chile).

Sobremesas

Frutas, mousses, bolos, tortas e sorvetes são os queridinhos no ‘gran finale’ dos jantares de Natal e Ano Novo. Para finalizar em grande estilo, a sugestão é o vinho Louis Eschenauer Sauternes 2013, de Bordeaux (França). “O visual dele é amarelo com tons dourados. Apresenta um perfume de flores brancas, geleia de damascos e mel com toques cítricos. No paladar apresenta ótimo equilíbrio entre acidez e açúcares”, finaliza a sommelière.

Sobre a Evino

Uma das principais lojas de vinho do País, a Evino trabalha com a missão de democratizar o consumo no Brasil. Criada em abril de 2013, a empresa propõe estreitar a relação do brasileiro com a bebida, não apenas por meio de preços com descontos em relação aos valores de referência no mercado, mas também com fotos e conteúdo exclusivos, incluindo sugestões de harmonização e ocasião para o consumo. Liderada pelos sócios Ari Gorenstein e Marcos Leal, aposta em curadoria especial e reúne um portfólio com ícones do mercado e rótulos exclusivos, importados diretamente de vinícolas do Velho e Novo Mundos. Além de atuar com flash-sales, trabalha com o modelo de assinaturas e uma vitrine permanente, e vem focando suas atividades no Clube Evino Go!, Clube Evino Red e no Clube Evino Black.

Nenhum comentário