Conheça 7 dicas para liderar uma equipe de vendas!
A equipe de vendas para vender bem é ter um líder que possa conduzir a equipe, pois sem ele, os vendedores trabalham sem direção, sem foco, sem planejamento e diversos outros aspectos importantes que levam ao alcance de metas.
Esse profissional precisa fazer um bom planejamento estratégico e saber comunicá-lo à sua equipe do jeito certo. Além disso, a própria equipe precisa saber como se comportar com sua liderança para construir uma relação de trabalho saudável.
Mas, além de saber passar as informações para a sua equipe, um bom líder também sabe ouvir seus liderados. Gerenciar uma equipe não é apenas delegar tarefas e passar informações, também é ouvir os membros.
É essencial compreender suas ideias, atender suas necessidades dentro do possível e ouvir o que eles têm a dizer porque isso transforma o trabalho em uma tarefa colaborativa, que traz benefícios para todos.
Ter um bom relacionamento entre líder e liderados é fundamental para garantir a produtividade do trabalho e assim gerar vendas.
Se você é líder quer melhorar seu desempenho e o de sua equipe, não deixe de ler este artigo até o final.
Vamos explicar por que uma empresa deve ter um líder para a equipe de vendas, a importância de escutar os liderados, além de dar algumas dicas para facilitar a comunicação entre todos da equipe.
Como liderar uma equipe de vendas?
Liderar uma equipe de vendas não é simplesmente delegar tarefas e esperar que tudo aconteça. Na verdade, isso requer um trabalho que envolve vários processos, como:
1. Trabalhar com liderança estratégica
Um líder de vendas precisa analisar e definir uma série de fatores importantes para a equipe. Ele também precisa de uma visão macro do que acontece para estruturar seus esforços de vendas e superar a concorrência.
Tudo isso precisa ser feito utilizando a menor quantidade possível de recursos, aumentando os lucros da companhia.
As marcas contratam empresa de comunicação visual para atrair clientes, e depois que eles chegam às equipes de vendas, é fundamental saber trabalhá-los.
Para isso, o gestor deve dividir a equipe entre vendas internas e externas, em proporções adequadas. Do mesmo modo, deve segmentar o mercado e especializar os vendedores naquilo que eles vendem.
2. Focar nas metas
Não distraia a equipe com notícias que não colaboram com as metas e podem até mesmo desmotivar os vendedores. Portanto, foque no que é importante e não perca tempo.
Entretanto, isso não quer dizer que você pode obrigar sua equipe a atingir metas de vendas impossíveis, muito menos se lamentar sobre a situação ruim do mercado ou sobre as exigências dos clientes.
Tudo o que você precisa fazer é focar nos objetivos, pois essa é a melhor forma de superar desafios.
3. Fazer coaching para os vendedores
As pessoas são diferentes, por isso, ao contratar um novo vendedor de cerca elétrica, a empresa deve se dedicar a toda a equipe, utilizando as melhores características individuais, para que o novo contratado ocupe o lugar certo.
Uma boa equipe de vendas é bastante diversificada, e todos os vendedores estão preparados para atingir suas metas, usando suas metodologias próprias de trabalho.
4. Saber comandar
Saber comandar não é ser autoritário, mas é ser alguém que sabe expor as metas que devem ser atingidas e as métricas que precisam ser constantemente acompanhadas.
Se um dos membros da equipe não consegue performar bem, é necessário que o líder trabalhe esses aspectos.
Os bons vendedores vão receber suas comissões e bônus e serão reconhecidos, logo, aqueles que não conseguem fazer o mesmo, podem contar com o apoio do líder.
5. Controlar o processo de vendas
Um bom líder monitora constantemente as métricas e conhece a maneira como seus vendedores se comportam, o que garante uma performance superior.
Para fazer isso, uma empresa de instalação eletrica de ar condicionado split utiliza um sistema CRM para controlar as métricas.
6. Saber contratar
Mais do que saber liderar uma equipe de vendas, primeiro é fundamental saber contratar os vendedores.
É claro que nenhum profissional chega pronto e perfeito para o trabalho, por isso as organizações precisam investir em treinamentos, a fim de trabalhar suas habilidades, persuasão e experiência.
