Como preparar o e-commerce das PMEs para a Black Friday? Especialistas dão dicas...
Lideranças de empresas como
Tuvis, Nuvemshop e Salesforce contam como a tecnologia pode contribuir
estrategicamente para alavancar novos negócios online durante o período de
maior venda do ano
São Paulo, 10 de novembro de
2022
-- Desde que se consolidou como a principal data do ano para o comércio, a
Black Friday tem registrado crescimento exponencial nas vendas online. No
Brasil, por exemplo, em pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros
entrevistados pretendem fazer compras online na Black Friday deste ano. Isso
representa um crescimento de 8% em comparação com 2021.
Diante de uma
concorrência cada vez mais especializada, como é possível preparar o e-commerce
para competir com as gigantes do varejo, com vantagem competitiva otimizada e
pronta para performar da melhor maneira possível, engajando e convertendo
interessados em consumidores?
Entrevistamos líderes no
mercado de vendas online, como a Nuvemshop e a gráfica Printi, de startups que
são referência em sales enablement, como a Tuvis, de smart techs,
fintechs e big techs, como IOB, Zoop, Salesforce e Tableau, e até mesmo de um
dos maiores escritórios de advocacia do país, o Trench Rossi Watanabe.
Eles vão dar dicas e
derrubar alguns mitos sobre o uso da tecnologia para alavancar pequenas e
médias empresas na busca por leads qualificados e conversão durante um dos
maiores eventos comerciais do ano em todo o mundo. Veja as recomendações:
1. Identifique o melhor canal de vendas
Yanir Calisar, CEO e
cofundador da Tuvis, empresa de inovação tecnológica para times de vendas,
desenvolveu uma solução que torna o dia a dia deles bem mais produtivo e
prático. Seu produto é um SaaS que automatiza tarefas e coloca as plataformas e
ferramentas mais usadas pelos vendedores, como CRM, videochamadas e assinatura
digital, direto na tela do WhatsApp, com apenas um só clique. Para o
empreendedor, nesta Black Friday, vão se destacar os e-commerces que souberem
identificar estrategicamente os melhores canais de relacionamento com seus
clientes.
“A nova geração da
experiência de interação 1:1 com o cliente já está sendo criada e tem o canal
de relacionamento como prioridade. No Brasil, por exemplo, o aplicativo mais
popular para mensagens é hoje o WhatsApp. Então, colocamos as ferramentas de
trabalho dos times de vendas dentro do app, na interface que eles estão
acostumados a usar. Isso os torna bem mais produtivos, pois podem focar em
fazer novos negócios e conversar com seus clientes diretamente, de forma
estratégica e em um só local. Todo o resto foi sincronizado automaticamente ou
está a um clique do chat”, explica Calisar.
2. Invista em cibersegurança
A IOB, smart tech que une
conteúdo e tecnologia para potencializar empresas e escritórios de contabilidade,
alerta que em datas comerciais, como a Black Friday, há um aumento do número de
ataques cibernéticos. Segundo Clayton Alves Lourenço, head de cibersegurança da
IOB, vale o reforço do alerta para as pequenas empresas, pois as grandes
corporações costumam ter estruturas de segurança mais robustas. Já as PMEs
correm sérios riscos, uma vez que contam com um poder de investimento menor e
estruturas mais enxutas. Além dos prejuízos financeiros e operacionais, um
ataque pode significar a falência do negócio.
“Como nesse tipo de crime é
comum que os dados e acessos aos sistemas da empresa sejam sequestrados e os
criminosos peçam um resgate para devolver o controle, ter seguro empresarial é
recomendável. Porém, é importante frisar que a contratação do seguro é bem mais
acessível para empresas que têm algum tipo de segurança, como as plataformas de
proteção digital, por exemplo. Vale buscar uma ferramenta que seja capaz de
detectar, identificar ameaças e responder contra elas”, reforça Lourenço.
3. Faça a melhor análise de dados
A Tableau, líder em análise
de dados e empresa do grupo Salesforce, é uma companhia presente no mercado de
varejo e atenta às necessidades das empresas para que estas possam fazer o
melhor uso dos dados em períodos críticos para o setor, como a Black Friday.
