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Feedback, o seu maior aliado!

Sempre tenha em conta que uma equipe sem feedback não evolui

 

 

Por *Andressa Silva

 

Você sabe como aumentar seu impacto e aperfeiçoar sua liderança por meio de feedback?  Ainda acredita que dar feedback nem sempre é uma tarefa fácil? Vamos desmistificar isso ao longo deste artigo.

 

Ao contrário do que muitos acreditam, o feedback é uma importante ferramenta que viabiliza estreitar diálogos, criar maturidade nos times e construir atitudes positivas até mesmo a partir de conflitos.

 

A palavra feedback representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, retroalimentar, dar resposta a um comportamento, atitude ou performance.

 

Podemos considerar que o feedback é uma base de dados valiosa e, por ela, diagnosticamos falhas em processos, comparamos o desenvolvimento anterior com o atual, conseguimos atuar não só de forma reativa, mas também proativa, como, por exemplo, diminuir a porcentagem de erros ou até mesmo descobrir a origem deles.

 

Segundo a artigo assinado por Victor Lipman e publicado na Forbes65% dos funcionários gostariam de receber mais feedback do que recebem atualmenteMas então por que não recebem?

 

“Bons gestores invariavelmente dão feedback. Eles são comunicadores naturais. Se um gestor realmente não gosta de se comunicar com seu próprio pessoal, há uma boa chance de ele estar melhor em outra linha de trabalho”, comenta Lipman.

 

Fazendo uma reflexão sobre o artigo e de acordo com a minha experiência atuando há mais de 6 anos com ferramentas de gestão, cerca de 80% dos problemas de gestão não são necessariamente ligados à qualidade da liderança, mas sim, à qualidade da comunicação e falta de feedback contínuo.

 

O principal objetivo da ferramenta é proporcionar protagonismo ao indivíduo, com foco em seu desenvolvimento. Esta ação poderá ajudar o colaborador em seu crescimento pessoal e profissional e, também, viabilizar melhores resultados para a organização. 

 

Um feedback construído de forma eficiente deve ser claro, baseado em evidências e mostrando os resultados esperados. 

 

Você não precisa ter medo de dar o “feedback negativo”. Construa este momento de forma respeitosa e busque o desenvolvimento do profissional de forma objetiva e positiva. Para melhorar os resultados, indico a aplicação das seguintes estratégias: 

 

•           Repita a mesma mensagem de formas diferentes;

•           Certifique-se de que foi compreendido;

•           Esteja preparado para ouvir de fato! Às vezes ouvimos com propósito de resposta imediata. Pare e ouça de verdade.

 

O feedback não é uma ferramenta exclusiva top-down e deve fazer parte do dia a dia de todos os níveis da empresa. Sempre tendo em conta que uma equipe sem feedback não evolui.

 

Portanto, se o objetivo é aumentar a confiança, melhorar a comunicação e os resultados, não deixe de exercitar o uso desta importante ferramenta, que certamente trará excelentes resultados, não só para a sua equipe, como para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

 

*Andressa Silva é Analista de RH da Open Labs


Andressa Silva é Analista de RH da Open Labs

 

 

Sobre a Open Labs SA.
Somos uma empresa de inovação tecnológica, soluções convergentes e serviços digitais. Desenvolvemos sistemas nas áreas de negócios, operações, redes, TV e mídia.

Fazemos parte do Grupo Altice Labs, com sede em Portugal. No Brasil, temos unidades de desenvolvimento de software em São Paulo e Rio de Janeiro. Operamos em múltiplos mercados onde a demanda por soluções robustas e resultados audaciosos são imprescindíveis. 
Com criatividade e agilidade, empoderamos empresas a construírem novos produtos e soluções por meio de diferentes tecnologias com foco na experiência do cliente, eficiência operacional, automatização digital e conectividade.

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