Feedback, o seu maior aliado!
Sempre tenha em conta que uma equipe sem feedback não evolui
Por *Andressa Silva
Você sabe como aumentar seu impacto
e aperfeiçoar sua liderança por meio de feedback? Ainda acredita
que dar feedback nem sempre é uma tarefa fácil? Vamos desmistificar isso
ao longo deste artigo.
Ao contrário do que muitos acreditam, o feedback é uma importante ferramenta
que viabiliza estreitar diálogos, criar maturidade nos times e construir
atitudes positivas até mesmo a partir de conflitos.
A palavra feedback representa a junção de feed (alimentar)
e back (de volta), ou seja, retroalimentar, dar resposta a um
comportamento, atitude ou performance.
Podemos considerar que o feedback é uma base de dados
valiosa e, por ela, diagnosticamos falhas em processos, comparamos o
desenvolvimento anterior com o atual, conseguimos atuar não só de forma reativa,
mas também proativa, como, por exemplo, diminuir a porcentagem de erros ou até
mesmo descobrir a origem deles.
Segundo a artigo assinado por Victor Lipman e publicado na Forbes, 65% dos funcionários gostariam de
receber mais feedback do que recebem atualmente. Mas então por que não recebem?
“Bons gestores invariavelmente dão feedback. Eles são
comunicadores naturais. Se um gestor realmente não gosta de se comunicar com
seu próprio pessoal, há uma boa chance de ele estar melhor em outra linha de
trabalho”, comenta Lipman.
Fazendo uma reflexão sobre o artigo e de acordo com a minha experiência
atuando há mais de 6 anos com ferramentas de gestão, cerca de 80% dos problemas
de gestão não são necessariamente ligados à qualidade da liderança, mas sim, à
qualidade da comunicação e falta de feedback contínuo.
O principal objetivo da ferramenta é proporcionar protagonismo ao
indivíduo, com foco em seu desenvolvimento. Esta ação poderá ajudar o
colaborador em seu crescimento pessoal e profissional e, também, viabilizar
melhores resultados para a organização.
Um feedback construído de forma eficiente deve ser claro,
baseado em evidências e mostrando os resultados esperados.
Você não precisa ter medo de dar o “feedback negativo”.
Construa este momento de forma respeitosa e busque o desenvolvimento do
profissional de forma objetiva e positiva. Para melhorar os resultados, indico
a aplicação das seguintes estratégias:
• Repita
a mesma mensagem de formas diferentes;
• Certifique-se
de que foi compreendido;
• Esteja
preparado para ouvir de fato! Às vezes ouvimos com propósito de resposta
imediata. Pare e ouça de verdade.
O feedback não é uma ferramenta exclusiva top-down e
deve fazer parte do dia a dia de todos os níveis da empresa. Sempre tendo em
conta que uma equipe sem feedback não evolui.
Portanto, se o objetivo é aumentar a confiança, melhorar a
comunicação e os resultados, não deixe de exercitar o uso desta importante
ferramenta, que certamente trará excelentes resultados, não só para a sua
equipe, como para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
*Andressa Silva é Analista de RH da Open Labs
|
Sobre a Open Labs SA.
Somos uma empresa de inovação tecnológica, soluções convergentes e
serviços digitais. Desenvolvemos sistemas nas áreas de
negócios, operações, redes, TV e mídia.
Fazemos parte do Grupo Altice
Labs, com sede em Portugal. No Brasil, temos unidades de
desenvolvimento de software em São Paulo e Rio de Janeiro. Operamos
em múltiplos mercados onde a demanda por soluções robustas e
resultados audaciosos são imprescindíveis.
Com criatividade e agilidade, empoderamos empresas a construírem novos
produtos e soluções por meio de diferentes tecnologias com foco
na experiência do cliente, eficiência operacional, automatização
digital e conectividade.
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