Últimas

Empresas buscam soluções para reduzir o custo de compliance anticorrupção

FTI Consulting, Ropes & Gray e Chediak Advogados se reuniram no IBP, no Rio de Janeiro, para discutir a necessidade de um programa de Compliance eficiente dentro das empresas de Oil & Gas

A crise instaurada na indústria petrolífera mundial, em razão da queda livre do preço do barril, está forçando os diretores de companhias do setor a criarem alternativas para melhorar a gestão do orçamento anual das companhias. Com base nesta necessidade, muitas empresas de Oil & Gas têm buscado programas efetivos de Compliance, que podem auxiliar a reduzir os custos com investigação e multas, pois antecipam os problemas para que os mesmos não venham à tona. Globalmente, os especialistas no serviço de Compliance continuam a enfatizar a importância de programas efetivos.

O tema foi discutido na última semana no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), na cidade do Rio de Janeiro. O workshop Como Reduzir o Custo de Compliance Anticorrupção, desenvolvido pela FTI Consulting em parceria com IBP, Ropes & Gray e Chediak Advogados, abordou como as melhores práticas para se reduzir os custos na implantação de programas de Compliance anticorrupção podem ser fundamentais para melhorar a gestão do orçamento anual da empresa.

"Um programa de Compliance efetivo tem como objetivo prevenir e identificar a má conduta dentro da organização e apresentar uma solução", afirmou Nicholas Berg, sócio do escritório norte-americano de advocacia Ropes & Gray. Mais de 50 participantes, entre diretores e gerentes das principais companhias de Oil & Gas, além de estudantes, participaram do evento. “Temos percebido uma consciência maior em relação ao tema, criando uma demanda crescente”, afirmou Rafael Gomes, sócio da Chediak Advogados.

O conteúdo teve como foco a importância de uma avaliação de risco tone at the top; o que fazer internamente e o que terceirizar; como minimizar os riscos e custos de terceiros; como gerenciar com eficiência uma investigação interna, entre outros. "Também é preciso saber lidar de forma eficaz com questões relacionadas à disciplina, remediação e como e quando reportar tais incidências", disse Cynthia Catlett, diretora executiva da FTI Consulting.

Sobre a FTI Consulting
A FTI Consulting é uma empresa de consultoria empresarial global dedicada a ajudar as organizações a proteger e aumentar o seu valor em um ambiente legal, regulatório e econômico cada vez mais complexo. Com mais de 4.600 funcionários localizados em 28 países, os profissionais da FTI Consulting trabalham de forma próxima a seus clientes para antecipar, trazer ideias e superar os mais complexos desafios de negócios em áreas como investigações, litígio, fusões e aquisições, questões regulatórias, reputação, comunicação estratégica e reestruturação de empresas. A empresa gerou $1.4 bilhões em receitas durante o ano fiscal de 2015. Para obter mais informações, visite www.fticonsulting.com e siga-nos no Twitter (@FTIConsulting), Facebook e LinkedIn.

Sobre Ropes & Gray
Ropes & Gray é um dos escritórios de advocacia mais importantes do mundo, com mais de 1.100 advogados e profissionais da área jurídica que servem clientes nos principais centros de negócios, de finanças, de tecnologia e do governo. A empresa tem escritórios em Chicago, Nova Iorque, Boston, Washington DC, São Francisco, Vale do Silício, Londres, Hong Kong, Xangai, Tóquio e Seul e tem sido consistentemente reconhecida por suas práticas de liderança em muitas áreas, incluindo o apoio a governos, Private Equity, M&A, ciências da vida, saúde, finanças, gestão de investimentos, fundos hedge, fiscalizações, propriedade intelectual, litígios, litígios de valores mobiliários e privacidade e segurança de dados. Mais informações no site www.ropesgray.com

Sobre a Chediak Advogados
Resultante da união de profissionais provenientes de dois tradicionais escritórios de advocacia, Chediak Advogados possui uma única cultura, fruto da grande afinidade entre os seus diversos integrantes e de intenso investimento em planejamento e formação. O escritório iniciou suas atividades em janeiro de 2011 por iniciativa dos sócios Julian Fonseca Peña Chediak, José Andrés Lopes da Costa, Luiz Claudio Cristofaro, Carlos Eduardo Menezes Côrtes, Marília Rennó e Alexandre Santos de Aragão e do consultor Pedro Paulo Cristofaro, que optaram por fundar um novo escritório de advocacia construído em torno de valores fundamentais, uma missão bem definida e uma visão de futuro. Mais informações no site www.clcmra.com.br

Sobre o IBP
Em mais de 50 anos de atividades como entidade sem fins lucrativos, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desenvolve uma série de atributos e assume responsabilidades que o levam a se consolidar como o representante institucional do setor, a Casa da Nossa Indústria. Suas práticas isentas, apartidárias, transparentes e de busca de consenso entre os diversos atores da indústria resultaram numa atuação com grande credibilidade diante de empresas, sociedade e autoridades. O IBP tem uma sede no centro do Rio de Janeiro com 100 funcionários. Conta ainda com uma rede de 1.250 especialistas voluntários que atuam em suas comissões técnicas. Sua diretoria é formada por executivos de empresas associadas que também se dedicam como voluntários a gerir o Instituto com o objetivo de fomentar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Mais informações pelo site www.ibp.org.br

Nenhum comentário