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Quais são os indicadores de RH?

Entenda quais são os principais indicadores de RH?

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Toda empresa possui uma área de Recursos Humanos, portanto, acompanhar se as estratégias estão sendo favoráveis neste setor é essencial. Isso pode ser feito por meio da análise dos indicadores de RH.

Ou seja, eles permitem que a empresa entenda se o setor dos Recursos Humanos está caminhando de acordo com os objetivos da empresa e possibilitando o seu crescimento. Basicamente, acompanham o desempenho de toda a área.

Eles são uma ótima ferramenta para que a gestão consiga tomar certas decisões e gerenciar com qualidade as pessoas envolvidas nesse processo, diminuindo os erros relacionados ao assunto. 

Por exemplo, se uma empresa de aluguel de caçamba SP analisa seus indicadores de RH, ela consegue compreender o porquê seus funcionários não estão permanecendo na companhia e consegue adaptar suas estratégias para contratar pessoas com potencial. 

Entenda quais são os indicadores de RH

Existem diversos indicadores de Recursos Humanos para analisar e levar em conta fatores diferentes de uma empresa, como os destacados abaixo:

  • Turnover;
  • Absenteísmo;
  • Índices de retenção de talentos;
  • Tempo médio na empresa;
  • Produtividade;
  • Avaliação de aprendizagem;
  • Retorno sobre investimento em treinamentos;
  • Índice de reclamações trabalhistas.

Portanto, para que haja maior compreensão de como cada um deles funciona, eles serão analisados separadamente e com mais detalhes. Confira!

Turnover

Esse indicador expressa a quantidade de funcionários que entraram e saíram da firma durante o período analisado. 

Também conhecido como Rotatividade, pode ser calculado segundo uma fórmula matemática: quantidade de funcionários desligados / quantidade total de funcionários ativos do período * 100, com o resultado em porcentagem. 

O melhor para a empresa é que esse valor seja o menor possível, pois indica um local de trabalho mais agradável. Isso porque quanto maior o número de quebra de contratos, mais gastos desnecessários para a organização.

Por exemplo, se uma empresa de automação residencial tem uma taxa de turnover baixa, significa que ela consegue manter um grande número de funcionários trabalhando, consequentemente, o ambiente de trabalho está em condições favoráveis.

Ademais, esse indicador também consegue analisar a eficiência dos processos de seleção de novos funcionários, uma vez que se escolhidos corretamente, ficam mais tempo na companhia. 

Absenteísmo

Esse indicador está relacionado às ausências dos trabalhadores no horário de trabalho. Ou seja, ele analisa os valores de cada funcionário no período em que ele não está no trabalho, podendo ser por faltas, atrasos ou licenças. 

Dessa forma, o indicador é interessante para realizar análises futuras, como quais serão as abstenções em um certo período, quais serão as ações para suprir essas necessidades e seus custos. 

Por exemplo, se uma empresa de instalação de poço artesiano sabe que em 2 meses terá uma ausência de 3 trabalhadores manuais, ela já consegue se prevenir e contratar funcionários temporários para que suas vendas não sejam prejudicadas.

Dessa forma, é possível compreender o quão satisfeitos os trabalhadores estão com o que fazem dentro da empresa e se há algum problema geral. Ou seja, quanto menor for a taxa de absenteísmo em uma companhia, melhor o ambiente de trabalho é.

Uma maneira de medir esse indicador é por meio do Fator Bradford, que consiste na multiplicação entre a frequência de faltas por ela mesma e, depois, o resultado é multiplicado pela quantidade total de dias ausentes. O ideal é ficar menor que 450.

Ele é importante para determinar se o número de abstenções está relacionado a apenas um funcionário ou a equipe de forma geral. Dessa forma, fica mais claro como resolver o problema e melhorar o desempenho dos trabalhadores. 

Ou seja, caso uma empresa que vende bebedouro industrial 100 litros faça essa análise, ela consegue entender se sua taxa de absenteísmo está alta porque a maioria de seus funcionários tirou a aposentadoria ou se eles só estão insatisfeitos com a carga. 

Índices de retenção de talentos

Já esse índice está relacionado à qualidade dos funcionários mantidos e à eficácia das técnicas direcionadas a eles, de acordo com os resultados alcançados. 

O principal objetivo de calcular esse indicador é compreender os problemas pelos quais a empresa está passando de acordo com cada setor e mudá-los para que os funcionários com mais talento não saiam da companhia. 

Por exemplo, se uma empresa que vende relógio de ponto homologado analisa esse indicador, ela consegue entender se suas táticas direcionadas aos trabalhadores estão mantendo os com mais talento ou se eles estão encontrando melhores propostas. 

