Empresas brasileiras estimam mais de US$4,7 milhões em negócios após Expoplast
Durante a feira, considerada porta de entrada
para a indústria do plástico no Peru, companhias brasileiras movimentaram
US$810 mil em vendas
Expondo máquinas de
alta eficiência e inovações tecnológicas, nove empresas brasileiras
participaram da Expoplast, feira internacional da indústria do plástico, que
aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto. O evento, que ocorreu no Peru - país
que hoje apresenta uma das economias de maior evolução na América Latina -, é
um dos pontos de encontro mais importantes da indústria plástica
latino-americana e do Pacífico Sul.
Por meio do Programa
Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre ABIMAQ (Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ApexBrasil (Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos), as empresas Boy Service, Delgo,
Lakatos, Laserflex, Mecalor, Polimáquinas, Reinaflex, SEIBT e Vizuri
participaram da feira, que contou com aproximadamente 300 expositores nacionais
e internacionais e mais de 20 mil visitantes.
“A Expoplast mostrou um
cenário promissor para as exportações brasileiras. Apenas nos quatro dias de
evento, as empresas que estavam junto ao BMS totalizaram US$810 mil em negócios
realizados in loco,
com estimativa de atingir mais US$3,95 milhões em negócios nos próximos 12
meses”, explica Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da
ABIMAQ. Os principais destinos foram o próprio Peru, além de Equador e Chile.
Vale ressaltar que o
Peru foi o o 3º maior importador de máquinas e equipamentos brasileiros para o
setor plástico em 2021. O país importou US$7,6 milhões ao longo do ano,
representando 8% do total exportado pelo Brasil no período. No primeiro
semestre de 2022, o país já movimentou US$4,5 milhões em maquinários
brasileiros, um aumento de 46,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na cesta de produtos
brasileiros mais exportados para o Peru do setor, em 2021, destacam-se:
máquinas e aparelhos para trabalhar borracha ou plásticos ou para fabricação de
produtos dessas matérias; máquinas auxiliares para impressão e máquinas e
aparelhos de impressão, flexográficos. Juntos, os três segmentos de produto
acumulam mais de 60% do valor total importado pelo país.
PANORAMA DAS EXPORTAÇÕES
BRASILEIRAS
No ranking dos destinos mais
importantes para a exportação de máquinas e equipamentos do setor plástico, em
2021, estão: os Estados Unidos, a Argentina, o Peru, o Reino Unido e o Chile.
No mesmo ano, o Brasil
exportou US$15 milhões para os Estados Unidos, 16% de seus maquinários no
setor. A Argentina importou US$14,1 milhões no mesmo período, enquanto o Peru
movimentou US$7,6 milhões. Já o Reino Unido aumentou sua participação em 79%
entre 2020 e 2021, atingindo US$7,3 milhões. O Chile, por sua vez, alcançou
US$6,4 milhões em importações.
Entre os equipamentos
brasileiros mais exportados dentro da indústria do plástico estão as máquinas e
aparelhos para trabalhar borracha, plásticos ou para fabricação de produtos
dessas matérias. Em 2021, esses itens tiveram uma participação de 27,4% dentro
do setor, movimentando US$25,7 milhões. Outro destaque são as máquinas
auxiliares para impressão, que alcançaram US$11,2 milhões nas exportações, um
aumento de 27% em relação ao ano anterior.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto
da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de
máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O
Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de
diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens,
entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS
registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas,
estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para
aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos
humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário