Plano de carreira para a equipe estimula o negócio
Além de salário atrativo, especialista explica
elementos essenciais para conquistar a lealdade do colaborador
Segurança financeira, perspectiva a
longo prazo e senso de pertencimento são objetivos perseguidos por todo
profissional que decide formatar sua carreira dentro de uma organização. Essa
garantia é uma premissa para que os colaboradores se motivem a cumprir suas
metas e novos desafios.
Segundo a especialista em precificação e
finanças, Beatriz Machnick, os benefícios qualitativos de longo prazo e o plano
de carreira estão entre os principais elementos valorizados na hora de se
candidatar a uma vaga de emprego. “O plano de carreira serve como um
direcionamento para o crescimento profissional e uma maior eficiência de
entrega. Ele permite que o indivíduo alcance cargos mais estáveis dentro do
ambiente de trabalho, além de desenvolver a persistência, a disciplina e a
paciência, uma vez que este é um processo gradativo que envolve inúmeros
obstáculos e custos”, explica.
A especialista reforça, ainda, que o
plano de carreira tem ligação dieta com o crescimento econômico da empresa. “A
experiência de mercado forma talentos cada vez mais competentes. O que antes
era uma atividade que demandava diversas pessoas, hoje requer um único
colaborador. Isso significa mais eficiência, o que precisa estar proporcional à
remuneração e, também, ao retorno financeiro do negócio”, explica.
Para isso, é importante que a empresa
estruture um setor de Recursos Humanos (RH) empenhado na implementação do plano
e que transmita segurança aos profissionais e que seja sustentável
financeiramente a longo prazo para a empresa. Um plano de carreira robusto
proporciona uma maior organização e visão de alcance de evolução profissional,
além de manter presente o desejo de galgar novas posições hierárquicas na
corporação.
Beatriz Machnick reforça, para que esse
instrumento seja utilizado com eficiência, é preciso alinhar os valores e
interesses da firma aos do colaborador, para que fique transparente os
critérios para uma promoção, por exemplo. Além disso, é necessário estabelecer
metas, ter olhar crítico, apontar resultados concretos e esclarecer a
gratificação. “É fundamental tornar o processo funcional e, também não deixar
de investir na qualificação profissional. Caso contrário, a empresa pode
enfrentar alta rotatividade, desmotivação e, consequentemente, baixos
resultados”, finaliza.
Sobre BM Finance Group - Fundada por Beatriz Machnick,
professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em
Governança e Sustentabilidade, a BM Finance Group tem sede em Curitiba e
presença em 22 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços
na Advocacia e autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão
Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários
Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e
Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para
Consultivo e Contencioso (2014), Beatriz é professora na Escola Superior da
Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil e criadora do Método MAC para
gestão financeira.
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