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Como preparar o e-commerce das PMEs para a Black Friday? Especialistas dão dicas...

Lideranças de empresas como Tuvis, Nuvemshop e Salesforce contam como a tecnologia pode contribuir estrategicamente para alavancar novos negócios online durante o período de maior venda do ano
 

São Paulo, 10 de novembro de 2022 -- Desde que se consolidou como a principal data do ano para o comércio, a Black Friday tem registrado crescimento exponencial nas vendas online. No Brasil, por exemplo, em pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras online na Black Friday deste ano. Isso representa um crescimento de 8% em comparação com 2021.
Diante de uma concorrência cada vez mais especializada, como é possível preparar o e-commerce para competir com as gigantes do varejo, com vantagem competitiva otimizada e pronta para performar da melhor maneira possível, engajando e convertendo interessados em consumidores?

Entrevistamos líderes no mercado de vendas online, como a Nuvemshop e a gráfica Printi, de startups que são referência em sales enablement, como a Tuvis, de smart techs, fintechs e big techs, como IOB, Zoop, Salesforce e Tableau, e até mesmo de um dos maiores escritórios de advocacia do país, o Trench Rossi Watanabe.

Eles vão dar dicas e derrubar alguns mitos sobre o uso da tecnologia para alavancar pequenas e médias empresas na busca por leads qualificados e conversão durante um dos maiores eventos comerciais do ano em todo o mundo. Veja as recomendações:
 

1. Identifique o melhor canal de vendas

Yanir Calisar, CEO e cofundador da Tuvis, empresa de inovação tecnológica para times de vendas, desenvolveu uma solução que torna o dia a dia deles bem mais produtivo e prático. Seu produto é um SaaS que automatiza tarefas e coloca as plataformas e ferramentas mais usadas pelos vendedores, como CRM, videochamadas e assinatura digital, direto na tela do WhatsApp, com apenas um só clique. Para o empreendedor, nesta Black Friday, vão se destacar os e-commerces que souberem identificar estrategicamente os melhores canais de relacionamento com seus clientes.

“A nova geração da experiência de interação 1:1 com o cliente já está sendo criada e tem o canal de relacionamento como prioridade. No Brasil, por exemplo, o aplicativo mais popular para mensagens é hoje o WhatsApp. Então, colocamos as ferramentas de trabalho dos times de vendas dentro do app, na interface que eles estão acostumados a usar. Isso os torna bem mais produtivos, pois podem focar em fazer novos negócios e conversar com seus clientes diretamente, de forma estratégica e em um só local. Todo o resto foi sincronizado automaticamente ou está a um clique do chat”, explica Calisar.
 

2. Invista em cibersegurança

A IOB, smart tech que une conteúdo e tecnologia para potencializar empresas e escritórios de contabilidade, alerta que em datas comerciais, como a Black Friday, há um aumento do número de ataques cibernéticos. Segundo Clayton Alves Lourenço, head de cibersegurança da IOB, vale o reforço do alerta para as pequenas empresas, pois as grandes corporações costumam ter estruturas de segurança mais robustas. Já as PMEs correm sérios riscos, uma vez que contam com um poder de investimento menor e estruturas mais enxutas. Além dos prejuízos financeiros e operacionais, um ataque pode significar a falência do negócio.

“Como nesse tipo de crime é comum que os dados e acessos aos sistemas da empresa sejam sequestrados e os criminosos peçam um resgate para devolver o controle, ter seguro empresarial é recomendável. Porém, é importante frisar que a contratação do seguro é bem mais acessível para empresas que têm algum tipo de segurança, como as plataformas de proteção digital, por exemplo. Vale buscar uma ferramenta que seja capaz de detectar, identificar ameaças e responder contra elas”, reforça Lourenço.
 

3. Faça a melhor análise de dados

A Tableau, líder em análise de dados e empresa do grupo Salesforce, é uma companhia presente no mercado de varejo e atenta às necessidades das empresas para que estas possam fazer o melhor uso dos dados em períodos críticos para o setor, como a Black Friday.

