As inovações e necessidades na retomada dos serviços de campo nos negócios
Por Marco Tanelli, Director, Customer Workflows
na ServiceNow
Quando falamos da necessidade de uma
experiência positiva do cliente ao contratar um serviço ou produto, muitas
vezes nos referimos à compra e usabilidade, mas não podemos nunca nos esquecer
da importância que os serviços de atendimento ao cliente e solução de problemas
tem não apenas na fidelização do cliente, mas também na imagem da empresa ao
mercado. E em com o crescimento de modelos de negócio “as a service”, ou seja, por meio de assinaturas e on demand, a assistência prestada pelas empresas ganha um peso ainda
maior. E um fator ainda importante que não pode ser minimizado são os serviços
de campo.
Com o advento da transformação digital e
a sua aceleração no último ano por conta da pandemia de Covid-19, é natural
imaginar que os serviços de campo perderam espaço. Visitas in loco à clientes, empresariais ou particulares se tornaram raras
em um momento em que o isolamento social era necessário. Porém com a adoção de
protocolos de segurança rígidos e o avanço da vacinação estas visitas voltaram
a acontecer, trazendo com elas as inovações e adaptações decorrentes deste
período difícil.
Vale ressaltar que o setor não estava
parado antes da pandemia. Novas tecnologias e investimentos em soluções menos
custosas, mais eficientes e tragam uma melhor experiência para o cliente já
eram prioridade das empresas de diversos setores. Desde uma filtragem mais
precisa sobre os problemas que necessita uma visita de campo, até mesmo o uso
de tecnologias em realidade aumentada, que permitem um atendimento à distância.
Naturalmente, as necessidades e natureza
dos serviços de campo mudam de acordo com o setor. Empresas de telecomunicação,
como provedoras de internet e telefonia empresarial têm demandas diferentes do
setor hospitalar, que requer uma manutenção constante e bem-feita de seus
equipamentos. Daí advém também uma mudança no perfil destes serviços. Muitas
empresas têm optado por reduzir a frequência das visitas, mas realizar
manutenções e serviços mais completos, o que traz benefícios não só para a
própria empresa com a redução de custos, mas para a experiência do cliente.
Não podemos nos esquecer que quando um
profissional está realizando um serviço de campo, ele se torna uma verdadeira
extensão da empresa. Mais do que o indivíduo, o cliente está recebendo a
prestadora de serviços. E é com isto em mente que este tema deve ser abordado.
Investir na profissionalização e inovação dos serviços de campo é investir no
relacionamento do cliente com a empresa. Afinal, é esta relação que garantirá
que ele não apenas continue sendo um cliente, mas também um embaixador da
marca.
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