Capacitação em tecnologia oferecida pela Microsoft e ONG Generation Brasil insere mais de 56% dos participantes no mercado de trabalho
Três meses após concluírem o curso jovens
sentem os impactos positivos dos estudos
São Paulo, 07
de novembro de 2022. No começo deste ano, a Microsoft e a ONG
Generation Brasil firmaram parceria para oferecer capacitação em tecnologia
para jovens de 18 a 30 anos com ensino médio completo. Três meses após a
conclusão do curso 56% dos estudantes, dos 36 alunos que participaram da
iniciativa, conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. O impacto social
trazido pela rápida empregabilidade pode ser constatado no depoimento dos
alunos, que relatam também aumento da autoestima.
Alinhado a missão de promover educação,
diversidade e empregabilidade no mercado de tecnologia, o projeto ofereceu
curso de formação de programação em .Net. Durante três meses os jovens
aprenderam novas habilidades técnicas, além de desenvolverem capacidades
socioemocionais, como proatividade, trabalho em equipe e comunicação. Os alunos
fizeram o curso a fim de aprender uma profissão,
ou realizar uma transição de carreira. No total, a
turma teve 42% de alunas mulheres, 52% de pessoas pretas e pardas e 19% de
pessoas LGBTQIA+.
“A Microsoft está comprometida em
ampliar o acesso à educação pela população brasileira, em especial para aqueles
que fazem parte de grupos sub-representados. Em um país onde temos mais de 10
milhões de desempregados, a crescente demanda por profissionais de tecnologia
representa uma enorme oportunidade para os que estão em busca de uma colocação
profissional. Com esta iniciativa em conjunto com a ONG Generation Brasil, nós
também endereçamos a necessidade de trazermos mais diversidade para o ambiente
de tecnologia que é majoritariamente masculino”, comenta Lúcia Rodrigues, líder
de Filantropia para a Microsoft Brasil.”.
Três meses após a conclusão do curso
mais da metade dos alunos já ingressaram no mercado de trabalho em empresas
como Itaú, Porto Seguro e NovaHaus. Aprender uma nova profissão e entrar no
mercado de trabalho significa também uma melhora na qualidade de vida por meio
do aumento da renda e na abertura de novas oportunidades. Um exemplo é Julio César Conceição, de 18 anos, um dos alunos contratados
como Programador Jr. 1 na empresa NovaHaus. Segundo ele, o novo emprego mudou
suas expectativas, tanto profissionais quanto pessoais e, até mesmo, acadêmicas.
“Posso iniciar a estruturação da minha
vida e sinto que fico cada vez mais próximo de me tornar um profissional de
destaque”. O jovem que, até então, contava com os pais para cobrir todas as
suas despesas, não esconde a satisfação quando recebeu o primeiro salário: “foi
um momento histórico em que eu paguei minha primeira conta”, celebrou o
programador.
Para
Letícia Zimerer, 23 anos, contratada pela JCM Consultores como desenvolvedora
Junior, o curso e novo emprego representam uma prova da sua capacidade. Com
diploma universitário em uma área diferente da tecnologia, Letícia conseguiu
fazer uma transição de carreira e hoje atua na equipe que desenvolve um novo
Sistema de Avaliação de Riscos da JCM. “Este emprego fez com que eu acreditasse
mais em mim e na minha capacidade. Além de ajudar financeiramente nos gastos de
casa, percebi que minha família sente mais orgulho de mim”, afirma a jovem
programadora.
Letícia Zimerer acredita que
“infelizmente, a presença da mulher ainda é escassa no mercado de tecnologia, pois não são todas as
empresas que têm essa cultura de respeito com todos os gêneros”. Ela destaca a
acolhida que teve na JCM Consultores: “Mesmo sendo minoria, sempre fui
respeitada e em nenhum momento me senti diminuída. Quero continuar a crescer profissionalmente e pessoalmente e inspirar outras
mulheres a entrarem na área de tecnologia”, destacou.
Empregabilidade
e futuro digital do Brasil
Índices divulgados em outubro de 2022 pela OCDE (Organização para a Cooperação
e Desenvolvimento Econômico), apontam que o Brasil, entre 45 países avaliados, é o
segundo com a maior proporção de jovens entre
18 e 24 anos que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos: 35,9%. Desses, 5,1% se
encontram nessa situação há mais de um ano. De
acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação
e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a expectativa é que até 2025 exista uma
demanda por 797 mil novos talentos para este segmento. Esta tendência é
visível: até abril de 2021 foram gerados 69 mil empregos na área, contra 59 mil
em todo o ano de 2020.
Adriana Carvalho, CEO da Generation
Brasil, destaca que cerca de 80% dos quase 2.000 formados pela organização
desde 2019 foram inseridos no mercado de
trabalho no prazo de seis meses após a conclusão das capacitações que
participaraam. Desses, aproximadamente 87% continuam no emprego após um ano da
contratação.
“Diversas oportunidades de trabalho não
estão ao alcance de muitos jovens, em especial, em situação de vulnerabilidade
econômica e social, devido, principalmente, à falta de qualificação
profissional. Nesse cenário ocorre a atuação da Generation Brasil, que oferece
um programa de formação para o emprego. Além da alta qualidade das competências
técnicas e comportamentais, que a Generation utiliza, a parceria com empresas é
fundamental. Ter a Microsoft, referência no mercado de tecnologia, como
parceira global é sinônimo de sucesso para a entidade e para os nossos jovens”,
afirma Adriana.
Sobre a
Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.
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