Segundo o country manager Brasil da Tableau, Jaime Müller, os dados são essenciais no e-commerce em todas as suas etapas, desde a identificação para geração de uma campanha, a escolha do canal a ser utilizado, a métrica de resultado de um potencial cliente até disponibilidade em estoque, proximidade e roteirização da logística de entrega, assim como a captura do sentimento da Experiência do Cliente. “Em período de Black Friday, embora haja bastante demanda de consumo, diferenciação é chave para vencer concorrência”, avalia.

Conforme o especialista, obter as respostas e direcionar o planejamento a partir de dados é a forma mais eficiente e precisa para elaborar ofertas e produtos e obter os melhores resultados. “As tecnologias de previsão e análises, referência nas grandes companhias, são acessíveis para empresas de qualquer tamanho e em especial as PMEs, fazendo com que elas explorem ao máximo o valor dos seus dados e alavanquem as suas vendas”, diz Müller.
 

4. Diversifique as formas de pagamento

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, aponta a necessidade dos varejistas diversificarem os meios de pagamento para melhorar o checkout na Black Friday. Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, as soluções que valem a pena ficar de olho e que podem ajudar no aumento do volume de vendas são: carteiras digitais, links de pagamento, pagamento via QR Code, pagamentos por aproximação, pagamentos por aplicativos, também conhecidos como pagamentos invisíveis, além, é claro, do Pix em diversas formas, como o Pix na maquininha de cartão, e o Pix Copia e Cola. Não se esqueça do pagamento BNPL, em tradução livre compre agora e pague depois, uma modalidade de pagamento a prazo que pode ser oferecida em compras realizadas em lojas físicas ou online, sendo que o consumidor não precisa estar vinculado a uma instituição financeira, nem precisa ter limite de crédito pré-aprovado disponível, como ocorre com o cartão de crédito.

“Para aproveitar a data é importante oferecer diversas opções de pagamento para atrair cada vez mais clientes, uma vez que estão buscando por conveniência e praticidade no momento de efetuar a compra. Além de incluir também a possibilidade de parcelamento como o Buy Now Pay Later (Compre Agora Pague Depois), que é um tipo diferente de crediário. Outro ponto relevante é integrar todos os canais de vendas e de atendimento, oferecendo aos consumidores uma verdadeira experiência de varejo omnichannel”, afirma Patrícia Esteves, chief customer officer da Zoop.
 

5. Atenção aos direitos do consumidor

O aumento no volume de compras durante a Black Friday torna imprescindível que as empresas se atentem para os direitos do consumidor ao preparar suas plataformas de e-commerce e canais digitais. Alexandre Salomão Jabra, associado do Trench Rossi Watanabe, um dos maiores escritórios de advocacia do país, alerta para esse ponto na data mais movimentada para o varejo no ano.

“O aumento das vendas na Black Friday faz com que o número de reclamações de consumidores também cresça -- consequentemente, as investigações de autoridades também são reforçadas no período. Do ponto de vista legal, os varejistas precisam cumprir os termos das promoções oferecidas, que devem ser informadas de forma clara e precisa, e garantir que os produtos sejam entregues devidamente. Eles também devem estruturar um serviço robusto de atendimento ao cliente para fornecer informações claras sobre a validade das promoções, se preparando para responder às mais variadas reclamações, envolvendo desde defeitos nos produtos até o descumprimento de prazos de entrega”, avalia Jabra.
 

6. Simplifique as soluções em toda a jornada

A Printi, gráfica online focada em materiais personalizados, pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, atua de forma bem-sucedida entregando soluções para empresas de diferentes portes. Para isso, a companhia busca simplificar ao máximo suas soluções, principalmente em seu site, para tornar a experiência de seus clientes cada vez mais prática e intuitiva. Dica que num mundo digital first pode ser valiosa para outras empresas que querem se destacar na Black Friday.

