Espaço inédito para capacitação de funcionários domésticos é inaugurado em São Paulo
Com o objetivo de profissionalizar a relação de
trabalho doméstico, a Casa
Coach, empresa especializada
em recrutamento, seleção e capacitação neste segmento, inaugura um centro de
treinamento exclusivo no país onde as alunas dos cursos, empregadas domésticas
(diaristas e mensalistas), babás, cozinheiras e governantas vivenciam na
prática todo o conteúdo teórico.
Em uma área de 150m, dividida em cômodos decorados
com elegância e equipados com a mais alta tecnologia em eletrodomésticos, uma
casa real foi reproduzida, com salas de estar e jantar, cozinha, banheiro,
lavanderia, quarto infantil e quarto do casal. No treinamento, são realizadas
simulações cotidianas de uma família, com intuito de garantir que a
profissional esteja preparada para ocupar o cargo e assumir todas as suas
responsabilidades com segurança, impulsionando-a no desempenho em suas tarefas.
“De um lado temos famílias que precisam de um
profissional de confiança e experiência nas funções a serem desempenhadas, já
que cuidará de seus bens mais preciosos - seus filhos e sua casa. Na outra
ponta, essa categoria na maioria das vezes não teve a oportunidade de se
especializar, ingressou na profissão doméstica por falta de oportunidades e
ainda precisa se adaptar a rotina e expectativas que são diferentes de um lar
para outro”, explica Thaise Giacomin, sócia e empresária
O Espaço Casa Coach surgiu a partir da
alta demanda da empresa desde que iniciou a operação no final de 2017.
Incialmente, os treinamentos presenciais eram realizados nas residências dos
clientes, em São Paulo e Alphaville. Agora, no novo ambiente, as possibilidades
são infinitas “Podemos receber
profissionais de outras cidades, estados e países, com toda a estrutura
necessária de atendimento. Os cursos são contratados de forma individualizada
ou em grupos, com no máximo cinco participantes, para potencializar o
aprendizado”, conta Thaise.
“Nossa experiência mostrou que, neste
segmento profissional, as aulas presenciais são fundamentais para que se
alcance um resultado eficaz na capacitação do funcionário doméstico. Com esse
espaço, ampliamos o volume de atendimentos disponibilizando um treinamento completo
e próximo da realidade da casa do cliente. “No quarto infantil, por exemplo, as
babás aprendem como higienizar, organizar e setorizar brinquedos, livros e
roupas da criança. Além de receberem instruções sobre fases do desenvolvimento
infantil e as brincadeiras e estímulos adequados para cada faixa etária”,
explica a empresária. Eleonora Azzuz.
EXPANSÃO
O conceito
inovador da Casa Coach deu tão certo
que a empresa passou a ser procurada
por clientes que desejam seguir o mesmo modelo de negócio em outras regiões. “Esta busca nos estimulou a formatar o
projeto de parcerias, com a primeira unidade em operação em Vitória (ES) e a
segunda, que iniciará as atividades em breve, na cidade de Ribeirão Preto,
Interior de São Paulo”, comenta Eleonora.
CONCEITO
Os
serviços da Casa Coach abrangem a
seleção de profissionais domésticos como babás e empregadas (mensalistas e
diaristas), cozinheiras, governantas e copeiras, por meio de entrevistas presenciais
por competências e análise das referências e vida pregressa.
A capacitação
profissional complementa o serviço e é um treinamento personalizado com
conteúdo teórico e prático específicos para cada cargo, de acordo com as
funções que serão desempenhadas pela profissional. A Casa Coach mantém a alta qualidade do serviço, alinhando as
expectativas das duas partes; contratante e funcionário, para que as tarefas
sejam executadas de forma fluída e com menos conflitos. A capacitação também é indicada
a colaboradores antigos, já contratados pelas famílias, que necessitam de
reciclagem ou aprimoramento. Para Eleonora,
”Investir na capacitação (educação) do profissional é uma forma de valorizá-lo,
aumentando seu nível de consciência e, por consequência, retê-lo mais tempo no
cargo”
Dividido
em módulos, os treinamentos podem ser adquiridos separadamente ou em pacotes
abordando temas como: Aspectos Comportamentais - Papel Profissional do
Empregado Doméstico, Planejamento e Organização de Tarefas e Refeições, Limpeza,
Higienização e Arrumação de Ambientes, Lavadoria e Passadoria, Prevenção de
Acidentes e Primeiros Socorros, entre outros.
Cada módulo foi elaborado com base nas mais
recentes e validadas técnicas disponíveis no mercado. Todo o conteúdo apresentado
passou pela análise de especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação,
como médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e personal organizers. Periodicamente estes
conteúdos são reavaliados e passam por atualizações.
Ao
término do treinamento, o participante recebe um material impresso para
consultas posteriores e um certificado. É importante frisar que antes de cada
“job”, é realizado um “briefing” ou “pré-work” junto ao empregador para levantar
anseios e expectativas e, após a realização do treinamento, o “pós-work”, que verifica
a aplicação das orientações no dia a dia e, se necessário, sugere pequenos ajustes.
A
consultoria do Casa Coach abrange
ainda a elaboração de contrato, controle de jornada de trabalho através de
ponto eletrônico (app), emissão de guias de recolhimento de encargos sociais e
todo o suporte para ambas as partes, contratante e contratada, nos aspectos
burocráticos da relação.
Nesta
nova etapa, o foco das empresárias está em proporcionar experiências positivas
e enriquecedoras para as clientes em workshops e eventos que contam com a
colaboração de parceiros renomados em suas áreas. “Queremos facilitar e trazer mais comodidade para que a famílias possam
usufruir de seu tempo de convivência com qualidade” conclui Eleonora.
Espaço Casa Coach
Alameda
Cauaxi, 350 – sala 701 e 702 / Alphaville
Tel: Comercial
(11) 98424-9276.
@casa.coach
Nenhum comentário