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Tecnologia aliada ao segmento de luxo

Saks apostou no RFID para melhorar venda de calçados de grife


São Paulo, 15 de dezembro de 2015 - Poucas experiências do varejo podem ser tão frustrantes quanto perder uma venda porque o item não estava exposto. Mas quando você tem 4 mil diferentes modelos de sapatos para expor, como saber se todos estão à vista dos clientes? Esse foi o problema que a Tyco resolveu para a luxuosa loja de departamentos Saks Fifth Avenue.

O projeto piloto foi justamente na loja de Nova York, a principal da rede, onde o oitavo andar é o verdadeiro nirvana dos sapatos femininos: 1.300m² de área de vendas ricamente decorada para atender clientes classe AAA, com 3 mil itens expostos, entre eles sandálias Salvatore Ferragamo a 3.900 dólares e saltos altos Christian Louboutin por 3.945 dólares. Os outros mil modelos, para homens e crianças, estão em seus respectivos departamentos, em outros andares.

O problema da exposição dos sapatos na Saks começa assim que eles chegam: todas as semanas, a loja de Nova York recebe entre 5 mil e 15 mil pares, e pelo menos um de cada modelo tem de sair do estoque e ser exposto para encantar os clientes. Controlar isso manualmente sempre foi um problema por causa da velocidade com que novos modelos chegam e do tempo que os funcionários gastam conferindo se todos os modelos estão em exposição. Mesmo assim, a equipe de vendas só conseguia manter 65% dos itens expostos, por não saber exatamente quais estavam faltando. Fazer a conferência custava uma semana a todos os envolvidos. “Há um grande problema de acurácia de estoques e perdas neste segmento, mesmo em mercados mais desenvolvidos”, explica Bruno Calaça, gerente de soluções RFID da Tyco Integrated Security do Brasil.

O projeto com a Tyco, iniciado em 2012, tinha o objetivo de elevar para perto de 100% o total de itens expostos. A solução adotada foi o Tyco’s TrueVUE Inventory Display Execution. Agora, cada par de sapatos exposto na área de vendas contém uma etiqueta RFID. Com a leitura delas feita pelo sistema da Tyco, é possível emitir diariamente aos funcionários um relatorio informando os itens que faltam, para que eles possam fazer a reposição imediatamente.

Com a solução Tyco’s TrueVUE Inventory Display Execution, a conferência do estoque passou a ser feita em apenas 20 minutos, liberando os funcionários para o atendimento dos clientes. O Display Execution é parte do grande conjunto de soluções Tyco para o controle de estoques com a utilização de tecnologia RFID: elas oferecem visibilidade em nível de item individual, que pode resultar em notáveis ganhos em otimização de estoques e operação de loja. As soluções oferecem dados praticamente em tempo real sobre o estoque, para acelerar as operações e enriquecer a experiência do cliente.

No Brasil, o setor calçadista é um dos mais promissores para a adoção do RFID. “Nosso país ainda é um dos principais fabricantes mundiais de calçados, e já existem etiquetas apropriadas para esse tipo de artigo que podem ser aplicadas ainda na linha de produção”, detalha o especialista da Tyco.

Calaça lembra que a implantação da tecnologia também ajuda a evitar que produtos fiquem perdidos dentro da própria loja. “Muitos varejistas encontram dificuldades com o chamado ‘gato’, quando um dos pés do calçado se perde no salão de venda ou no estoque. Neste caso, é necessária a etiquetagem de ambos os pés do produto”.

É possível para o varejista começar apenas com o Display Execution e depois adquirir outras soluções que se integrarão a ele. As soluções com RFID desenvolvidas pela Tyco são modulares, podendo ser implantadas gradualmente, no ritmo que os clientes desejarem, criando uma plataforma de soluções RFID que pode dar cobertura em toda uma rede de lojas. Para dimensioná-la, os especialistas da Tyco trabalham com os clientes do varejo durante o tempo necessário para compreenderem suas necessidades e adaptarem as soluções para que sejam alcançados os resultados planejados.

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