Segundo o country manager
Brasil da Tableau, Jaime Müller, os dados são essenciais no e-commerce em todas
as suas etapas, desde a identificação para geração de uma campanha, a escolha
do canal a ser utilizado, a métrica de resultado de um potencial cliente até
disponibilidade em estoque, proximidade e roteirização da logística de entrega,
assim como a captura do sentimento da Experiência do Cliente. “Em período de
Black Friday, embora haja bastante demanda de consumo, diferenciação é chave
para vencer concorrência”, avalia.
Conforme o especialista,
obter as respostas e direcionar o planejamento a partir de dados é a forma mais
eficiente e precisa para elaborar ofertas e produtos e obter os melhores
resultados. “As tecnologias de previsão e análises, referência nas grandes
companhias, são acessíveis para empresas de qualquer tamanho e em especial as
PMEs, fazendo com que elas explorem ao máximo o valor dos seus dados e
alavanquem as suas vendas”, diz Müller.
4. Diversifique as formas de pagamento
A Zoop, fintech líder em
tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, aponta a necessidade dos
varejistas diversificarem os meios de pagamento para melhorar o checkout na
Black Friday. Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, as soluções
que valem a pena ficar de olho e que podem ajudar no aumento do volume de
vendas são: carteiras digitais, links de pagamento, pagamento via QR Code,
pagamentos por aproximação, pagamentos por aplicativos, também conhecidos como
pagamentos invisíveis, além, é claro, do Pix em diversas formas, como o Pix na
maquininha de cartão, e o Pix Copia e Cola. Não se esqueça do pagamento BNPL,
em tradução livre compre agora e pague depois, uma modalidade de pagamento a
prazo que pode ser oferecida em compras realizadas em lojas físicas ou online,
sendo que o consumidor não precisa estar vinculado a uma instituição
financeira, nem precisa ter limite de crédito pré-aprovado disponível, como
ocorre com o cartão de crédito.
“Para aproveitar a data é
importante oferecer diversas opções de pagamento para atrair cada vez mais
clientes, uma vez que estão buscando por conveniência e praticidade no momento
de efetuar a compra. Além de incluir também a possibilidade de parcelamento
como o Buy Now Pay Later (Compre Agora Pague Depois), que é um tipo diferente
de crediário. Outro ponto relevante é integrar todos os canais de vendas e de
atendimento, oferecendo aos consumidores uma verdadeira experiência de varejo
omnichannel”, afirma Patrícia Esteves, chief customer officer da Zoop.
5. Atenção aos direitos do consumidor
O aumento no volume de
compras durante a Black Friday torna imprescindível que as empresas se atentem
para os direitos do consumidor ao preparar suas plataformas de e-commerce e
canais digitais. Alexandre Salomão Jabra, associado do Trench Rossi Watanabe,
um dos maiores escritórios de advocacia do país, alerta para esse ponto na data
mais movimentada para o varejo no ano.
“O aumento das vendas na
Black Friday faz com que o número de reclamações de consumidores também cresça
-- consequentemente, as investigações de autoridades também são reforçadas no
período. Do ponto de vista legal, os varejistas precisam cumprir os termos das
promoções oferecidas, que devem ser informadas de forma clara e precisa, e
garantir que os produtos sejam entregues devidamente. Eles também devem
estruturar um serviço robusto de atendimento ao cliente para fornecer
informações claras sobre a validade das promoções, se preparando para responder
às mais variadas reclamações, envolvendo desde defeitos nos produtos até o
descumprimento de prazos de entrega”, avalia Jabra.
6. Simplifique as soluções em toda a jornada
A Printi, gráfica online
focada em materiais personalizados, pioneira nas práticas de Web2Print e
Web2Pack no Brasil, atua de forma bem-sucedida entregando soluções para
empresas de diferentes portes. Para isso, a companhia busca simplificar ao
máximo suas soluções, principalmente em seu site, para tornar a experiência de
seus clientes cada vez mais prática e intuitiva. Dica que num mundo digital
first pode ser valiosa para outras empresas que querem se destacar na Black
Friday.
