Últimas

Sistema Ocemg apresenta o Programa MinasCoop Energia em Audiência Pública da ALMG

Legenda da foto: (Da esquerda para a direita) Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg; Gil Pereira, Presidente Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg; Carlos Pimenta, Deputado Estadual; Luiz Fernando Guimarães, superintendente de Suporte Operacional na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; Marcelo Ladeira, superintendente de Política Mineraria e Logística na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Marney Antunes, diretor de Distribuição da Cemig./Divulgação - Sistema Ocemg
 

Na última quarta-feira, dia 22 de setembro, o Sistema Ocemg realizou a apresentação do Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo (MinasCoop Energia) na Audiência Pública da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na ocasião, o presidente e o superintendente da organização, Ronaldo Scucato e Alexandre Gatti Lages, respectivamente, falaram sobre a iniciativa, cujo foco é a geração de energia limpa, gerada a partir da construção de usinas fotovoltaicas, para abastecer as unidades cooperativistas integrantes do programa, com a doação de parte desta energia para instituições de saúde filantrópicas das cidades em que estão localizadas. No caso da Ocemg, em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e o Sicoob Credicom, a doação será feita para a Santa Casa de Belo Horizonte.

Em sua fala, Scucato frisou que “o setor cooperativista tem grande representatividade em Minas e no Brasil e as cooperativas atuando com este foco dão exemplo do que devemos fazer para a produção de energia limpa e renovável”. Em complemento, Gatti explicou que o projeto se baseia em três pilares: econômico, ambiental e social, ressaltando que “além da doação da energia para as entidades, estamos gerando desenvolvimento local com a construção das usinas”. Em um segundo momento da audiência, o vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, presente em tempo integral remotamente, salientou ainda que o modelo de energia fotovoltaica é o caminho para baixar o custo da energia no país.

Compuseram a mesa da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, o presidente da Comissão, Gil Pereira; o vice-presidente da Comissão e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), Antônio Carlos Arantes; o diretor de Distribuição da Cemig, Marney Antunes; o superintendente de Política Minerária, Energética e Logística na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Marcelo Ladeira; e o superintendente de Suporte Operacional na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Luiz Fernando Guimarães. De maneira remota, participaram da audiência pública o coordenador Estadual em Minas Gerais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta; o vice-presidente, Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas-MG), Daniel Porto; e os deputados estaduais Virgílio Guimarães e Carlos Pimenta.

Sobre o MinasCoop Energia

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, assim como conhecedor do papel do cooperativismo no atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Sistema Ocemg criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.

A iniciativa, que vem sendo estudada há algum tempo e ganhou como aliado, no final de 2020, o Governo de Minas, foca na geração de energia autossuficiente, tendo como diferencial o cuidado no âmbito social, inerente aos valores e princípios do cooperativismo.

O programa consiste no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde em todo o Estado.

Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg contará com a parceria da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e do Sicoob Credicom, que construirão usinas para autogeração de energia e doarão uma parte da produção para a Santa Casa de Misericórdia da capital.

Para mais informações sobre o projeto MinasCoop Energia, acesse o link https://sistemaocemg.coop.br/projeto/minascoop-energia/.

Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Nenhum comentário