Últimas

Projeto Criança Esperança forma segunda turma do Curso de Aprendizado Industrial em Confeitaria

Degustação de produtos em escala industrial selou conclusão do curso, que durou um ano.


Amanhã, dia 29 de junho, às 19h, será realizada a formatura dos alunos d​a segunda edição do Curso de Aprendizado Industrial em Confeitaria, promovido pelo projeto Criança Esperança em parceira com o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MG). A cerimônia será realizada no Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (Rua Desembargador Mário Mattos, 576, bairro Serra).

Uma das etapas conclusivas do curso, que durou um ano, foi uma degustação de produtos de padaria, em escala industrial, feita pelos alunos para representantes das entidades promotoras da capacitação no último dia 23 de junho. Sob a coordenação dos instrutores do SENAI José Geraldo Marcelino e Euler Viana os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar todo o processo de produção industrial, incluindo planejamento, escolha e pesagem de ingredientes e execução das receitas, entre elas: bolos, biscoitos doces e salgados, pão de queijo, ecler, brigadeiro, pudim e outras delícias.




Para a formanda Clarice Afonso Rocha, de 18 anos, a experiência surpreendeu todos da turma. “Quando entrei no curso não tinha a dimensão do que estaria por vir. Sempre tive interesse pela área, via vídeos na internet e lia sobre o assunto. Passei pela seleção criteriosa do Criança Esperança, mas nunca imaginei ser capaz de fabricar tantas variações de produtos, com qualidade. A divisão da turma em grupos para a execução dessa tarefa contribuiu para ficarmos ainda mais unidos e valorizarmos o trabalho em equipe, fundamental na gastronomia. Minha expectativa é agradar os convidados tanto no visual quanto no paladar”, comenta.

E agradou mesmo! Winícius Dantas, empresário do setor com padarias espalhadas pela região metropolitana de Belo Horizonte, elogiou a qualidade e o comportamento profissional dos jovens durante o evento. “Pretendo aproveitar em minhas padarias todos da turma que tenham disponibilidade e interesse. O setor precisa de mão de obra qualificada e sem vícios, muitos comuns no segmento.” No entanto, alguns deles já estão empregados, como a Clarice. Há três meses, ainda com o curso em desenvolvimento, a agora confeiteira foi indicada por um dos instrutores para trabalhar em um estabelecimento da área.

Anísio Teles, coordenador de projetos do Criança Esperança e responsável pela seleção e acompanhamento dos jovens durante o curso, ressalta que a maior recompensa é ver a mudança de comportamento dos alunos. “Esta é a segunda edição do curso e percebemos que a seleção foi melhor. Conseguimos captar jovens que realmente se interessam pela área, ampliando as possibilidades de continuidade dos estudos e da obtenção de emprego e renda. Os jovens atendidos pelo Criança Esperança carregam consigo histórias de vida delicadas. Quando encontram oportunidade e suporte para saberem aproveitá-las com responsabilidade, as chances de sucesso são muito grandes.”

Tarcísio José Moreira, presidente da Amipão, destacou a importância de capacitações no segmento. “Os jovens que estão se formando hoje são pessoas que nunca tinham entrado em uma cozinha industrial e saem daqui com possibilidades reais de gerar renda em casa, contribuindo para o desenvolvimento da nossa sociedade. E o mercado, por sua vez, recebe profissionais muito bem capacitados e motivados. Desde meu primeiro dia de padaria tive como missão formar pessoas. Muitos dos padeiros e confeiteiros que hoje estão bem-sucedidos, até mesmo dono de padarias, passaram pela minha orientação. Por isso, participar de momentos como esse é muito gratificante.”

Sobre o curso

Entre aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam sobre processos e técnicas de confeitaria, além de disciplinas voltadas para formação profissional, envolvendo conceitos de responsabilidade, cidadania e ética. Aulas sobre de higiene e apresentação pessoal, conduta adequada no ambiente de trabalho, atendimento ao cliente e trabalho em equipe também integraram a grade curricular.

Nenhum comentário