Últimas

Saiba seus direitos nas compras de ingressos e viagens

Advogado especialista em direitos do consumidor fala sobre os cuidados na compra de ingressos para eventos, bem como sobre os direitos em viagens

Dori Boucault, especialista nos direitos do consumidor
VeCComm
Com muitos grandes eventos se aproximando no país, como o Carnaval, o Lollapalooza e o Maximus Festival, muitas pessoas procuram antecipar a compra de ingressos e também de passagens aéreas ou terrestres para garantir a presença nos shows e estar perto de seus ídolos. A demanda aumenta, principalmente, com a proximidade das datas e é quando muitas pessoas podem ter problemas. Redobrar os cuidados com seus direitos é importante, segundo o advogado especialista em direitos do consumidor e fornecedor, Dori Boucault. Para ele, a atenção é fundamental nas negociações com as empresas, de forma a verificar se todos as promessas são reais e se os ingressos são realmente os que lhe permitirão entrada os eventos, já que um dos golpes mais comuns em compras antecipadas é a venda de ingressos falsos.

Atualmente muitas pessoas optam pela compra de ingressos online. “É muito importante guardar os recibos das compras para apresenta-los junto com o ingresso”, orienta o advogado. Além de guardar recibos, é muito importante ler o regulamento desses eventos e verificar a politica de retirada de ingressos. “Veja quais os documentos necessários, se terceiros podem retirar os ingressos, quais os locais autorizados para retirada, entre outros pontos”, salienta Dori.

Guarde o nome da empresa e todas as informações possíveis sobre o serviço prestado. Antes de realizar a compra, certifique-se de que não está caindo em uma propaganda enganosa e, em especial, se a empresa que está realizando a venda do ingresso é a indicada pela organizadora do evento ou do festival. “Normalmente, esses dados são oferecidos no site da entidade que detém os direitos de realização do show ou do espetáculo”, destaca Boucault.

Dicas para uma compra de ingressos segura:

- Compre seus ingressos apenas nos postos autorizados (indicados pelos organizadores) para que não tenha problemas com falsificações;

- Guarde tudo o que possa te ajudar a comprovar uma possível quebra de direitos, desde os anúncios de divulgação até o comprovante de compra. “Recomendo que se tire um PrintScreen de cada tela para que mostre o que está sendo oferecido”, indica o especialista;

- Antes de efetuar a compra, confira quais os serviços oferecidos no pacote, como: shows, localização, open bar, horários, quantidade, sanitários, entre outros.

Vai viajar para o local do evento?

Se você mora em outra cidade e precisa pegar a estrada ou embarcar para chegar até o local do festival, é muito importante ficar atento com os direitos nas viagens, como por exemplo, quando um voo atrasa. “A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem algumas regras para os casos em que os voos sofrem com atrasos”, comenta o advogado.

Confira os direitos dos consumidores nas viagens:

- Uma hora de atraso: deverá ser fornecido ao consumidor o acesso a um telefone e à internet;

- Duas horas de atraso: o cliente pode exigir alimentação e a companhia deve assumir a responsabilidade de fornecimento;

- Superior a quatro horas: a empresa deve fornecer ao passageiro, acomodação e transporte se houver necessidade. Ele também pode pedir reembolso integral do valor pago, incluindo a tarifa de embarque. Outra opção é remarcar o voo para o horário e data que desejar sem custo adicional ou embarcar no voo próximo disponível da companhia aérea se houver assentos disponíveis para o mesmo destino.

“Todos os direitos são garantidos mesmo em casos em que o atraso seja por causa de más condições climáticas”, finaliza Dori.

Mais sobre Dori Boucault

Consultor de relação de consumo e advogado especialista em direito do consumidor e fornecedor, Dori Boucault, é um dos profissionais mais requisitados para palestras e seminários sobre o assunto. Em suas palestras e seminários, fala com desenvoltura sobre assuntos espinhosos que, por vezes, se tornam uma dor de cabeça para consumidores e fornecedores. Entre suas especialidades está a educação financeira, que auxilia o consumidor a controlar seus recursos. Dori possui uma forma irreverente de explicar os direitos e deveres de ambas as partes – cliente final e fornecedor – de forma didática, leve e descontraída. Para saber mais sobre Dori acesse www.doriboucault.com.br.

Nenhum comentário