Últimas

Dia internacional da música: 4 dicas de como ela pode te ajudar a aprender inglês

O dia internacional da música é 21/06 e por isso Cambridge preparou algumas dicas para quem quer aprender inglês cantando

Aprender um segundo idioma pode ser uma tarefa não muito simples para grande parte dos estudantes, ainda mais quando se trata de uma língua como o inglês, que possui a fonética um tanto distante do português. Para driblar algumas dificuldades uma possibilidade é incluir elementos lúdicos para facilitar a inserção do aprendizado em atos cotidianos. E, nesse sentido, a música representa um grande aliado para exercitar duas habilidades essenciais: compreensão auditiva (listening) e produção oral (speaking).

Dia 21 de junho é comemorado o Dia Internacional da Música e, mais do que um hobby, as divas do pop e as lendas do rock podem contribuir para aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia, ganhar ritmo na fala e treinar os ouvidos. E, com a ajuda de Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores, listamos algumas dicas para que você desenvolva seu aprendizado a partir da experiência musical.

1. Escolha canções que são bem pronunciadas

Uma das maiores riquezas que a música oferece ao aprendizado de inglês é o contato com a linguagem mais coloquial e o uso de expressões e gírias que muitas vezes os livros não contemplam, mas que são amplamente usadas no dia a dia. “Mas, é preciso optar por canções em que o inglês é bem empregado e pronunciado para aprender da forma correta. Um rap ou um heavy metal, por exemplo, podem não ser os melhores estilos para quem está em nível básico ou intermediário, já que nesses estilos nem sempre é possível compreender bem o que é falado porque eles acabam fazendo uso de palavras abreviadas e a pronúncia é muito rápida no caso do rap e gritada no caso do metal”, esclarece o especialista.

Para começar, as músicas infantis representam uma boa opção pela construção um pouco mais lenta e pela pronúncia bastante clara. Além disso, versões de canções populares que fizeram parte da infância de todo adulto também são interessantes porque facilitam o entendimento do enunciado e induzem a boa compreensão do idioma. Outra dica é o pop romântico, já que os músicos cantam mais lentamente e empregam a repetição frequente de palavras e frases que ajudam na ampliação do vocabulário.

2. Leia a letra e faça anotações

Sempre que ouvir alguma música que você goste, procure ler a letra completa da canção e faça anotações que podem contribuir com o entendimento de algumas lições para o aprendizado do idioma. “Por exemplo, palavras ainda desconhecidas, construções gramaticais mais complexas, e também tudo aquilo que gera dúvida. Tudo isso pode ser subsídio para discutir com o professor em sala de aula ou mesmo tema para exercitar em dupla ou trios com colegas”, ressalta Costa.

Dessa forma, não apenas a fala e os ouvidos são estimulados, como também as outras duas habilidades (escrita e leitura) que complementam o aprendizado do idioma.

3. Traduza as letras

Com a letra original da música por perto tente traduzi-la com o auxílio de um dicionário monolíngue e sem o apoio de ferramentas online que encurtam esse trabalho. Quando terminar, procure pela letra traduzida e compare com o trabalho que você fez. “Veja como você se saiu e não se preocupe se em algumas partes sua tradução não ficar tão boa. O bom desempenho é alcançado com tempo, prática e persistência. Basta treinar”, incentiva o responsável acadêmico de Cambridge English.

Os dicionários monolíngues contêm informações detalhadas sobre como palavras e frases são usadas e não apenas o seu significado. Tudo isso ajudará com o emprego de pronomes e phrasal verbs, por exemplo. “Depois de algumas tentativas você também se tornará mais consciente da linguagem usada no inglês escrito e como os músicos usam paráfrase”, completa ele.

4. Cante junto

“Essa parte é essencial e também a mais divertida”, alerta Alberto Costa. Quando você canta em voz alta, acompanhando com a letra escrita, tende a pronunciar bem e entender muito melhor tudo o que é dito. A bagagem de conhecimento é adquirida por meio de uma tarefa que desperta prazer e isso propicia que a memória seja melhor trabalhada. E a repetição constante estimula o ganho no ritmo da fala. Mais do que quem canta seus males espanta, quem canta com o inglês avança!

SOBRE CAMBRIDGE ENGLISH

Cambridge English Language Assessment é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 20 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.

Nenhum comentário