“A jornada digital nos dias de hoje precisa ser ágil e descomplicada, e aqui na Printi nós trabalhamos todos os dias para oferecer a melhor experiência de compra para os nossos clientes. Para o empreendedor que está se preparando para a maior data do varejo do país, minha dica é pensar na jornada do início ao fim. Desde garantir que a identidade visual da marca esteja clara em todos os produtos, até frete e previsão de entrega. Para garantir uma experiência positiva, os consumidores devem possuir todas as informações. Isso pode ser um grande diferencial com a chegada da Black Friday”, destaca Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi.
 

7. Foque na experiência e fidelização dos clientes

Outra dica para os empreendedores é focar na fidelização dos compradores. Mesmo com a alta demanda por atendimento e fluxo de vendas durante Black Friday, os lojistas precisam também priorizar a experiência do cliente durante e nos pós compras a fim de fidelizá-los. De acordo com a pesquisa “Aquecimento Black Friday”, realizada pela Nuvemshop -- plataforma de e-commerce líder na América Latina --, 33% dos pequenos e médios empreendedores online irão oferecer brindes aos compradores durante a campanha.

“Encantar o cliente é essencial para gerar mais engajamento para o seu negócio. Uma ferramenta poderosa que auxilia na fidelização do cliente é a experiência wow e unboxing”, afirma Luiz Natal, gerente de e-commerce e desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop. “Agilizar o envio e entrega do pedido, e investir em uma embalagem chamativa, com cupons de descontos e brindes, são ações que aumentam as chances do seu cliente compartilhar o produto nas redes pessoais, gerando mais engajamento para a loja e aumentando as chances de novas compras.”
 

8. Crie relações mais próximas e humanizadas

A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), tem soluções para apoiar empresas de todos os tamanhos e segmentos em sua transformação digital e na visão de 360 graus dos clientes.

Segundo a última edição do seu relatório State of the Connected Customer, que traz insights de quase 17 mil consumidores e compradores empresariais em 29 países, 95% dos brasileiros afirmam considerar a experiência tão importante quanto produtos ou serviços. Nesse contexto, Eunice Hirata, vice-presidente regional de commerce cloud da Salesforce Brasil, acredita que uma relação mais próxima e humanizada das empresas com os seus clientes pode ser o principal diferencial das marcas durante a concorrida Black Friday.

“A pandemia acelerou a transformação digital do relacionamento entre marcas e consumidores e aumentou as expectativas por simplicidade, facilidade e confiança. Já não basta apenas oferecer o produto de melhor qualidade ou o preço mais atraente -- a construção de uma jornada digital eficiente e personalizada é tão fundamental quanto. Extrair o máximo potencial do uso de dados será o grande diferencial para quem quiser entregar isso nesta Black Friday”, comenta a executiva.
 

É importante lembrar que, neste ano, as atenções da Black Friday serão divididas com a Copa do Mundo, o que pode ser um desafio extra ou uma grande oportunidade, desde que o negócio tenha resiliência e senso de urgência para não perder o timing e largar à frente da concorrência. Para isso, são necessárias uma infraestrutura e ferramentas de vendas ajustadas a otimizar as jornadas de compra e prpmover relacionamentos cada vez mais duradouros e de qualidade.

Com uso de CRM, a escolha estratégica dos canais de relacionamento e tomadas de decisão sendo feitas com base na análise dos dados, o e-commerce pode se preparar para atender a toda a demanda do período em grande escala. Isso, somado ao investimento na segurança digital, facilidades e foco total no consumidor, pode ser a base do sucesso para atrair a atenção (e conversão) na Black Friday de 2022.

 

Tuvis

Tuvis é uma plataforma que transforma o WhatsApp em um canal direto de relacionamento 1:1 com o cliente. A solução conecta serviços de CRM com aplicativos de mensagens instantâneas e ferramentas de produtividade para equipes de vendas. Dirigida por Deborah Palacios Wanzo e Yanir Calisar, a empresa tem sede em Israel e está presente no Brasil, México, Argentina e Estados Unidos.

