Quer empreender e não sabe como começar? Confira três passos em direção ao sucesso do seu negócio
Beatriz Machnick*
A tão sonhada independência financeira,
muitas vezes, é conquistada ao criar um novo negócio que traga rentabilidade e
estabilidade. Por isso, quem quer empreender precisa, primeiro, saber por onde
começar. Essa, aliás, é a principal pergunta dos empresários iniciantes.
É importante saber como evolui a
conjuntura atual do empreendedorismo no Brasil. Somos considerados um
povo empreendedor e os dados comprovam isso – o número de empreendedores em
2021 é o maior em onze anos. A pesquisa realizada pela Serasa Experian mostra
que, em janeiro, foram abertos mais de 370 mil novos registros de
microempreendedores, o maior índice desde 2010. O número também representa um
crescimento de 21% em relação ao mesmo mês de 2020. Isso quer dizer que, se
você é um desses empreendedores e está começando um negócio, o panorama é
favorável e tem tudo para continuar assim.
Mas para isso, é necessário estar ciente
que o seu maior tesouro é o cliente, afinal é ele que viabilizará o seu avanço
empresarial. Logicamente, você precisará de um plano de negócios adequado ao
escopo da área que pretende investir, mas serão as estratégias comerciais
devidamente projetadas que garantirão o sucesso ao identificar as oportunidades
e riscos.
Tenha em mente que, conquistar a
confiança do cliente é fundamental. Entenda que ele não contratará apenas o seu
escritório e muito menos o seu serviço, o cliente contratará você e suas
capacidades de solucionar problemas. Assim, o preço se torna negociável e as
chances de ganhar um contrato aumentam consideravelmente, afinal, o seu serviço
deixa de ser um custo e passa a ser um investimento importante. Elenquei a
seguir três dicas que o ajudarão a entender como empreender com foco no
resultado e ir além do plano de negócios:
- Comece estabelecendo conexão com seu
cliente ou público-alvo por meio da empatia e relacionamento.
- Evidencie os diferenciais do seu
produto ou serviço e demonstre as vantagens para o cliente investir em você;
- Busque maneiras de agregar valor aos
produtos ou honorários.
Saiba que, se o cliente sair da reunião
convicto de que o seu serviço é o melhor, você ativou um fator de qualidade e
agregou valor. Com certeza, a negociação evoluirá e o contrato será seu.
*Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).
Nenhum comentário