Saúde mental no trabalho: leve muito a sério
De acordo com pesquisa 71% dos entrevistados no Brasil, acham que
organizações deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental aos
colaboradores
Um dos assuntos
comentado no mercado de trabalho, principalmente nos últimos anos é a saúde
mental. E para quem é empresário não pode fechar os olhos para esse problema.
“Essa sensação vai interferir na capacidade de assumir responsabilidades e
cumprir metas, no engajamento com os compromissos das empresas e nos
relacionamentos interpessoais”, alerta André Minucci, Mentor e CEO da empresa
Minucci RP.
De acordo com uma
pesquisa desenvolvida pela Pearson (uma empresa de educação) afirma que para
71% dos entrevistados no Brasil, as organizações deveriam oferecer serviços
gratuitos de saúde mental aos colaboradores.
São dois aspectos
fundamentais a serem analisados quando o assunto é saúde mental no trabalho, o
psicológico e o emocional. A saúde mental sempre foi vista como algo a ser
abordado apenas clinicamente, ou seja, algo relacionado quase que exclusivamente
aos cuidados com a vida pessoal. Há uma variedade grande de transtornos mentais
que afetam os colaboradores de uma empresa. Vamos citar os principais, conforme
a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).
Depressão
Segundo levantamento de
2019 sobre saúde no território nacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10% da população tem com esse
problema, que pode levar à perda da autoestima, à redução das atividades que
requerem esforço físico e mental e, a pensamentos de inferioridades, com
tendências suicidas. É doença, sim, e precisa urgentemente de apoio clínico.
Ansiedade
Surgem diferentes
sintomas físicos e emocionais que atrapalham o dia a dia, como a cobrança e
dificuldade com prazos, são exemplos de ansiedade nas empresas. Para controlar
os sintomas é preciso fazer: atividade física, ter um sono regulado e uma dieta
saudável.
Síndrome de burnout
Trata-se de um
transtorno ainda recente, mas diretamente relacionado ao trabalho. Na pandemia,
por exemplo, houve muitos casos e surge exatamente a partir de várias situações
de estresse no próprio emprego. O trabalhador pode se desgastar muito rápido a
ponto de não conseguir mais assumir nenhuma tarefa.
Quais ações a empresa pode promover para ajudar o colaborador?
Ações para fazer com
que o colaborador se sinta bem é primordial para o cuidado com a saúde mental
dos colaboradores. “São ações que vão ajudar a fortalecer a confiança e a boa
relação - que toda empresa se orgulha em formar. É preciso ir muito além.
Posicionar-se como uma empresa inovadora com treinamentos de inteligência emocional, humanizada no
mercado. Acentua Minucci.
São
atitudes práticas, simples e indispensáveis:
Formação
de equipes com psicólogos organizacionais disponíveis para sessões de plantão
psicológico dentro da própria instituição;
Oferta
de benefícios flexíveis voltados para o lazer, acesso à cultura e a promoção do
entretenimento; atividades que garante diversão e desconexão dos colaboradores
com a rotina de trabalho;
Divulgação
de serviços psicológicos externos que atendam gratuitamente ou em parceria com
a organização.
Para mais
informações acesse o site: minuccirp.com.br
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