Como fazer marketing odontológico
Se você está em busca de dizer sobre como fazer marketing odontológico para crescer o seu consultório, está no artigo certo!
O marketing é a chave para o sucesso de qualquer negócio e os consultórios odontológicos não são exceção.
Para que a prática odontológica cresça, um único dentista pode atender cerca de 24 a 50 novos pacientes por mês.
E para atrair novos pacientes odontológicos, a prática deve oferecer preços competitivos juntamente com serviços de qualidade - tudo apoiado por um sólido plano de marketing odontológico.
Ao tentar descobrir como comercializar sua prática odontológica, o primeiro passo é sempre fazer uma análise SWOT do seu negócio.
Caso você não esteja familiarizado com esse termo, é simplesmente uma forma estruturada de determinar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
- Força: o que diferencia sua prática odontológica de outros dentistas em sua área? Liste todos os itens possíveis que você pode preservar e aproveitar para fazer sua prática se destacar da concorrência.
- Fraqueza: quais são as maiores queixas dos pacientes? Seja honesto com esta lista para que você possa reconhecer e lidar com quaisquer obstáculos.
- Oportunidades: de onde virá a prática do crescimento? Avalie cada item para determinar o que você pode aproveitar.
- Ameaças: há algum problema que sua clínica possa ter que antecipar, se preparar e se defender?
Depois de estabelecer onde sua prática odontológica está posicionada, você poderá determinar quais idéias de marketing odontológico ajudarão a garantir um futuro de sucesso.
Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que te ajudarão a implementar as primeiras ações de marketing!
Dicas importantes para fazer marketing odontológico
Aqui estão algumas dicas importantes que irão te ajudar na missão de fazer marketing odontológico da melhor maneira possível para o seu consultório.
1. Crie um site forte e bem projetado
Há uma grande chance de que a primeira interação de um paciente em potencial com você seja em seu site, portanto, é importante causar uma boa primeira impressão.
Seu site precisa ter uma aparência profissional, ser bem organizado para facilitar a navegação e ser minucioso nas informações que oferece aos visitantes.
Hoje em dia, se tornou muito simples criar um site. Afinal de contas, existem diversas plataformas de criação de site que são muito fáceis de serem utilizadas.
Porém, se você quer ter a certeza de que terá um site que realmente tem a aparência profissional e ofereça uma ótima experiência ao usuário, procure pela ajuda de um especialista.
2. Envolva-se com a comunidade
Nem é preciso dizer que, se o seu consultório for em São Paulo, você não tratará os pacientes na Bahia, por exemplo.
Os consultórios odontológicos, por sua natureza, são empresas locais e dependem muito da comunidade local para fornecer os pacientes.
Envolva-se com sua comunidade. Isso pode incluir qualquer coisa, desde participar de festivais ou patrocinar um time da liga infantil, os quais permitem a você a oportunidade de construir relacionamentos pessoalmente.
Você pode até dar uma aula sobre higiene dental em uma escola primária ou compartilhar seus conhecimentos em uma universidade local.
Isso estabelece uma excelente base para a forma como a comunidade o verá e lhe dará a chance de se engajar no boca a boca e até mesmo no marketing digital, já que poderá compartilhar todas as suas ações em seu site, redes sociais e assim por diante.
3. Construa uma comunidade nas redes sociais
As mídias sociais oferecem ao seu consultório outra maneira excelente de alcançar pacientes em potencial e construir ou fortalecer relacionamentos. Isso também se aplica aos pacientes existentes.
Agora, quando alguém segue você nas redes sociais, eles não querem ouvir falar de você apenas uma vez a cada seis meses - eles querem ter uma fonte constante de comunicação com você o ano todo.
O Instagram é uma excelente plataforma que os consultórios odontológicos podem usar para construir comunidades online de seus pacientes.
Além de manter contato e gerar conversas, você também pode fornecer atualizações e informações (incluindo informações de contato) e pode coletar avaliações de pacientes existentes.
Isso pode fornecer aos novos pacientes mais pontos de contato em potencial e uma melhor primeira impressão imediata sempre que o encontrarem.
4. Foco em SEO local
A otimização para mecanismos de pesquisa para todos os termos odontológicos essenciais pode ajudar seu negócio, mas as palavras-chave locais são o que realmente traz novos clientes.
Afinal, provavelmente um paciente na cidade do Rio de Janeiro não irá procurar pelo seu atendimento se você estiver no Paraná.
O SEO local é o caminho a percorrer para o marketing odontológico de pacientes. Isso significa que você deseja classificar para termos como "dentista no Rio de Janeiro" em vez de apenas "dentista".
Isso não apenas ajudará você a encontrar seu público-alvo que está pesquisando exatamente esses termos no Google, mas também lhe dará uma vantagem na pesquisa por voz, onde os usuários pedem à Siri ou Alexa para ajudá-los a encontrar um dentista local “perto de mim”.
Conclusão
Existem muitas maneiras diferentes de fazer marketing odontológico para atrair pacientes e todas as que citamos são eficazes.
Sua melhor aposta sempre será verificar o que sua concorrência está fazendo e ver o que você pode oferecer de único e diferente.
Coloque seu conhecimento sobre seus pacientes em primeiro lugar e use essas informações para se conectar com eles nas plataformas em que estão.
Além disso, defina e use palavras-chave que você acha que seus potenciais clientes estão utilizando para encontrar o seu serviço e participe de eventos que você que poderão atingir seu público-alvo.
Use uma combinação de diferentes estratégias que funcionem melhor para sua prática e os pacientes que deseja atrair, e você começará a ver um aumento nas consultas antes de perceber.
Nenhum comentário