Tempo médio na empresa

Estudar o tempo médio que um funcionário fica na empresa permite que outros indicadores sejam analisados mais claramente. Para sua análise, devem ser levados em conta pontos mais específicos de cada funcionário, como idade, escolaridade, entre outros.

Produtividade

Nesse tópico é possível compreender o desempenho de cada área da empresa e encontrar quais são os profissionais com mais talento e capacidade. 

Dessa forma, a companhia consegue identificar quais trabalhadores precisam de um pouco de ajuda para conseguirem melhorar seus resultados, bem como para que eles também consigam ajudar no crescimento da companhia.

Para isso, são analisados os resultados quantitativos e qualitativos do setor, que podem ser realizados por meio da entrega de um questionário para cada um com perguntas sobre os projetos que foram entregues durante o período analisado.

É interessante utilizar esse indicador com um acompanhamento temporal, para entender se o setor de fato melhorou ou se a produtividade continua baixa mesmo depois de receber uma ajuda e direcionamento.

É importante também fazer uma análise dos erros que foram cometidos, para receberem um foco e instalarem estratégias para diminuí-los. 

Avaliação de aprendizagem

Nesse tópico, é avaliado o quanto um funcionário adquiriu de conteúdo novo que lhe foi passado. Ou seja, é possível entender se os treinamentos aplicados são eficientes. 

Por exemplo, se uma empresa realiza exercícios voltados para o melhoramento de funcionários relacionados à divisória eucatex preço e venda, ela consegue entender se eles conseguiram absorver o aprendizado passado ou se a estratégia tem que melhorar. 

Ele é essencial, uma vez que os investimentos em treinamento são altos, portanto se eles não estiverem sendo eficazes, é preciso mudar e adaptar às necessidades que surgem. Isso porque os funcionários precisam estar capacitados para as atividades determinadas.

Essa análise pode ser realizada por meio de um formulário que os treinados respondem sobre o que acharam do exercício que realizaram. 

Outro jeito de realizá-la é por meio da análise dos funcionários em determinadas atividades, vendo o resultado que deveria ser alcançado pelo desenvolvimento da nova habilidade, assim como ver a produtividade do trabalhador em eventos iguais antes e depois do treinamento.

Retorno sobre investimento em treinamentos

O indicador de retorno sobre investimentos (ROI) em treinamentos permite que a empresa compreenda se há uma boa inversão em relação à qualidade dos projetos entregues e se há diminuição dos problemas que surgem no caminho.

É possível identificar se o treinamento está de fato sendo favorável para a companhia e se ele está facilitando para que ela alcance os objetivos que deseja. 

Por exemplo, se uma empresa realiza um treino direcionado ao assunto “porta de enrolar preço e venda”, ela precisa entender visualmente se os investimentos colocados no curso trouxeram resultados para ela, seja por vendas ou por crescimento e lucro. 

Para calculá-lo, é preciso apenas analisar os gastos da empresa em determinada tarefa antes de realizar o exercício e depois. Para indicar resultado favorável, é preciso que os gastos tenham diminuído com o tempo. 

Índice de reclamações trabalhistas

Por fim, esse indicador está relacionado aos incômodos em relação às leis do trabalhador e a satisfação dos empregados com o cumprimento delas por parte da empresa.

É essencial para a imagem que a companhia passa para seus potenciais funcionários e clientes, uma vez que um alto índice não atrai candidatos a novas vagas e dispersa os clientes que não concordam com a atitude. 

Conclusão

É muito importante para uma empresa garantir que seus funcionários estão satisfeitos com o que fazem e que as atividades que realizam estão sendo efetivas para a empresa de forma geral. Por isso, acompanhar a evolução dos indicadores de RH é essencial.

Eles existem com diversos objetivos e maneiras de analisar e levam em conta, de fato, o trabalho que é realizado pelos setores da companhia.

Eles são essenciais para a empresa poder se desenvolver, uma vez que conseguem destacar os pontos em que a empresa não está trazendo muitos resultados e permitir uma mudança direcionada e efetiva. 

Por exemplo, se uma empresa que vende oculos de segurança graduado realiza uma análise de diversos indicadores de RH, ela consegue identificar os pontos em que a empresa está com dificuldades com os funcionários e pode mudá-los especificamente.

Portanto, realizar um acompanhamento desses índices é vital para o desenvolvimento de qualidade da empresa e a busca por resultados com uma equipe satisfeita e disposta a ajudar na expansão de sua firma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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