Campanha "Energia Livre - Isso é da sua conta" atinge 8 mil assinaturas
Campanha promove engajamento em torno de projetos de lei em favor da portabilidade da conta de luz e tem apoio da Abraceel; resultados do abaixo-assinado devem ser levados ao Congresso Nacional.
Empresas, entidades setoriais e pessoas físicas podem defender a tese da portabilidade da conta de luz por meio do abaixo-assinado disponível no site www.queroenergialivre.com.br, cujos resultados serão apresentados ao Congresso Nacional. O site apresenta ainda uma série de informações sobre o tema. A campanha conta também com a difusão de informações por meio do Facebook (Energia Livre) e do Twitter (Livre Energia).
Em vigor na maior parte dos Estados Unidos e em toda a Europa, hoje a portabilidade da conta de luz permitiria uma redução de custos de até 30% para os brasileiros. O problema é que, no Brasil, apenas uma pequena parte dos consumidores pode acessá-la, por meio do mercado livre de energia.
Assegurar a portabilidade da conta de luz é o principal objetivo do Projeto de Lei do Senado 232 de 2016, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), e do Projeto de Lei 1.917 de 2015, de autoria dos deputados Marcelo Squassoni (PRB/SP), Antônio Carlos Mendes Thame (PV/SP), Rodrigo de Castro (PSDB/MG), Augusto Carvalho (SD/DF), Odorico Monteiro (PROS/CE) e Pedro Vilela (PSDB/AL). Os dois projetos propõem um conjunto de transformações no setor elétrico que também permitirão a expansão da oferta de energia, a ampliação do uso de fontes limpas, a redução de preço da energia elétrica e seu uso consciente.
População defende portabilidade – Esses projetos estão alinhados aos interesses da população brasileira: a possibilidade de escolher o próprio fornecedor de energia elétrica interessa a 73% da população, conforme a 3ª Pesquisa de Opinião Pública sobre Energia Elétrica. Realizada pelo Ibope Inteligência para a Abraceel, a pesquisa consultou cerca de 2 mil pessoas de 142 municípios do País.
A perspectiva de redução de custos no mercado livre é a principal motivação da maioria dos entrevistados (68%) interessada na portabilidade da conta de luz. A economia proporcionada pelo mercado livre se deve principalmente à queda do consumo registrada nos últimos meses, que levou ao aumento da oferta de energia e, consequentemente, à queda dos preços. Em médio e longo prazo, a competitividade tende a ser ainda mais significativa, pois o mercado livre favorece o aumento da concorrência no setor elétrico e a redução de custos.
Calcule sua economia – O software presente no site da campanha simula a economia nas contas de luz residenciais considerando os preços médios verificados no mercado livre e os dados das concessionárias de distribuição de todo o País, incluindo as tarifas de energia e de distribuição homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para fazer a simulação, basta o usuário inserir o valor pago pela energia consumida e sua distribuidora.
Nenhum comentário