Gestão de dados e previsões de marketing para 2022
Por Guy Hanson, vice-presidente internacional
de Engajamento de Clientes da Validity
São Paulo, fevereiro de 2022 -
2021 foi um ano imprevisível para marcas e consumidores. Sem dúvida, a pandemia
trouxe uma variedade de desafios e oportunidades para as empresas e suas
equipes de marketing, que tiveram que se adequar a uma série de mudanças
regulatórias significativas ao longo do período.
Depois de dois anos muito turbulentos,
espera-se que as marcas usem as diversas táticas de marketing disponíveis que
as ajudará a engajar melhor com seu mercado-alvo e, por sua vez, aumentar as
vendas para o negócio.
O crescimento do e-mail
2021 foi um marco no setor, com a celebração de 50 anos de e-mail. Como canal
de comunicação, ele percorreu um longo caminho desde que a primeira mensagem
foi enviada, e ainda existem estimativas de aumento do número de usuários
globais para 4,6 bilhões até 2025.
Previsões repetidas de que o e-mail
desaparecerá gradualmente e se tornará irrelevante no mundo moderno têm sido
consistentemente desconsideradas. Essas previsões geralmente giram em torno do
crescimento de outros canais de comunicação, como SMS e as mídias sociais.
No entanto, o e-mail continua a reforçar
sua posição como o canal de comunicação de marketing preferido para
profissionais dessa área e consumidores, e continuará crescendo nos próximos
anos como o pilar central de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.
Neste ano, o e-mail se desenvolverá tanto em termos de receita e engajamento
quanto em volume.
As Accelerated Mobile Pages (AMP), ou
Páginas Móveis Aceleradas para e-mail, é uma tecnologia que já existe há vários
anos, mas 2022 é o ano em que se prevê sua popularização. A AMP permite que os
remetentes combinem conteúdo dinâmico, em tempo real e atualizado, com
interatividade em experiências individuais hiperpersonalizadas, como por
exemplo, funcionalidades tipo carrosséis, menu hambúrguer (aquele ícone
com três listras como forma de acesso aos itens de navegação da interface) e
pesquisas incorporadas no e-mail.
Até o momento, a adoção desse recurso
tem sido lenta, em parte porque a implementação consome tempo e dinheiro, e
ainda não é totalmente suportada por todos os provedores de e-mail (caso da
Apple, por exemplo). No entanto, trazer mais funcionalidades para a caixa de
entrada significa que os assinantes estão mais preparados para converter quando
clicam (± 20% a mais), tornando a AMP para e-mail uma opção interessante.
No ano passado a Apple lançou o Mail
Privacy Protection (MPP), que pré-busca todas as imagens de e-mail no momento
da entrega, o que significa que os pixels de rastreamento serão acionados
independentemente de os usuários terem aberto esses e-mails ou não. Além dos
relatórios de taxa de abertura, as táticas de e-mail estabelecidas (como
higiene de lista, gerenciamento de recência e automação da jornada do cliente)
são afetadas, com o efeito indireto de uma experiência de assinante
potencialmente limitada para os usuários da Apple.
Embora seja um passo louvável em direção
a uma maior privacidade do consumidor, o MPP está criando novos desafios para
os profissionais de marketing, à medida que eles enfrentam desafios para medir
e entender o que impulsiona o engajamento do assinante.
Por causa do MPP, espera-se que esses
profissionais adotem uma abordagem mais holística da mensuração de dados neste
ano. Isso fará com que os remetentes de e-mail se concentrem mais nas
principais métricas, como cliques e conversões, bem como comportamentos
relacionados, como visitas ao site, logins de contas e atividade de compra.
Além disso, eles também se concentrarão
em táticas de aquisição que geram novos assinantes mais engajados desde o
início. A obtenção de zero-party data (dados fornecidos intencionalmente pelo
consumidor ao invés de dados de terceiros captados a partir do comportamento
online) será parte fundamental dessa estratégia.
A demanda por dados
A partir de 2022, as
grandes multas do GDPR – General Data Protection Regulation (Regulamento Geral
sobre a Proteção de Dados, da Europa) continuarão à medida que os reguladores
endurecerem sua aplicação.
Um relatório do escritório de advocacia
global DLA Piper mostra que as autoridades supervisoras de proteção de dados em
toda a Europa emitiram um total de quase € 1 bilhão em multas do GDPR desde 28
de janeiro de 2021. Os reguladores estão se inclinando para uma fiscalização
mais dura, e 2022 tem o potencial de ser um ano de multas, principalmente
porque brechas legais pouco esclarecidas são contestadas nos tribunais. E no
Brasil, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a tendência é que ocorra o
mesmo.
Os consumidores também estão se tornando
mais conscientes (e cautelosos) de como seus dados pessoais são usados,
gerenciados e protegidos. Muitos estão ouvindo nos noticiários sobre violações
de dados de alta visibilidade ou multas do GDPR (e da LGPD, no caso do Brasil),
bem como fraudes por e-mail e SMS.
Ao mesmo tempo, os golpistas estão se
tornando mais experientes e sofisticados com os seus métodos de ataque, tendo
os dados na vanguarda de seus esforços. As marcas ainda têm muito a explicar aos
clientes sobre como os dados pessoais são usados e mantidos em segurança. A
gestão de dados mais eficaz e com maior transparência para os clientes fará
parte das melhores práticas fundamentais em todos os setores.
O ano passado ensinou muito às empresas sobre e-mail marketing e gestão de dados. Como as marcas continuam a se adaptar aos novos regulamentos e processos à medida que engajam com os seus clientes será uma narrativa importante. Embora nunca haja uma resposta definitiva para o que 2022 reserva, uma coisa é certa: tem tudo para ser mais um ano de crescimento exponencial para os profissionais de marketing.
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