No final de 2021, recebeu um aporte seed de US 11 milhões, liderado pela Zeev Ventures, um fundo de venture capital do israelense Oren Zeev, com a participação da Base Partners, dos brasileiros Fernando Spnola e Arthur Mizne. Em 2022, a empresa conquistou o selo de qualidade Great Place To Work® Brasil como excelente lugar para trabalhar. Para saber mais, acesse o site da Tuvis.

Informações à imprensa:

Fabio Riggi: tuvis@jeffreygroup.com - (11) 98379-3559

 

IOB. Poder para transformar

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil micro, pequenas, médias e grandes empresas e escritórios de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas com soluções tecnológicas, humanizadas e centradas no cliente. A marca também é dona do IOB 360, que empodera contadores por meio de experiências completas.

Informações à imprensa:

Viviane Andrade: vandrade@jeffreygroup.com - (11) 98666-1971

Beatriz Barreto: bbarreto@jeffreygroup.com - (11) 99661-4425

Ana Lemos: alemos@jeffreygroup.com

 

Tableau

A Tableau ajuda as pessoas a ver e compreender os dados. Como a principal plataforma de análises do mundo, o Tableau oferece uma análise visual com uma poderosa IA, gerenciamento de dados e colaboração. De indivíduos a organizações de todos os tamanhos, clientes em todo o mundo adoram usar as avançadas análises do Tableau para alimentar impactantes decisões orientadas por dados. Para mais informações, visite o site.

Informações à imprensa:

Alline Magalhaes: tableaubr@jeffreygroup.com - (11) 99479-1361

 

Zoop

Zoop é a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em três segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) e crédito. Seus produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa -- seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa -- possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma simples, eficiente e segura. Dessa forma, a Zoop ajuda a tornar o futuro dos serviços financeiros mais democrático, impulsionando a participação de novos players na indústria financeira e a criação de serviços que atendam melhor todas as camadas da população.

Com cerca de 680 parceiros cadastrados em sua plataforma, e atuando no mercado B2B, a empresa viabiliza a criação de mais de 10.000 empregos indiretos. A Zoop está entre uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina em 2021, de acordo com a Fast Company. A empresa ocupa o ranking de Linkedin Top Startups pelo 2° ano consecutivo, e em 2020, foi eleita uma das 100 Startups to Watch segundo a revista Época Negócios e Pequenas Empresas e Grandes Negócios e uma das 100 melhores fintechs segundo a revista britânica Daily Finance.

Informações à imprensa:

Bruna Martins: bmartins@jeffreygroup.com - (11) 99175-4487

 

Trench Rossi Watanabe

Trench Rossi Watanabe é um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Sua banca é composta por equipes especializadas em áreas relacionadas à advocacia empresarial, voltadas a clientes nacionais e internacionais. O Escritório tem por missão auxiliar seus clientes a antecipar, gerenciar e solucionar questões jurídicas, num ambiente de negócios cada vez mais complexo.

Informações à imprensa:

JeffreyGroup Brazil: trw@jeffreygroup.com

 

Printi

A Printi é mais que uma gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar. Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens. Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios. Entre seus principais atributos, estão parceria, acessibilidade e tecnologia. Saiba mais sobre a Printi clicando aqui.

Informações à imprensa:

Maria Carolina Reiff: printi@jeffreygroup.com - (11) 99297-4034

 

Nuvemshop

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Neste ano, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.

Informações à imprensa:

JeffreyGroup Brazil: nuvemshop@jeffreygroup.com

 

Salesforce

A Salesforce, líder mundial em CRM, capacita empresas de todos os tamanhos e segmentos para realizar a transformação digital e obter uma visão de 360 graus dos clientes. Para mais informações, visite o site.

Informações à imprensa:

JeffreyGroup Brazil: salesforcebrazil@jeffreygroup.com

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