“A jornada digital nos dias
de hoje precisa ser ágil e descomplicada, e aqui na Printi nós trabalhamos
todos os dias para oferecer a melhor experiência de compra para os nossos
clientes. Para o empreendedor que está se preparando para a maior data do
varejo do país, minha dica é pensar na jornada do início ao fim. Desde garantir
que a identidade visual da marca esteja clara em todos os produtos, até frete e
previsão de entrega. Para garantir uma experiência positiva, os consumidores
devem possuir todas as informações. Isso pode ser um grande diferencial com a
chegada da Black Friday”, destaca Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da
Printi.
7. Foque na experiência e fidelização dos clientes
Outra dica para os
empreendedores é focar na fidelização dos compradores. Mesmo com a alta demanda
por atendimento e fluxo de vendas durante Black Friday, os lojistas precisam
também priorizar a experiência do cliente durante e nos pós compras a fim de
fidelizá-los. De acordo com a pesquisa “Aquecimento Black Friday”, realizada
pela Nuvemshop -- plataforma de e-commerce líder na América Latina --, 33% dos
pequenos e médios empreendedores online irão oferecer brindes aos compradores
durante a campanha.
“Encantar o cliente é
essencial para gerar mais engajamento para o seu negócio. Uma ferramenta
poderosa que auxilia na fidelização do cliente é a experiência wow e unboxing”,
afirma Luiz Natal, gerente de e-commerce e desenvolvimento de plataforma da
Nuvemshop. “Agilizar o envio e entrega do pedido, e investir em uma embalagem
chamativa, com cupons de descontos e brindes, são ações que aumentam as chances
do seu cliente compartilhar o produto nas redes pessoais, gerando mais engajamento
para a loja e aumentando as chances de novas compras.”
8. Crie relações mais próximas e humanizadas
A Salesforce, líder mundial
em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), tem soluções para
apoiar empresas de todos os tamanhos e segmentos em sua transformação digital e
na visão de 360 graus dos clientes.
Segundo a última edição do
seu relatório State of the Connected Customer, que traz insights de quase
17 mil consumidores e compradores empresariais em 29 países, 95% dos brasileiros
afirmam considerar a experiência tão importante quanto produtos ou serviços.
Nesse contexto, Eunice Hirata, vice-presidente regional de commerce cloud da
Salesforce Brasil, acredita que uma relação mais próxima e humanizada das
empresas com os seus clientes pode ser o principal diferencial das marcas
durante a concorrida Black Friday.
“A pandemia acelerou a
transformação digital do relacionamento entre marcas e consumidores e aumentou
as expectativas por simplicidade, facilidade e confiança. Já não basta apenas
oferecer o produto de melhor qualidade ou o preço mais atraente -- a construção
de uma jornada digital eficiente e personalizada é tão fundamental quanto.
Extrair o máximo potencial do uso de dados será o grande diferencial para quem
quiser entregar isso nesta Black Friday”, comenta a executiva.
É importante lembrar que,
neste ano, as atenções da Black Friday serão divididas com a Copa do Mundo, o
que pode ser um desafio extra ou uma grande oportunidade, desde que o negócio
tenha resiliência e senso de urgência para não perder o timing e largar à
frente da concorrência. Para isso, são necessárias uma infraestrutura e
ferramentas de vendas ajustadas a otimizar as jornadas de compra e prpmover
relacionamentos cada vez mais duradouros e de qualidade.
Com uso de CRM, a escolha
estratégica dos canais de relacionamento e tomadas de decisão sendo feitas com
base na análise dos dados, o e-commerce pode se preparar para atender a toda a
demanda do período em grande escala. Isso, somado ao investimento na segurança
digital, facilidades e foco total no consumidor, pode ser a base do sucesso
para atrair a atenção (e conversão) na Black Friday de 2022.
Tuvis
Tuvis é uma plataforma que
transforma o WhatsApp em um canal direto de relacionamento 1:1 com o cliente. A
solução conecta serviços de CRM com aplicativos de mensagens instantâneas e
ferramentas de produtividade para equipes de vendas. Dirigida por Deborah
Palacios Wanzo e Yanir Calisar, a empresa tem sede em Israel e está presente no
Brasil, México, Argentina e Estados Unidos.
No final de 2021, recebeu um
aporte seed de US$ 11 milhões, liderado pela
Zeev Ventures, um fundo de venture capital do israelense Oren Zeev, com
a participação da Base Partners, dos brasileiros Fernando Spnola e Arthur
Mizne. Em 2022, a empresa conquistou o selo de qualidade Great Place To Work®
Brasil como excelente lugar para trabalhar. Para saber mais, acesse o site da Tuvis.
