Compras por impulso beneficiam o comércio e contribuem positivamente no faturamento das lojas
Compras por impulso beneficiam o comércio e contribuem positivamente no faturamento das lojas
Rede de franquias Ótica Center conta com diversas estratégias e colaboradores para captar esses consumidores
No Brasil, o hábito de realizar algum tipo de compra por impulso é muito comum. Em uma pesquisa feita pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 52% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra por impulso.
Além disso, esse costume também está presente em compras efetuadas pela internet. De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 44% das compras que foram realizadas no universo digital foram feitas por impulso.
Para as empresas, essa prática é muito benéfica, pois gera um aumento considerável no seu faturamento. Com isso, as marcas passam a adotar algumas estratégias para atrair esse público para dentro de suas lojas.
“A maior parte dos clientes compram por impulso, pois estão de passagem em frente à loja e não estavam pensando em fazer algum tipo de compra naquele momento. Até que nossa equipe comercial o aborda com a possibilidade de trocar os óculos”, comenta o diretor de expansão da rede Ótica Center - franquia especializada no setor óptico – Laerte Yoshio.
De acordo com o diretor de expansão da rede de ótica, 60% das compras realizadas na franquia são feitas por impulso.
Estratégias para captar clientes
As compras por impulso, geralmente, são feitas por consumidores que entram nas lojas sem nenhuma pretensão e acabam encontrando algum produto ou promoção que os fazem ficar interessado. Dessa maneira, é comum encontrar empresas que adotam alguma técnica para atrair esses potenciais clientes.
“Usamos diariamente a figura de um funcionário da área comercial, no caso o captador, que fica em frente e nas proximidades da loja abordando as pessoas com convite para conhecer a loja e atualizar os óculos”, conta Yoshio.
Além disso, Laerte afirma que a Ótica Center possui animadores em frente às lojas, vestidos de personagens ou como palhaços, cantando e conversando com os consumidores e convidando para conhecer a loja. “Distribuir pipoca e balões para as crianças também é uma boa estratégia, pois os possíveis clientes param em frente à loja e um colaborador pode conversar com ele.”
A rede também disponibiliza caixas de som com música durante o expediente e arco com balões na entrada da loja para que sempre fique com um ar de inauguração da unidade.
Atração financeira
Outro fator que influencia diretamente os consumidores na hora das compras por impulso são as formas de pagamento oferecidas pela loja e os descontos que estão disponíveis naquele momento.
O diretor de expansão da Ótica Center explica que a rede conta com o seu crediário próprio, estratégia que facilita o pagamento. “Através desse recurso o cliente tem o fluxo facilitado para pagamento sem comprometer o limite do cartão de crédito, sendo um atrativo na parte financeira.”
Fidelização
Apesar das compras por impulso serem extremamente benéficas para as empresas, também é necessário contar com estratégias que os ajudem a fidelizar esses clientes que compraram pela primeira vez na loja.
“Contamos com descontos especiais para a compra da segunda unidade do par de óculos. E na indicação de algum parente ou amigo esse cliente também ganha desconto na hora de adquirir outro produto, fazendo com que ele venha mais vezes na nossa loja”, detalha Laerte.
A franquia também disponibiliza uma central de atendimento com um setor específico de pós-venda. “Eles entram em contato periodicamente com os clientes para manter uma boa relação. Outro ponto importante é o disparo de SMS e e-mail marketing para conservar um ótimo relacionamento”, finaliza Yoshio.
Sobre a Ótica Center
Com uma expertise de mais de 40 anos de mercado, em 2021 a Ótica Center expandiu para o franchising oferecendo peças de qualidade com preços populares. A marca possui laboratório próprio, que possibilita a entrega dos óculos de grau em até 1 hora. São três modelos de negócio loja física com investimento a partir de R$ 130 mil, faturamento médio de até R$ 300 mil e prazo de retorno estimado em até 18 meses.
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