Férias de dezembro: Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa têm mostras temporárias e atividades para toda a família
Os dois museus ficam abertos de terça a
domingo, de 9h a 18h; Museu do Futebol tem entrada gratuita às terças, já o
Museu da Língua é grátis aos sábados
As férias de fim de ano são um ótimo
momento para passear por São Paulo. Aproveite e programe-se para conhecer dois
museus interativos e ideais para visitas com a família: o Museu do Futebol e o
Museu da Língua Portuguesa, instituições da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Construído embaixo das arquibancadas do
estádio do Pacaembu – inclusive com salas instaladas nos antigos vestiários –,
o Museu do Futebol
conta a história do futebol brasileiro de forma divertida e interativa. São 15
salas ao longo do espaço expositivo que trazem informações e curiosidades para
todos os gostos sobre o esporte mais popular do planeta. Para os visitantes que
gostam de história, o museu conta a chegada do futebol ao Brasil no século XIX,
como foram as primeiras partidas e regras, como eram as bolas e chuteiras
daquela época e quais foram as primeiras equipes do país. Já para os fãs de
cultura brasileira, a instituição retrata o processo que fez do esporte bretão
parte essencial da noção de uma identidade nacional. Para os apaixonados por
bola, não faltam gols, dribles, craques e jogos históricos para admirar.
E para quem quiser dar seus próprios
dribles, tem a sala Jogo de Corpo, com campinhos projetados no chão, e a Chute
a Gol, onde um equipamento mede a velocidade do chute dos visitantes, que
testam sua pontaria contra um goleiro eletrônico. Entre os interativos também
há a sala Visão a Contracampo, em que os visitantes podem treinar defesas
debaixo de uma trave de tamanho oficial, e cabines onde podem fazer suas
próprias narrações de defesas históricas. Essas atrações fazem parte da
exposição temporária “Tempo
de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que homenageia
goleiros e goleiras a partir da figura de Moacyr Barbosa (1921-2000) e fica em
cartaz até o dia 30 de janeiro.
O Museu do Futebol está aberto de terça
a domingo, de 9h a 18h (entrada até 17h). Na primeira terça-feira de cada mês
fica aberto até mais tarde, 21h, com entrada até 19h30 – e às terças a entrada
é grátis para todos. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site
ou diretamente na bilheteria.
O Museu
da Língua Portuguesa também é uma excelente opção de passeio.
Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h),
permite que o visitante explore as experiências da exposição principal,
localizada no segundo e terceiro andares, e da mostra temporária “Sonhei em
português!”, em cartaz no primeiro andar da instituição.
Na exposição principal, alguns destaques
são a Praça da Língua, uma espécie de planetário das letras, no qual textos da
literatura da língua portuguesa são projetados no teto com vozes de artistas
como Maria Bethânia, Matheus Nachtergaele e Tom Zé, e o Falares, nova
instalação que revela a diversidade do português falado no Brasil. Outra
novidade do novo Museu da Língua Portuguesa é o Nós da Língua, que, por meio de
telas interativas, mostra a cultura dos países e regiões que falam português
pelo mundo – são cerca de 261 milhões de falantes do idioma espalhados pelos
cinco continentes. Para a criançada, outras dicas são o Palavras Cruzadas, uma
maneira de descobrir a origem de palavras faladas em nosso cotidiano, e o Beco
das Palavras, jogo interativo de formação de palavras.
Já na mostra temporária, com curadoria
de Isa Grinspum Ferraz, vale prestar atenção nos depoimentos de migrantes que
vieram para o Brasil e também de brasileiros que foram tentar a sorte em outros
países. Tais testemunhos revelam que as experiências desses indivíduos são
muito parecidas. “Sonhei em português!” é sobre as migrações do século XXI e
mostra como a língua é importante neste processo de sair de um lugar e se fixar
e se adaptar em outro.
Aos fins de semana – a entrada no museu
é gratuita aos sábados -, o Núcleo Educativo realiza visitas guiadas ao prédio
da Luz e às exposições do Museu.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu -
Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Toda primeira terça do mês, das 9h às 21h (entrada até 19h30)
Ingressos na bilheteria ou pela internet: www.museudofutebol.org.br
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Crianças até 7 anos não
pagam
Grátis às terças-feiras
Museu da Língua
Portuguesa
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos na bilheteria ou pela internet: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Crianças até 7 anos não
pagam
Grátis aos sábados
PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem
o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o
programa "Museu Amigo do Idoso". Tem como apoiadores: SporTV/Globo,
EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN,
UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de
mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social
responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do
Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Tempo de Reação
- 100 anos do goleiro Barbosa”, em cartaz até 30 de janeiro de 2022, conta com
patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal
de Incentivo à Cultura. Tem como parceiros a Poker Esportes e o UOL Esporte
Clube e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no
Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.
A reconstrução do Museu da Língua
Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do
Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura
e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto
Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú
Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O
apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2021 do Museu conta com
patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo
Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell,
Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da
Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a
Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo
Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
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