Últimas

Desvendando a Bagunça

A diferença entre arrumar e organizar

Muitas pessoas que se consideram organizadas têm apenas um sistema para manter seus itens arrumados. Isso porque arrumar é ter tudo no lugar, mas sem seguir uma lógica, técnica ou fundamento. É dispor sem critério, arranjar, colocar seguindo certa ordem visual. Por isso, é fácil desarrumar, já que a disposição é aleatória. Além disso, a grande maioria das pessoas tende a ser acumuladora. Se há espaço, acha que deve ser preenchido, sem refletir na real necessidade.

Uma das características da arrumação é não achar determinado item quando necessário, uma vez que não havia sentido em guardá-lo em certo local. Isso é comum com a chave reserva do veículo ou algum documento, por exemplo.

De acordo com a especialista em organização, Cristiane Dalla, organizar é dispor de determinada ordem visual e estrutura. “Não é ao acaso, segue uma lógica na disposição para que funcione com certa finalidade. Organizar é ter ‘tudo’ em um local definido, fazendo sentido estar ali e facilitando até a manutenção. Para que a organização funcione é necessário certo planejamento por meio de técnicas e metodologias para que a bagunça não se instale, pensando na funcionalidade e praticidade”, explica a personal organizer.

Além do paradigma de achar que arrumar e organizar são sinônimos, outro que precisa ser quebrado é o de achar que a organização é “temporária”. “É justamente o contrário. Uma vez realizada a organização, é só manter cada item em seu lugar certo que ele será sempre encontrado. O que sai do lugar deve voltar depois de usado e quando novos itens forem adquiridos a regra é seguir o mesmo critério: o que for da mesma categoria deve ficar junto. O importante na organização é: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”, esclarece a especialista.

Seguindo isso, Cristiane diz que o ambiente desorganizado pode se reorganizar novamente depois de um tempo.

Arrumada ou organizada, como você se define? Caso se enquadre como “organizada”, parabéns! Porém, se for “arrumada”, saiba que uma Personal Organizer é a profissional capaz de planejar estrategicamente a melhoria personalizada dos ambientes; levando em conta as necessidades e os hábitos de quem utiliza o local, além de criar um “sistema” que mantém a organização.

Sobre Cristiane Dalla:

Cristiane Dalla é uma especialista em organização e personal organizer. Com experiência no setor, ela tem ajudado pessoas a transformarem suas vidas através da organização de ambientes residenciais. Sua abordagem estratégica e métodos eficazes têm sido a chave para criar espaços mais funcionais, práticos e livres de bagunça. Para obter mais informações sobre os serviços de organização oferecidos por Cristiane Dalla, visite suas redes sociais.

Serviço: Cristiane Dalla

Personal Organizer

(41) 9 9989-8904

Instagram: @cristianedallaorganizer

Facebook: Cristiane Dalla Soluções em Organização

Linkedin: Cristiane Dalla

Nenhum comentário