Vagas temporárias: dicas essenciais para gerir de forma eficiente
CEO da abler cita pontos necessários para
simplificar o processo, que costuma exigir muito das empresas
Com o aquecimento da
economia no final do ano, diversos setores costumam realizar contratações
temporárias para suprir as demandas extras, especialmente o varejo. De acordo
com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é
que sejam abertas mais de 680 mil vagas temporárias, puxadas especialmente por
eventos como Black Friday, Natal e Ano Novo. Mas essas contratações exigem
muito dos RHs das empresas, já que, normalmente, o tempo é curto para fechar as
contratações, gerir e ainda garantir obrigações trabalhistas. Existem alguns
pontos, porém, que podem contribuir para uma gestão mais eficiente das vagas
temporárias.
De acordo com Alisson
Souza, CEO da abler, startup que tem
o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, o primeiro
passo para uma empresa realizar um bom processo de contratação e gestão de
trabalhadores temporários é conhecer as regras relacionadas a esse tipo de
contrato. “É preciso considerar, por exemplo, que uma vaga temporária pode ter
a duração de no máximo 180 dias, consecutivos ou não. Além disso, um contrato
temporário só pode ser usado para substituir temporariamente ou para atender
uma demanda complementar”, explica.
O ponto mais
importante, porém, é que esse tipo de contrato deve ser feito por intermédio de
uma empresa de trabalho temporário. Além disso, todas as obrigações
trabalhistas, com exceção de aviso prévio e multa em caso de demissão, devem ser
garantidas, como férias e 13º proporcional.
Outro ponto que deve
ser considerado para garantir uma gestão
eficiente das vagas temporárias é ter um bom plano relacionado. “Ainda que
outra empresa esteja realizando o processo, o RH da empresa que abre as vagas
também deve realizar entrevistas e treinamentos. Isso é essencial para garantir
que o perfil e as habilidades necessárias estão sendo consideradas”, explica.
“É importante também repassar o perfil desejado o quanto antes para facilitar a
triagem. Dessa forma serão encaminhados apenas os candidatos que cumprem as
demandas necessárias”.
O executivo recomenda a
utilização de um software para a gestão do processo seletivo. “Quando se trata
da contratação de temporários, é natural que o tempo seja bastante curto para
realizar o processo todo. Contar com um sistema que agilize as etapas, organize
e facilite a busca de candidatos pode ajudar muito a otimizar o recrutamento e
seleção”, aconselha.
Sobre Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no
mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e
Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores
consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e
Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios
digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para
Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e
consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já
auxiliou mais de 300 clientes a fechar 80 mil vagas na média, em 15 dias.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/
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