Últimas

Plataforma Meninas no Poder, da Plan International Brasil, leva representantes do Brasil para evento da ONU, em Nova Iorque

As meninas participam do High Level Political Forum e serão a voz de diversas brasileiras que buscam igualdade de gênero e respeito aos seus direitos 

A Plataforma Meninas no Poder, projeto da Plan International Brasil, que tem a finalidade de contribuir para o aumento da incidência política de meninas e é realizada em cinco cidades do país, dará a oportunidade para duas meninas brasileiras representarem os anseios de outras milhares, que diariamente buscam respeito e lutam por igualdade de gênero. Larissa e Nicole vão participar, entre os dias 10 e 19 de julho, do evento High Level Political Forum, organizado pela ONU e realizado em Nova Iorque.

O High Level Political Forum é um evento que reúne organizações e instituições do mundo inteiro para analisar o progresso das nações em relação ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s). Esses Objetivos foram estabelecidos na Agenda 2030, documento assinado em 2015 por 193 países membros da Organização das Nações Unidas.

O evento acontece anualmente e nesta edição serão abordados os avanços nos seguintes ODS´s: ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 2 (Fome Zero), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 14 (Vida na Água).

As duas selecionadas para representar as meninas brasileiras, estão na Plataforma Meninas no Poder, desde 2016, e vêm participando das oficinas sobre empoderamento, liderança e igualdade de gênero. No High Level Political Forum elas mostrarão às organizações, instituições e autoridades que ter compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável também é ter compromisso com um mundo mais igualitário, saudável e acolhedor para as meninas.

A escolha pelas representantes da Plataforma se deu exatamente por serem meninas com perfis bastante diferentes, mas com uma ampla noção de seus direitos e com a mesma vontade de mudar suas realidades. A definição de quem representaria as meninas brasileiras no evento da ONU, foi feita com base em suas biografias, enviadas pelas próprias garotas interessadas em participar.

“Fizemos uma seleção interna, onde priorizamos as duas pelo envolvimento com o tema e pela participação em outras iniciativas com foco no empoderamento. Estamos muito felizes por podermos oferecer essa oportunidade da Larissa e a Nicole e através da participação delas no evento, mostrar ao mundo as iniciativas brasileiras que têm como foco o empoderamento feminino, a garantia de direitos de meninas e a busca constante pela igualdade de gênero”, conta Bárbara Barboza, gerente da Plataforma Meninas no Poder.

CIRANDA 2030

Além da participação das meninas da Plan International Brasil, será realizado o evento paralelo CIRANDA 2030, no dia 11 de julho, onde o Gerente de Incidência, Flávio Debique, abordará o tema “Superando o desafio de não deixar nenhuma garota para trás - um foco de gênero na pobreza infantil”. Além da Plan International Brasil outras organizações brasileiras com foco na proteção estarão representadas no mesmo evento.

A CIRANDA 2030 tem por objetivo monitorar as ações, programas e políticas públicas do governo brasileiro que se concentram na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s) que afetam diretamente os direitos das crianças. A coalizão funciona através da mobilização social para monitorar a implementação dos ODS´s em nível nacional e monitorar o progresso no sentido de reduzir as desigualdades, promover a equidade e a justiça e garantir a eficácia dos direitos descritos na Constituição Federal do Brasil (1988); A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

Na ocasião, a Plan lança o “Relatório As meninas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Uma análise das meninas no Brasil”, que avaliou os avanços e desafios de 17 ODS´s que, de alguma forma, impactam nos direitos das crianças e adolescentes, em especial das meninas.

