O que é o marketing de comunidade?
O marketing de comunidade é uma estratégia que estreita os laços de relacionamento com seus clientes, fazendo com que eles defendam um produto ou serviço, sejam fiéis a uma marca e falem sobre ela com outras pessoas.
Grandes marcas no mundo todo já descobriram esse tipo de marketing e investem nele há bastante tempo. Trata-se daquelas empresas que tudo o que fazem se torna um sucesso.
A partir disso, começam a ter um crescimento exponencial e aumentam seus lucros constantemente. Contudo, esses resultados não são conquistados do dia para a noite.
As marcas mais famosas evoluem porque estão constantemente inovando, planejando seu design, seu slogan e outras características importantes para conectar-se com seus consumidores. Além disso, elas oferecem benefícios exclusivos aos clientes.
Mesmo que vendam produtos com valores acima da média, as pessoas vão comprar porque se tornaram fãs da marca.
O que os pequenos negócios têm em comum com essas grandes marcas, é o fato de que todos podem conquistar clientes mais fiéis, e isso é feito por meio do marketing de comunidade.
Para te ajudar a entender melhor essa técnica, neste artigo, vamos aprofundar o conceito de marketing de comunidade e de que maneira ele pode ser trabalhado. Confira!
Afinal, o que é marketing de comunidade?
O marketing de comunidade é uma estratégia criada para diminuir o espaço existente entre empresa e seus clientes, possibilitando um acompanhamento de sua evolução, necessidades e nível de satisfação.
Quando uma marca trabalha com esse tipo de marketing, seu principal objetivo é conquistar um espaço na mente dos consumidores e estabelecer um relacionamento de qualidade.
Assim, uma companhia de disco de corte para alumínio pode trabalhar o marketing por meio de um espaço exclusivo no meio digital, podendo participar, dentre outros tipos de experiências:
Grupos nas redes sociais;
Comunidades online;
Fóruns de discussão;
Eventos ao vivo.
Algo relevante e que merece destaque é o fato de que o marketing de comunidade não acontece apenas na internet, uma vez que o conceito de comunidade está muito além do que é virtual ou presencial.
É papel da empresa decidir de que maneira vai investir em sua comunidade, mas independentemente de sua escolha, é necessário manter o foco no produto ou serviço e entregar uma solução para os consumidores.
O marketing de comunidade também é uma via de mão dupla, visto que, assim como a empresa acompanha o que as pessoas falam sobre ela, também consegue aumentar o engajamento do público.
É uma maneira de mapear o desenvolvimento e sucesso do cliente e oferecer um espaço aberto para o diálogo com esses indivíduos.
De maneira resumida, o objetivo é conquistar a lealdade do cliente, mantendo-o sempre satisfeito. Com isso, a tendência é que ele se torne um verdadeiro embaixador da marca.
Existem dois tipos de marketing dentro dessa categoria que podem ser trabalhados. Um deles diz respeito às estratégias orgânicas, onde os consumidores interagem por conta própria, sem que a empresa precise incentivá-los.
No caso de uma fábrica de telas de proteção para janela, as pessoas criam grupos e compartilham suas experiências, e isso dá início a uma relação de comunidade.
Por isso, é importante estar sempre atento e se preocupar com a qualidade da mensagem que está sendo transmitida, analisando o nível de satisfação dos clientes.
Outro tipo é o marketing patrocinado, em que a empresa faz um investimento em plataformas específicas.
A principal vantagem é que a organização tem mais controle de quem participa, do tipo de conteúdo que circula e da evolução dos clientes.
Os dois tipos funcionam muito bem para qualquer tamanho de empresa e ajudam a conquistar clientes mais satisfeitos e fiéis. No entanto, para isso, é fundamental gerenciar a interação e saber colocar em prática o marketing de comunidade.
Como trabalhar o marketing de comunidade?
O marketing de comunidade reforça o quanto é importante construir a marca. Pense nas empresas mais famosas que você conhece: todas elas certamente construíram comunidades que os consumidores querem fazer parte.
Ao trabalhar com ele, um fabricante de caixa para transportar bolo mostra que é capaz de conectar pessoas, oferecer soluções personalizadas e se posiciona como uma empresa criativa.
Como resultado, ela nota o aumento do engajamento, mas solidez e bons resultados financeiros, e entre as principais dicas para trabalhar esse tipo de marketing estão:
1 - Entender os clientes e colaboradores
Não basta apenas alinhar os clientes, pois a companhia também precisa pensar em seu público interno, ou seja, seus colaboradores.
