Papelada já auxilia mais de 6 mil pessoas a organizarem suas contas
Ferramenta inédita e gratuita permite o gerenciamento digital de todas as contas e facilita pagamento direto do aplicativo ou computador
Disponível por aplicativo para smartphone ou via navegador, o papelada funciona como uma caixa postal eletrônica de contas, boletos, impostos, multas, mensalidades escolares ou de planos de saúde e o que mais o usuário desejar. Ao se cadastrar, a pessoa fornece o CPF e, automaticamente, o sistema adiciona à sua timeline todas as contas de emissores parceiros do papelada.
Para documentos recebidos em papel, a ferramenta oferece uma funcionalidade de cadastro por foto que detecta o código de barras e armazena os dados do emissor no app. Para as faturas recebidas por email, a aplicação oferece a opção de abertura do boleto em PDF já no app, de forma que o usuário possa se beneficiar do fato de ter todas as faturas e demais documentos organizadas no papelada, acessível a qualquer momento e de onde estiver.
Para não perder nenhum vencimento, o usuário receberá alertas das contas que precisa pagar e também das que já venceram. A inteligência por trás do papelada avisa também sobre o não recebimento de uma conta que seja recorrente como, por exemplo, a fatura do cartão de crédito ou a conta de luz. O principal objetivo é oferecer ferramentas para organizar as finanças pessoais, evitando ao máximo o atraso de pagamentos e, consequentemente, a cobrança de juros.
“Quando iniciamos o trabalho de pesquisa para o papelada, fizemos uma pesquisa que nos trouxe dois dados muito relevantes: 98% dos entrevistados afirmaram ter pago contas em atraso no último ano e 91% disseram que gostariam de receber alertas para evitar juros e multas. A partir disso, criamos uma solução focada em ajudar a resolver o problema do usuário e temos recebido feedbacks bacanas em relação a isso”, comenta Leonardo Moraes, CEO do papelada.
Catalogação dos documentos e histórico de gastos
Após o cadastramento das contas, o papelada dispõe de diversas funcionalidades para o controle e acompanhamento das despesas. A “Análise de contas”, por exemplo, consolida o histórico de movimentações por período e, com apenas alguns cliques, mostra o controle dos gastos mensais.
Ao categorizar a conta (exemplo: casa, finanças, educação, etc.) e definir a recorrência (só desta vez, todo mês ou uma vez por ano), é possível visualizar também gastos por tipo de despesa.
Pagamento seguro sem digitação de código de barras
Outra facilidade que vem conquistando a simpatia dos usuários é a conexão direta com os bancos para pagamento. Com o papelada, o usuário seleciona a conta, dá o comando de pagamento e o sistema faz a transmissão do código de barras sem que o consumidor tenha que digitar um número sequer, com total segurança.
Segundo Moraes, com o papelada o risco de fraudes em boletos e pagamentos diminui bastante. “A aplicação transmite o dado criptografado ao banco e o usuário paga a conta no ambiente da instituição financeira normalmente. Quando o documento é recebido diretamente no papelada as chances de fraude diminuem ainda mais, já que o processo passa a não ter intermediários e não há circulação de imagens”, comenta, frisando que o papelada armazena, na nuvem, o dado criptografado e só imprime a imagem na tela do usuário quando este solicita.
É possível também anexar o comprovante de pagamento a conta e compartilhar o documento, recurso útil caso seja necessário comprovar o pagamento de algum boleto, por exemplo.
Compartilhamento de contas e alertas
As famílias ou casais têm à disposição o “Compartilhamento de contas”, que permite o envio de um anexo para usuários e não usuários do papelada. A vantagem se ambos estiverem no aplicativo é que todos vão receber os alertas. Ao compartilhar a conta, o papelada vai perguntar se a pessoa deseja fazê-lo uma só vez ou replicar para todas as contas daquele emissor. A funcionalidade de compartilhamento foi desenvolvida especialmente para facilitar o acompanhamento de gastos familiares.
Sobre o papelada
Lançado no segundo semestre de 2016, o papelada foi criado pela Ômega Technology, que atua há cerca de 25 anos no mercado de processamento de documentos, também criadora do portal www.seuiptu.com.br e que tem entre seus clientes grandes empresas do setor privado e instituições públicas. Atualmente, o papelada participa da última fase do projeto 100 Open Start-ups, que seleciona as 100 start-ups mais atraentes do ano segundo o mercado. Para mais informações, acesse: www.papelada.com.br
Nenhum comentário