Healthtech reduz turnover de profissionais de TI pela metade
Em meio à crise nas contratações de
profissionais de tecnologia, a healthtech Conexa conseguiu aumentar em mais de
3x o preenchimento de vagas na área por mês
A Conexa, maior player de saúde digital
da América Latina, reduziu em mais da metade o turnover dos profissionais de tecnologia da informação (TI) na
companhia de janeiro a outubro deste ano, passando de 5,4% de rotatividade para
2,2%. Percebendo as particularidades da profissão e tendo em vista a crise de
contratações que o mercado enfrenta nessa área, a estratégia englobou desde
pesquisa interna sistematizada a reformulação de todo o processo de
recrutamento de profissionais da área. Como resultado, também foram preenchidas
nove vagas de especialistas em dois meses; antes a média era uma vaga a cada 30
dias.
Segundo o último levantamento da
Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de
Tecnologias Digitais (Brasscom), realizado em 2021, houve uma alta de 300% na
oferta de postos de trabalho nesse ano, totalizando 52 mil novas oportunidades
no Brasil. Esse “boom” gerou uma bolha no setor, sendo necessária a contratação
de cerca de 70 mil profissionais por ano até 2024. De acordo com Daniel Vieira,
CTO da Conexa, esse contexto desencadeou um grande desequilíbrio entre oferta e
demanda, já que não há tantos profissionais especializados disponíveis,
impactando na dificuldade de retenção de talentos e contratações para todo o
mercado, incluindo a própria companhia.
Com o objetivo de sanar o problema, a
área de gente e cultura da Conexa uniu esforços com a de tecnologia para
elaborar um plano de ação robusto, desde junho deste ano. A primeira fase
contemplou a realização de uma pesquisa anônima interna para identificar o que
os profissionais de TI consideravam importante para permanecer na equipe. Foi
realizada, ainda, uma pesquisa de mercado com foco nos diferenciais oferecidos
pelos concorrentes; e brainstorming entre os profissionais do time de
tecnologia para diagnosticar falhas no processo de contratação.
O levantamento realizado pela healthtech identificou que o valor dos salários oferecidos era
compatível com o mercado, mas era preciso um olhar atento aos benefícios para
se diferenciar entre os candidatos e para reter os talentos que já estão na
empresa. Por essa razão, a empresa incrementou o pacote de benefícios, levando
em consideração as necessidades e o modelo de trabalho. “Os benefícios serão
ofertados a partir de novembro e contemplam doação do computador de trabalho
após 24 meses de atuação na empresa, auxílio educação para capacitação contínua, auxílio home office, incluindo setup para o início dos trabalhos (compra de mouse e outros
acessórios)”, conta o CTO da Conexa.
Para o processo de hunting (contratação), a estratégia mostrou que os especialistas em
tecnologia preferem uma conversa franca com a liderança ao invés de realizar
teste técnico durante o processo seletivo. Ao mesmo tempo, a companhia
precisava se certificar da qualificação do candidato. Para solucionar, inverteu
a ordem, deixando a conversa com o profissional de RH para um segundo momento e
priorizando o papo com quem será o líder imediato do candidato. “Elaboramos
também um guia de perguntas técnicas para essa fase, o que nos trouxe segurança
sobre o conhecimento do interessado na vaga sem a necessidade de testes longos
e cansativos. Essa estratégia resolveu nosso problema com contratações e, em
outubro, temos apenas quatro vagas a serem preenchidas”, conta o CTO da Conexa.
Paula Gallo, chief human resources
officer da Conexa, explica que manter os talentos dentro da companhia a longo
prazo é estratégico, já que com mais tempo de empresa as pessoas entendem
melhor os processos internos e a cultura organizacional, além de poupar as
equipes de treinamento. “Nossa ideia é que as pessoas queiram ficar conosco por
se identificarem com o nosso propósito e terem qualidade de vida. Desde abril
deste ano foram implementados programas de bem-estar de forma robusta aos quase
550 colaboradores de Conexa e seus familiares”. As ações incluem sensibilização
da liderança, tendo 20% da agenda do C-level para a causa; consultas médicas e
psicológicas; brigada de saúde mental; monitoramento de pacientes crônicos;
palestras e rodas de conversa conduzidas por psicólogos; cerca de 80 cursos
online; diminuição de processos burocráticos; assessoria financeira e jurídica;
e muitos outros.
Sobre a Conexa
Player de saúde digital, fundada em 2017, a empresa atualmente oferece soluções voltadas para a saúde integral, como saúde mental, atenção primária, pronto atendimento virtual e até cuidados crônicos para empresas e planos de saúde. Focada em democratizar a saúde de qualidade, conta com renomado board médico formado por Ben-Hur Ferraz Neto, Roberto Botelho, Romeu Domingues e Otávio Gebara. A Conexa cuida de mais de 23 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades e cinco países. Desde 2020, após aportes, vem consolidando o mercado através de M&As como a aquisição da IMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de paciente, e integração com a Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina, em 2021. Esses movimentos a consolidaram como a maior empresa de saúde digital integral da América Latina.
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