Últimas

Projeto Paradiso apresenta estudo de caso, masterclass e promove mentorias durante Brasil CineMundi 2021

 Como acontece desde 2019, a organização marca presença durante o evento mineiro. Esse ano a parceria envolve a análise de um longa documental por seu diretor, aula magna de cineasta uruguaio e 14 mentorias para longas

PROJETO PARADISO no Brasil CineMundi -
Foto Leo Lara - Universo Produção

O Projeto Paradiso apresentará dois projetos inovadores dentro da programação da edição de 2021 do Brasil CineMundi, importante evento para o cinema brasileiro, que esse ano ocorre entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro.

No dia 2 de outubro às 17 horas: o diretor e roteirista Rodrigo Séllos apresenta um estudo de caso de seu longa-metragem documental “Por onde anda Makunaíma” (2020), grande vencedor no Festival de Brasília no ano passado. A ação faz parte do Paradiso Multiplica, programa de difusão de conhecimento dos integrantes da Rede Paradiso de Talentos.

Rodrigo tornou-se parte da Rede Paradiso de Talentos após vencer o concurso de roteiro do FRAPA, em 2019. O evento será aberto ao público e o filme ficará com o sinal aberto de 20h do dia 1 de outubro ao mesmo horário do dia seguinte.

Além disso, o Projeto Paradiso também apoiará a realização da masterclass internacional “Roteiro e Processo Criativo”, com o cineasta uruguaio Federico Veiroj e mediação de Pedro Butcher, que acontece no dia 30 de setembro, às 15 horas.

O Projeto Paradiso é parceiro do Brasil CineMundi desde 2019, oferecendo bolsas de formação, mentorias e masterclasses. “As mentorias, as trocas e as conversas que o evento gera era são muito enriquecedores para quem estuda e trabalha com cinema. Tenho certeza que será o pontapé inicial para projetos muito interessantes que estarão nas telas em breve”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do projeto.

Mentorias e desenvolvimento

O Paradiso Multiplica também trará mentorias de roteiro para 14 projetos de longas-metragens em desenvolvimento, selecionados pelo evento, entre eles, dois de Minas Gerais - “O Grande Agamenon”, de Leonardo Marques Branco, e “Urucum”, de Brenda Lobão Leão.

As mentorias para desenvolvimento dos projetos serão realizadas pelos cineastas Allan Deberton, Bárbara Cunha, André Araújo, Bruno Ribeiro, Marcelo Filho, Yuri Peixoto e Nara Normande.

Rodrigo Séllos e os demais mentores são profissionais que já foram beneficiados com Bolsas ou Prêmios Paradiso. Através do Paradiso Multiplica, eles compartilham o conhecimento adquirido com públicos de todo o país.

Clique aqui para conferir os projetos que vão receber mentoria e seus respectivos mentores:

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todos o país.

Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.

Nenhum comentário