Dia do Cliente: sete tendências para conquistar e fidelizar o consumidor
Investir em canais de comunicação assertivos e
oferecer diversidade nos métodos de pagamento são algumas dicas que a Provu
traz para elevar a qualidade da experiência do cliente
No dia 15 de setembro é comemorado o Dia
do Cliente. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as
relações entre o comércio e os consumidores. Sabemos que a experiência do cliente
é um ponto chave de qualquer negócio e representa um fator determinante no
processo de decisão de compra do consumidor. Toda a interação que o cliente tem
com a marca, da pré-venda ao pós-venda, resulta na impressão que a empresa
deixa no consumidor. A Provu, fintech de
meios de pagamento e crédito pessoal, traz sete tendências que vão ajudar a
elevar a qualidade da experiência dos clientes ao consumir seus produtos e
serviços.
1. Experiência Omnichannel
Oferecer uma experiência omnichannel é
conduzir melhores relacionamentos com seus públicos em todos os pontos de
contato, permitindo ao usuário um uso simultâneo e integrado dos seus
diferentes canais. A experiência entregue precisa ser completa, de ponta
a ponta. Isso envolve questionar: Quais canais de comunicação são usados pela
empresa? Como eles são usados? Estão integrados? Qual mensagem querem
transmitir? Qual canal ainda não é utilizado? A ideia é integrar diferentes
canais de comunicação e oferecer aos clientes uma experiência de marca
unificada. Em uma experiência omnichannel, um canal ajuda o outro e a empresa é
capaz de oferecer uma jornada de relacionamento cada vez melhor.
2. Phygital
Experiência phygital é promover a
conexão entre o mundo real e digital. O desafio das empresas vem sendo
redesenhar modelos de compra em um mundo cada vez mais digitalizado. Isso
envolve tirar o vendedor de trás do balcão da loja física, onde ele está
esperando o cliente, e colocá-lo no mundo digital para falar de promoções e
produtos, promovendo uma conexão com o consumidor. A ideia é marcar presença em
ambientes físicos e digitais, assim como construir relevância e engajamento da
marca com o público consumidor também de forma offline.
3. Investir na equipe
É importante ter em mente que a
experiência do cliente está diretamente ligada àexperiência que o colaborador
tem na empresa. Oferecer uma boa experiência aos funcionários vai refletir
diretamente no atendimento e na forma como eles irão interagir com o cliente.
Por isso, vale a pena investir no desenvolvimento da equipe, oferecendo
treinamentos para que eles entendam a importância de priorizar a jornada do
consumidor, sabendo dar o suporte necessário aos clientes. Oferecer uma
experiência personalizada deve ser um esforço de toda a equipe.
4. Conheça o seu
cliente
Encantar o cliente parece mágica, mas
não é, depende de muito planejamento e estratégias assertivas. Quando isso
acontece, o resultado é uma alta percepção de valor em relação ao produto ou
serviço oferecido. Por falta de planejamento, muitas empresas acabam por não
encantar ninguém. Conhecer quem se deseja encantar é um primeiro passo. Com uma
análise de perfil assertiva, é possível traçar estratégias que serão
direcionadas a cada público do negócio, convertendo mais vendas. A empresa que
conhece o perfil e o comportamento dos seus clientes como hábitos, valores e
atitudes, sabe o que deve oferecer. Conhecer o seu target e desenvolver
estratégias para suas necessidades e desejos é fundamental para o aumento da taxa
de conversão e,consequentemente, da recorrência.
5. Crie laços
É fundamental criar laços com o cliente
antes e depois da compra, isso mostra que a empresa se importa não só com o
lucro, mas também com a experiência que ele tem com o produto. Essa estratégia
deve ser construída antes mesmo da compra do produto, mapeando o seu cliente,
sabendo o que ele espera da sua marca, e após as compras continuar se
importando com ele. Nesse ponto vale enviar e-mails ou mensagens perguntando o
que achou do produto, se algo o desagradou, e pedindo dicas que ele pode
oferecer para possíveis melhorias.
6. Não faça o cliente perder tempo
Uma experiência bem sucedida deve levar
em consideração o tempo do cliente em cada interação. É importante que as
empresas se esforcem para diminuir o tempo necessário dos clientes para receber
os produtos ou serviços que eles desejam. Nesse sentido, vale a pena
recorrer às ferramentas de gestão de fluxo de trabalho, inteligência artificial
e automação de processos de negócio a fim de aumentar a eficiência e
produtividade, gerando impacto direto na satisfação do cliente. Isso pode
evitar que sua audiência se frustre e que potenciais clientes não abandonem sua
jornada antes de concluí-la.
7. Diversifique os
meios de pagamento
Oferecer diferentes meios de pagamento,
como condições especiais para compras à vista e parcelamento no boleto, é um
diferencial competitivo e ajuda o cliente a não desistir da compra. Para as
pessoas que não possuem cartão de crédito, ou não querem comprometer o limite
do seu cartão, mas precisam parcelar, opção como o Provu Boleto
Parcelado, por exemplo, é uma boa alternativa, enquanto o comerciante recebe o
valor total da compra, sem pagamento de taxas, como acontece com as maquininhas
de cartão de crédito.
Sobre a Provu
A Provu é a fintech que vive o Brasil e o sonho dos brasileiros. Nasceu com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito e amparar os clientes com soluções financeiras para que possam realizar seus planos, saírem de dívidas abusivas e consigam ter poder de compra. A fintech conta com um time de 200 profissionais espalhados por todo o Brasil e já atendeu mais de 90 mil clientes, oferecendo mais de R$ 750 milhões em crédito. Atualmente a empresa conta com dois produtos: Seguindo o conceito de Buy Now Pay Later, que está em crescimento no mundo, o Provu Boleto Parcelado é ideal para os lojistas que podem oferecer aos seus clientes mais uma forma de pagamento. Isso ajuda na conversão de novos clientes e a aumentar o tíquete médio de compras. Com ele o consumidor compra um produto e paga em parcelas via boleto e o lojista recebe o valor total da compra, sem tarifas ou taxas. Já o Provu Empréstimo Pessoal oferece crédito entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil de forma 100% digital, sem garantias e com taxas justas e personalizadas.
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