Os 3 "M"de uma MEI de sucesso
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Itacir Flores Divulgação - Literare Books International |
por Itacir Amauri Flores (*)
Microempreendedor Individual (MEI) é um empresário que tem um pequeno negócio e o conduz sozinho. Essa “tipologia” empresarial foi criada pelo Governo Federal, com o propósito de enquadrar profissionais que exerciam suas atividades na informalidade.
O registro como Microempreendedor
individual exige que a área de atuação do profissional esteja incluída na lista
oficial da categoria, o empreendedor não participe como sócio ou titular em
outra empresa e que tenha, no máximo, um empregado contratado, que receba o
salário mínimo ou o piso da categoria.
É importante lembrar que o MEI não é a
única forma de empreender individualmente: em alguns casos, esse regime se
aplica melhor ao tipo de atividade desempenhada pelo profissional ou
microempresário; e em outros casos, o MEI é apenas um primeiro passo mais
realista, para que o empreendedor possa, posteriormente, migrar para outras
tipologias empresariais.
Assim, o MEI pode partir de um
profissional ou artesão, mas deve ser sempre considerado como o primeiro passo
no surgimento de uma empresa. Até por razões de crescimento e de faturamento,
os Microempreendedores individuais bem-sucedidos tendem a evoluir naturalmente
para outras tipologias empresariais.
Sob um enfoque geral, há muitos fatores
que determinam o sucesso empresarial. Contudo, no caso de negócios nascentes,
dentre os quais se insere o MEI, três fatores são primordiais para determinar o
futuro do empresário, a saber: o Mercado;
a Metodologia;
e o Marketing.
Cada um desses fatores deve ser, desde o
dia “zero” do MEI, encarado de forma empresarial e não pessoal.
O Mercado diz respeito ao conhecimento
do MEI a respeito dos mercados nos quais atua ou pretende atuar. Em outras
palavras, o empreendedor necessita saber onde adquirir insumos pelos melhores
preços, conhecer os níveis e as políticas de preço de empresas que atuam no mercado,
e também determinar quais são as preferências do consumidor, isto é, os
serviços e produtos mais demandados e valorizados pela clientela.
A Metodologia, por outro lado, diz
respeito aos processos, ou seja, ao modo como o Microempreendedor individual
trabalha. Toda empresa, a partir da padronização e escolha dos procedimentos e
processos mais eficazes, é possível reduzir custos, melhorar preços de venda e
margens, diversificar a produção e o atendimento e imprimir um ritmo de
constante melhoria ao que é oferecido e aos próprios resultados do negócio.
Neste cenário, um MEI toma decisões
tanto quanto outros empresários. A forma com que se cria uma metodologia para
tomar melhores decisões é o que determina o nível de sucesso e retorno do
negócio. Um MEI deve se cercar de ferramentas e métodos para criar um bom
planejamento e tomar melhores decisões.
Finalmente, o MEI precisa criar
estratégias de marketing para as suas atividades. Marketing, ao contrário do
que muitos profissionais não especializados pensam, não envolve apenas
“publicidade”.
Anunciar produtos e serviços é uma
necessidade, mas o marketing é uma área vasta, que envolve decisões que estão
muito além disso. Para criar uma estratégia de marketing eficiente, o MEI
precisa ter acesso e monitorar diversos aspectos que cercam a sua atividade,
como, por exemplo: o perfil do público que atende; os portfólios e listagens de
fornecedores; os preços e práticas da concorrência; produtos similares e
“sucedâneos”; as condições gerais de mercado para os segmentos em que atua; os
acessos, visitas, consultas e outras relações com potenciais clientes; a
qualidade dos produtos e serviços que vende; e o nível de satisfação dos
clientes.
De fato, o empreendedor que abre uma MEI
precisa ler, pesquisar e aplicar conhecimento em gestão, marketing e
administração para transformar um pequeno negócio individual como autônomo numa
microempresa capaz de fazer frente a concorrentes maiores.
Mas isso não é necessariamente uma
desvantagem para o MEI. O que o empreendedor não possui, ao menos em termos
aparentes, em tamanho, possui em capacidade de decidir com velocidade. Afinal
de contas, as decisões num MEI dependem apenas do próprio empreendedor.
A primeira decisão – a de criar e gerir
o próprio negócio e ser dono do seu próprio capital laboral e intelectual – já
foi tomada. Daqui para a frente, as decisões e dilemas serão mais numerosos e
frequentes, mas não necessariamente mais difíceis.
Trabalhar o Marketing, ao contrário do
que muitos pensam, pode custar bem pouco. O Microempreendedor individual pode
utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços, ou para
realizar pesquisa de mercado sobre produtos ou serviços que pretenda
comercializar.
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