Últimas

ABESCO participa de evento bicontinental sobre eficiência energética

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) participará do Encuentro bi-Continental de Bancos de Desarrollo, América Latina y el Caribe - Ásia-Pacífico, que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, em Lima, Peru. O evento tem como objetivo discutir instrumentos financeiros inovadores para promover os investimentos em eficiência energética e boas práticas nessas regiões.

A ABESCO, juntamente com representantes do México, ministrará o painel Oportunidades em trabalhar com fornecedores de tecnologia e, como única entidade brasileira no encontro, defenderá a necessidade de se criar ambientes favoráveis para que a eficiência energética faça parte do cotidiano da sociedade.

“O que falta ao Brasil é uma política energética de Estado que coloque a eficiência energética dentro da ordem do dia. As ações são dispersas e não há um ordenamento político e sistemático que induza a sociedade adotar melhorias contínuas em seus processos energéticos”, explica o diretor da ABESCO, Marcelo Sigoli.

Segundo Sigoli, a situação atual acaba dificultando uma interlocução com os fornecedores de tecnologia porque os projetos acontecem somente por meio de reposição espontânea dos equipamentos por similares novos e mais eficientes. Isso, de certa forma é bom, mas não cria uma demanda crescente por melhorias. “O que temos hoje são várias ações pontuais de governos que não favorecem o desenvolvimento energético sustentável.”

O encontro é promovido pela Asociación Latinoamericana de Instituciones Financieras para el Desarrollo (ALIDE) e contará com a participação de países como México, Colômbia, China, Coreia, Chile, Estados Unidos, Índia e Equador.

SOBRE A ABESCO:
Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

Nenhum comentário