Dicas para manter a saúde e energia antes, durante e depois do carnaval
O Carnaval está chegando. E se você vai aproveitar os intensos dias de folia, é preciso cuidar da saúde. Seja nos blocos ou na avenida, na hora de cair no samba, o que todo mundo deseja é estar bem para aproveitar a festa ao máximo. Para isso, alimentação adequada, com frutas e nutrientes, além de bastante água, são cuidados primordiais. Para dar um empurrãozinho na animação, alguns suplementos, como a D-Ribose, podem ser ótimos aliados. “A D-Ribose produz energia rápida e também favorece a recuperação muscular após atividades físicas intensas. Como ela vem em envelopes, pode ser levada para qualquer lugar, diluída em água e ingerida durante ou final da folia”, recomenda Leandra Sá, assessora técnica da Farmacotécnica.
Além disso, a imunidade tende a ser afetada pelos quatro dias de diversão. “O ideal é se preparar antes, para não ficar doente durante e sair ileso da maratona sem gripes, resfriados ou outros problemas que costumam acontecer depois de alguns dias de excesso”, orienta Leandra. Entre os produtos capazes de aumentar a imunidade do corpo, a farmacêutica recomenda o Própolis Verde - que vem demonstrando excelentes resultados contra vírus e bactérias - e o Epicor, um dos suplementos mais indicados do mundo. “Trata-se de uma levedura de nome Saccharomyces cereviseae, que fortalece o sistema imunológico, é antioxidante e eficaz na proteção de todo o corpo. Devido ao seu processo diferenciado de obtenção, ele contém ainda metabólitos fermentados de levedura e outras substâncias benéficas, como vitaminas (especialmente as do complexo B), minerais, fitosteróis (esqualeno, ergosterol, etc), b-glucan e compostos fenólicos (catequinas, trans-resveratrol, guaiacol, etc), que fortalecem a defesa geral do organismo. O ideal é tomar diariamente, seja para prevenção ou com infecções já presentes”, recomenda a farmacêutica.
E falando em saúde, principalmente nesta época de chuva e verão, é preciso ficar atento ainda ao Aedes aegypti, principalmente aqueles que vão viajar para regiões já afetadas. Diante dos inúmeros casos de doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika, Chikungunya e o vírus Mayaro, que têm sintomas similares aos da dengue e da febre chikungunya, não se pode esquecer de utilizar o repelente. “Loção hipoalergênica com IR 3535 pode afastar os mosquitos por até sete horas. Quando formulado para crianças menores, é menos concentrado, podendo durar até 4 horas, lembrando que não podem ser usados por crianças com menos de seis meses de idade”, explica a farmacêutica. Entre as dicas na hora de aplicar o produto, saiba que o repelente não deve ser passado próximo aos olhos, boca e nariz, e nunca debaixo das roupas, mas sempre por cima e na pele exposta. Maquiagem, hidratantes e filtros solares devem ser aplicados antes.
E já que o carnaval acontece durante a estação mais quente do ano, outra dica da farmacêutica é o uso contínuo de protetor solar, fundamental para evitar problemas dermatológicos. “O fator de proteção solar (FPS) ideal varia de acordo com a cor da pele e deve ser reaplicado a cada 3 horas, no máximo. Quanto mais clara, maior deve ser o FPS. As opções de produtos disponíveis são muitas: manipulado, em spray, creme, gel, oil free e oil control, toque seco ou não, com cor e sem; o que facilita na hora da escolha para cada tipo de pele. Entre as opções, a Kosmein dispõe do Hidrasun FPS 15, que tem boa durabilidade e mantêm sua atividade mesmo dentro da água, além de deixar a pele com toque aveludado e hidratada”, conclui Leandra Sá.
Nenhum comentário