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Como empreender sem ter dinheiro

Embora grande parte das pessoas coloque o dinheiro como empecilho, outros fatores figuram em posições mais importantes no ato de empreender

Thiago Shimada

Em um cenário formado por aspirantes a empreendedores, a fala de que o dinheiro é o empecilho para começar um negócio figura com frequência. No entanto, é preciso desmistificar essa questão, como destaca o mentor de donos de negócio Thiago Shimada. “Ao falar para as pessoas que elas não precisam de dinheiro para empreender, apenas uma pequena parcela questiona como fazer isso. O grande ponto é entender que não se trata de um exercício financeiro, do contrário todos aqueles com capital teriam sucesso nos negócios, o que não é verdade. Empreender é ter por pilar itens como criatividade, inovação e visão de negócio”.

 

Em sua exemplificação, Shimada é taxativo ao reforçar que o dinheiro não é primordial ao longo desse processo. “Você só não empreende se não quiser. Claro que o risco existe. No entanto, uma vez que o dom do negócio exista e a sua dedicação esteja voltada para fazer aquilo dar certo, acredite: acontecerá”.

 

Ainda buscando auxiliar novos empreendedores, o mentor desmistifica o fato de precisar largar tudo para ir atrás de um projeto. Para isso, Shimada lista três passos que devem ser seguidos para iniciar na aventura de empreender. 

 
  1. Experimente e valide a sua empreitada

No início, busque conciliar a atividade que mantém com o seu projeto empreendedor. Com o passar do tempo, os valores nos dois locais irão se equivaler, te permitindo escolher pelo seu negócio. Em outras palavras, você não precisou de um dinheiro para investir no projeto e sim de tempo, que é o ponto abordado a seguir. 

 
  1. Entenda que tempo vale mais que dinheiro

À medida que você for conquistando sua prosperidade, entenderá que tempo vale muito mais que dinheiro. Quando falamos da necessidade de alguém se dedicar a algo, ela precisará organizar seu tempo para isso. Aqui, três pilares servem de base: planejamento, orientação e disciplina. Eles os auxiliarão a desenvolver os itens necessários ao longo do caminho.

 
  1. Economia Colaborativa

Tenha completa ciência do seu negócio para verificar a necessidade de uma possível parceria. Lembre-se: a partir do momento que o fardo é pesado demais para carregarmos sozinho, dividimos. Assim, otimizamos tempo e recurso em pontos que não estão ligados intimamente com o negócio e, por consequência, não são de sua especialidade. Foque naquilo que de fato está relacionado ao seu produto ou serviço final.

 
  1. Tenha coragem!

Mesmo que por um período você precise viver uma vida dupla, chegará a época na qual o seu negócio irá girar e atender aos custos mensais por si só. Este, então, será o momento de tomar coragem para seguir em frente. Ao chegar neste ponto, você estará mais preparado e com maior segurança para seguir em frente, sem ser visto como um doido ou suicida para arriscar muito. E, acredite: isso não é para todos! 



 

Sobre Thiago Shimada CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.

 

Saiba mais: https://thiagoshimada.com.br/

https://academiadamarca.com.br/

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