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Vagas temporárias: dicas essenciais para gerir de forma eficiente

CEO da abler cita pontos necessários para simplificar o processo, que costuma exigir muito das empresas

Com o aquecimento da economia no final do ano, diversos setores costumam realizar contratações temporárias para suprir as demandas extras, especialmente o varejo. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que sejam abertas mais de 680 mil vagas temporárias, puxadas especialmente por eventos como Black Friday, Natal e Ano Novo. Mas essas contratações exigem muito dos RHs das empresas, já que, normalmente, o tempo é curto para fechar as contratações, gerir e ainda garantir obrigações trabalhistas. Existem alguns pontos, porém, que podem contribuir para uma gestão mais eficiente das vagas temporárias. 

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, o primeiro passo para uma empresa realizar um bom processo de contratação e gestão de trabalhadores temporários é conhecer as regras relacionadas a esse tipo de contrato. “É preciso considerar, por exemplo, que uma vaga temporária pode ter a duração de no máximo 180 dias, consecutivos ou não. Além disso, um contrato temporário só pode ser usado para substituir temporariamente ou para atender uma demanda complementar”, explica. 

O ponto mais importante, porém, é que esse tipo de contrato deve ser feito por intermédio de uma empresa de trabalho temporário. Além disso, todas as obrigações trabalhistas, com exceção de aviso prévio e multa em caso de demissão, devem ser garantidas, como férias e 13º proporcional.  

Outro ponto que deve ser considerado para garantir uma gestão eficiente das vagas temporárias é ter um bom plano relacionado. “Ainda que outra empresa esteja realizando o processo, o RH da empresa que abre as vagas também deve realizar entrevistas e treinamentos. Isso é essencial para garantir que o perfil e as habilidades necessárias estão sendo consideradas”, explica. “É importante também repassar o perfil desejado o quanto antes para facilitar a triagem. Dessa forma serão encaminhados apenas os candidatos que cumprem as demandas necessárias”.

O executivo recomenda a utilização de um software para a gestão do processo seletivo. “Quando se trata da contratação de temporários, é natural que o tempo seja bastante curto para realizar o processo todo. Contar com um sistema que agilize as etapas, organize e facilite a busca de candidatos pode ajudar muito a otimizar o recrutamento e seleção”, aconselha. 

Sobre Alisson Souza

Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 80 mil vagas na média, em 15 dias.

Sobre a abler 

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/

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