Como empreender sem ter dinheiro
Embora grande parte das pessoas coloque o dinheiro como empecilho, outros fatores figuram em posições mais importantes no ato de empreender
Em um cenário formado por aspirantes a empreendedores, a fala de que o dinheiro é o empecilho para começar um negócio figura com frequência. No entanto, é preciso desmistificar essa questão, como destaca o mentor de donos de negócio Thiago Shimada. “Ao falar para as pessoas que elas não precisam de dinheiro para empreender, apenas uma pequena parcela questiona como fazer isso. O grande ponto é entender que não se trata de um exercício financeiro, do contrário todos aqueles com capital teriam sucesso nos negócios, o que não é verdade. Empreender é ter por pilar itens como criatividade, inovação e visão de negócio”.
Em sua exemplificação, Shimada é taxativo ao reforçar que o dinheiro não é primordial ao longo desse processo. “Você só não empreende se não quiser. Claro que o risco existe. No entanto, uma vez que o dom do negócio exista e a sua dedicação esteja voltada para fazer aquilo dar certo, acredite: acontecerá”.
Ainda buscando auxiliar novos empreendedores, o mentor desmistifica o fato de precisar largar tudo para ir atrás de um projeto. Para isso, Shimada lista três passos que devem ser seguidos para iniciar na aventura de empreender.
- Experimente e valide a sua empreitada
No início, busque conciliar a atividade que mantém com o seu projeto empreendedor. Com o passar do tempo, os valores nos dois locais irão se equivaler, te permitindo escolher pelo seu negócio. Em outras palavras, você não precisou de um dinheiro para investir no projeto e sim de tempo, que é o ponto abordado a seguir.
- Entenda que tempo vale mais que dinheiro
À medida que você for conquistando sua prosperidade, entenderá que tempo vale muito mais que dinheiro. Quando falamos da necessidade de alguém se dedicar a algo, ela precisará organizar seu tempo para isso. Aqui, três pilares servem de base: planejamento, orientação e disciplina. Eles os auxiliarão a desenvolver os itens necessários ao longo do caminho.
- Economia Colaborativa
Tenha completa ciência do seu negócio para verificar a necessidade de uma possível parceria. Lembre-se: a partir do momento que o fardo é pesado demais para carregarmos sozinho, dividimos. Assim, otimizamos tempo e recurso em pontos que não estão ligados intimamente com o negócio e, por consequência, não são de sua especialidade. Foque naquilo que de fato está relacionado ao seu produto ou serviço final.
- Tenha coragem!
Mesmo que por um período você precise viver uma vida dupla, chegará a época na qual o seu negócio irá girar e atender aos custos mensais por si só. Este, então, será o momento de tomar coragem para seguir em frente. Ao chegar neste ponto, você estará mais preparado e com maior segurança para seguir em frente, sem ser visto como um doido ou suicida para arriscar muito. E, acredite: isso não é para todos!
Sobre Thiago Shimada CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.
Saiba mais: https://thiagoshimada.com.br/
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