O relatório é um primeiro esforço para evidenciar e pautar os direitos das meninas nos ODS, visibilizando esse tema e contribuindo para seu fortalecimento. “O empenho do Brasil para o cumprimento dos ODS´s não pode prescindir de um olhar acurado sobre gênero e sua relação com outras categorias, como idade. No entanto, as meninas, apesar de em alguma medida serem beneficiadas pelas políticas e normativas brasileiras voltadas para as mulheres, como a Lei Maria da Penha, ainda estão invisibilizadas e diluídas no universo indistinto de crianças e adolescentes. Há poucas políticas públicas e estruturas jurídicas que de forma específica tratem dos direitos das meninas. Por conta disso, a Plan International Brasil vem atuando fortemente para mudar essa realidade nos próximos anos”, diz Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil.

Nossas Meninas no palco do Poder

A voz que vai ecoar para o mundo


Nicole tem 15 anos, mora com a mãe e os irmãos em Porto Alegre. Está no primeiro ano do ensino médio e conta que trilhou um longo caminho para chegar até aqui. “Enfrentei muitos obstáculos para poder estudar, mas nunca desisti e até cheguei a ser escolhida como aluna destaque na minha escola. Pode parecer uma conquista simples, mas foi muito importante para mim e eu fiquei muito feliz”.

Desde pequena sempre reconheceu a força da mulher, principalmente da mulher negra, tem a mãe como exemplo de vida. “Ela teve que cuidar dos filhos sozinha, sem ninguém para ajudar, mas sempre me ensinou a não abaixar a cabeça e a nunca desistir de lutar pelos meus direitos. Por isso, quis participar da Plataforma Meninas no Poder, para continuar nessa luta. Agora, no High Level Political Forum, espero usar a minha voz para fortalecer essa causa”.

Do Grajaú para Nova Iorque

Larissa tem 18 anos e é muito atuante politicamente. No High Level Political Forum, ela quer contribuir para a garantia de direitos não apenas de meninas com realidades semelhantes à dela, mas sim para todas as meninas do Brasil! Ela é lésbica e mora em uma região periférica de São Paulo, o Grajaú. Atuante na plataforma Meninas no Poder, da Plan International Brasil, e também em coletivos sociais, quer ser cientista política.

Larissa diz que onde mora, é terra de artista, é terra de política, é terra de ativismo e de gente guerreira, mas nem tudo são rosas. “Aqui, tem muita coisa bonita, só que a poesia dessas pessoas não consegue exterminar a violência e morte diária por conta de diversas opressões enraizadas e naturalizadas, como o racismo, o feminicídio, a LGBTfobia, genocídio, estupro, pedofilia, etc. Há descaso do poder público conosco, mas, apesar de tudo, resistimos”.

A menina do Grajaú considera uma conquista sem comparação poder levar as pautas de meninas como ela para o High Level Political Forum. “As meninas no Brasil são hiperssexualizadas, expostas e precisamos chamar a atenção do mundo para essas e muitas outras questões”.

Ela explica que em seus grupos de meninas discutem seriamente essas temáticas, tanto dentro da Plataforma Meninas no Poder quanto fora, para a proliferação de questionamentos, mas acredita que ainda é necessário ampliar. “Não são só as meninas que sofrem diariamente com o machismo, sem contar que também existem outras violências que nos atingem. Queremos construir algo melhor para o mundo, pois estamos cansadas de descaso com as mulheres.”

Plataforma Meninas no Poder

Realizada pela Plan International Brasil por meio de um convênio com o CONANDA (Governo Federal), nas cidades de Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF), a iniciativa busca promover a mobilização e a formação de 200 meninas entre 14 e 18 anos, incentivando e fortalecendo a participação cidadã, o protagonismo, a incidência e o controle social sobre as políticas públicas referentes aos seus direitos.

A iniciativa prevê a realização de oficinas nas cinco capitais sobre empoderamento, liderança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5). Também haverá o lançamento de uma plataforma digital para conectar as meninas de todo o país, que será atualizada pelas próprias meninas do projeto por meio da postagem de vídeos, relatos, diários sobre suas ações de incidência nas suas comunidades.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminacão contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina. Para mais informações sobre a organização, acesse: www.plan.org.br

Nenhum comentário