Se a empresa entende o que precisa fazer para melhorar o engajamento, seus funcionários precisam entender esse ponto de vista e assim trabalhar de maneira alinhada com os objetivos do negócio.
Para além de agradar os clientes e possibilitar boas experiências, o alinhamento do público interno também deve buscar outros objetivos como o monitoramento de resultados, unificação de setores, determinação dos valores da empresa, e assim por diante.
Isso garante que as ações de marketing de comunidade sejam mais eficientes e organizadas, contudo, é necessário que sejam aplicadas com base nas necessidades da empresa, além de haver maior investimento em retenção e atração.
2 - Capacitar os funcionários
Mais uma vez, os funcionários da organização, como no caso de uma oficina de bateria moura 60a, assumem um papel importante nessa estratégia.
Se a companhia possui bons talentos, mas ainda assim não acredita que eles estão alinhados à otimização da marca, talvez seja o momento de capacitá-los.
Mesmo que eles sejam importantes para os setores, em algum momento precisam trabalhar com a atração e a retenção de pessoas interessadas nos produtos ou serviços.
Para expandir o conhecimento dos membros da equipe, a empresa deve investir na participação deles em palestras, webinários, eventos e workshops.
3 - Investir em personalização
Para fazer com que uma pessoa queira participar da comunidade da marca, é necessário investir em maneiras de fazer com que ela se sinta única e especial.
Uma marca de balão de gás hélio pode estabelecer uma comunicação mais impessoal com seu público, compreender as intenções de cada interação, ouvir os feedbacks e investir em melhorias e ambientar o espaço por meio de sons e imagens.
Por exemplo, dentro de uma loja é possível levar pessoas para a comunidade por meio da música. A playlist certa para o espaço estimula o engajamento entre seus membros e aumenta a conexão entre eles.
Para que as estratégias de marketing de comunidade funcionem, é fundamental conhecer as características do público-alvo, ter uma equipe capacitada, investir em posicionamento sólido e incentivar a reunião e a conexão entre os membros.
Como resultado, a companhia conquista consumidores fiéis, melhora seus resultados e consegue expandir o próprio negócio.
4 - Contar com uma equipe engajada
Uma vez que os colaboradores estão capacitados, um fabricante de agenda escolar personalizada pode criar um time.
A função da equipe será executar as tarefas, estando sempre atentos às demandas do público e assim facilitar o investimento em ações que mantenham a comunidade sempre engajada.
Para não errar nessa etapa, as tarefas devem ser delegadas de acordo com os talentos de cada um, mantendo um canal aberto para novas ideias.
Os colaboradores vão contribuir com novas soluções, o que ajuda a empresa a lidar com agendas sobrecarregadas, administrar melhor os diferentes setores e organizar seus budgets.
5 - Manter os membros alinhados
Os clientes que fazem parte da comunidade de uma empresa de cesta básica atacadão possuem necessidades e dores.
A mesma situação se aplica aos novos membros que são atraídos, por isso, é necessário alinhar os serviços e produtos aos clientes novos e antigos.
Para conseguir esse alinhamento, é necessário conhecer os pontos positivos e negativos da companhia, o que ela pode oferecer de maior relevância e qual é a motivação para manter a comunidade unida.
Se o negócio já possui um grupo de clientes fiéis e que estão sempre engajados, fica mais fácil mapear tais questões.
Uma dica para isso é aplicar um questionário ou conversar diretamente com as pessoas. Caso não seja possível, a organização pode reunir informações que ajudem a encontrar boas soluções.
6 - Gerenciar a comunidade
Depois de formar a comunidade, uma clínica de tratamento com enzima deve gerenciar, monitorar os resultados e acompanhar de perto a maneira como as estratégias se desenvolvem.
Essa é a única maneira de fazer com que as ações estejam sempre voltadas para as necessidades do cliente. Para fazer isso, a empresa pode utilizar os feedbacks de seus membros.
Por outro lado, também é possível trabalhar com métricas e indicadores, além de pesquisas criadas junto com a equipe.
Considerações finais
Por meio do marketing de comunidade, um negócio pode ter um grande número de clientes fiéis. Tanto por meio de estratégias pagas quanto as orgânicas ajudam a desenvolver um produto ou serviço com foco total no cliente.
Esse nível de personalização oferece uma experiência única, e a empresa pode construir suas ações e fazer melhorias com base no feedback fornecido pelos clientes.
Com isso, ela trabalha o marketing de comunidade e transforma clientes comuns em verdadeiros fãs da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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