7. Ter intuição de vendedor
Um bom líder também é aquele que sabe vender, ou seja, ele reúne as principais características de um vendedor, como:
Boa argumentação;
Paciência;
Persuasão;
Foco no cliente;
Foco nas metas.
Além disso, ele deve ter uma boa intuição, que nada mais é do que a experiência acumulada que possibilita dar os conselhos certos e no melhor momento para os liderados.
Para arcar com todos os seus custos, como pagamento de funcionários e serviços de assessoria contábil, a companhia precisa vender. Só que mais do que treinar os vendedores, o líder também precisa se comportar bem e usar suas melhores técnicas.
É assim que ele descobre as necessidades dos clientes e expõe o valor da solução vendida. Sem isso, não há meios de liderar bem uma equipe de vendas.
A importância de ouvir os liderados
Alguns líderes cometem um erro de focar mais no que têm a falar do que em ouvir os membros de sua equipe. Mas não adianta fazer um bom discurso para o público se não souber conversar com eles individualmente e ouvir o que têm a dizer.
É importante saber ouvir porque dessa forma as pessoas criam empatia pela liderança e com isso conseguem se desenvolver melhor.
Na verdade, todos os envolvidos com uma empresa precisam ouvir e falar, pois todos têm algo a ensinar e a aprender.
Nesse sentido, o líder precisa se mostrar aberto para conversar com a equipe e com o público em geral.
Quando isso acontece, os resultados são muito melhores e aparecem em menos tempo. Os vendedores de uma loja de cosméticos orgânicos também se sentem mais valorizados, o que melhora sua produtividade e desempenho.
Também é ouvindo que o gestor vai fortalecer o relacionamento e influenciar cada vez mais os liderados. O ambiente de trabalho é mais positivo e sempre aberto às inovações.
Como melhorar a comunicação entre líder e liderado?
Para melhorar a comunicação entre líder e liderado, é fundamental investir em algumas práticas, que apesar de simples fazem muita diferença. São elas:
Avaliar os meios de comunicação
Hoje em dia, as organizações utilizam diferentes canais de comunicação, como telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mail, entre outras.
O líder precisa analisar a mensagem que quer transmitir, pois desta forma vai selecionar o canal mais adequado.
Por exemplo, se o objetivo é fornecer um feedback ao vendedor por meio dos escritórios virtuais, procure utilizar o melhor canal para isso, como no caso do e-mail.
Agora, se você precisa explicar uma tarefa, talvez o telefone funcione melhor. Portanto, assim como vai avaliar os canais de comunicação, também procure avaliar o tipo de mensagem a ser transmitida.
Ser objetivo
Independentemente de quem é o seu público-alvo, é muito importante ser objetivo, pois uma comunicação clara não precisa de rodeios para chegar a um resultado.
Procure identificar o que você quer falar, e se for fazer uma reunião, anote todos os tópicos que precisam ser tratados com sua equipe, antes de reuni-los.
Conhecer quem trabalha com você
Dentro do departamento comercial de uma escola de cursos profissionalizantes, existem pessoas diferentes com perfis diferentes de trabalho, por essa razão, o líder precisa identificar os pontos fortes e fracos de cada um.
Se a sua equipe é formada por pessoas que gostam de conversar e que são dinâmicas, e direto ao ponto não é o suficiente. É necessário dar abertura para que eles falem e você precisa saber ouvi-los.
Em linhas gerais, observe os traços comportamentais dos vendedores, pois dessa forma fica mais fácil desenvolver seus talentos e melhorar seu desempenho no trabalho.
Usar a linguagem certa
Conhecer quem trabalha com você também é uma forma de identificar a linguagem adequada para conversar com a equipe.
Por exemplo, se o time de vendedores de uma empresa de decoração para restaurantes for formado por jovens, talvez seja melhor utilizar uma linguagem mais descolada e atraente, visto que isso facilita a interação e o entendimento.
Por outro lado, se o time de vendedores for mais formal e constituído por pessoas mais velhas, então o líder pode adotar uma linguagem mais técnica e sóbria.
Conclusão
Toda empresa quer vender, mas é fundamental ter em mente que as vendas só acontecem quando a equipe trabalha em união.
A interação e o alinhamento não dependem apenas dos vendedores, mas também do profissional que os lidera. Se a liderança não for boa, então a equipe também não será.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o papel do líder de vendas e a importância que ele tem para os resultados do negócio junto com seu time.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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