Informações à imprensa:
Fabio Riggi: tuvis@jeffreygroup.com - (11)
98379-3559
IOB. Poder para transformar
A IOB é uma smart tech que
reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de
possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o
dia a dia de mais de 130 mil micro, pequenas, médias e grandes empresas e
escritórios de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil,
tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela
credibilidade e tradição aliadas com soluções tecnológicas, humanizadas e
centradas no cliente. A marca também é dona do IOB 360, que empodera contadores
por meio de experiências completas.
Informações à imprensa:
Viviane Andrade: vandrade@jeffreygroup.com -
(11) 98666-1971
Beatriz Barreto: bbarreto@jeffreygroup.com -
(11) 99661-4425
Ana Lemos: alemos@jeffreygroup.com
Tableau
A Tableau ajuda as pessoas a
ver e compreender os dados. Como a principal plataforma de análises do mundo, o
Tableau oferece uma análise visual com uma poderosa IA, gerenciamento de dados
e colaboração. De indivíduos a organizações de todos os tamanhos, clientes em
todo o mundo adoram usar as avançadas análises do Tableau para alimentar
impactantes decisões orientadas por dados. Para mais informações, visite o site.
Informações à imprensa:
Alline Magalhaes: tableaubr@jeffreygroup.com
- (11) 99479-1361
Zoop
Zoop é a fintech líder em
tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em três
segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) e crédito. Seus
produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer
empresa -- seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa --
possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma
simples, eficiente e segura. Dessa forma, a Zoop ajuda a tornar o futuro dos
serviços financeiros mais democrático, impulsionando a participação de novos
players na indústria financeira e a criação de serviços que atendam melhor
todas as camadas da população.
Com cerca de 680 parceiros
cadastrados em sua plataforma, e atuando no mercado B2B, a empresa viabiliza a
criação de mais de 10.000 empregos indiretos. A Zoop está entre uma das 10
empresas mais inovadoras da América Latina em 2021, de acordo com a Fast
Company. A empresa ocupa o ranking de Linkedin Top Startups pelo 2° ano
consecutivo, e em 2020, foi eleita uma das 100 Startups to Watch segundo a
revista Época Negócios e Pequenas Empresas e Grandes Negócios e uma das 100
melhores fintechs segundo a revista britânica Daily Finance.
Informações à imprensa:
Bruna Martins: bmartins@jeffreygroup.com -
(11) 99175-4487
Trench Rossi Watanabe
Trench Rossi Watanabe é um
dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Sua banca é composta por
equipes especializadas em áreas relacionadas à advocacia empresarial, voltadas
a clientes nacionais e internacionais. O Escritório tem por missão auxiliar seus
clientes a antecipar, gerenciar e solucionar questões jurídicas, num ambiente
de negócios cada vez mais complexo.
Informações à imprensa:
JeffreyGroup Brazil: trw@jeffreygroup.com
Printi
A Printi é mais que uma
gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida
dos empreendedores na hora de personalizar. Fundada em 2012, a companhia é
pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal
investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por
operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens.
Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar
clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a
profissionalizar seus negócios. Entre seus principais atributos, estão
parceria, acessibilidade e tecnologia. Saiba mais sobre a Printi clicando aqui.
Informações à imprensa:
Maria Carolina Reiff: printi@jeffreygroup.com - (11) 99297-4034
Nuvemshop
A Nuvemshop é a plataforma
de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e
motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que
transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e
disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook,
Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de
1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em 2021, a
empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior
escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de
logística. Neste ano, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next,
focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam
escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do
e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.
Informações à imprensa:
JeffreyGroup Brazil: nuvemshop@jeffreygroup.com
Salesforce
A Salesforce, líder mundial
em CRM, capacita empresas de todos os tamanhos e segmentos para realizar a
transformação digital e obter uma visão de 360 graus dos clientes. Para mais
informações, visite o site.
Informações à imprensa:
JeffreyGroup Brazil: salesforcebrazil@jeffreygroup.com
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