Rede Tonin tem incremento nas vendas de 20% após investir em CRM
Conhecer a fundo os consumidores e integrar os canais de
venda foi essencial para o grupo de atacarejo
Após quatro anos
de implantação do projeto de Customer Relationship Management (CRM), que a
ajudou a estreitar e aperfeiçoar sua estratégia de relacionamento com os
clientes, a Rede Tonin atingiu a sua meta com um ano de antecedência ao
registrar um incremento de 20% nas vendas no segundo semestre de 2021.
A segunda meta a
ser batida é a de 80% de clientes identificados. Hoje, analisando a frequência
de compra e vendas registradas, esse índice está na base de 75% e, de acordo
com a rede, o ticket médio dos clientes que integram o programa Fidelidade
Tonin é 74% maior do que o não identificado.
Com 18 lojas nos
formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”)
no interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais, além de um e-commerce recente,
o Tonin tem se apoiado no conhecimento dos clientes, no planejamento e na
tecnologia para fidelizar e alcançar ainda mais consumidores, aumentando a
lucratividade do negócio ao mesmo tempo em que prioriza o seu bem maior: a
clientela.
Em um contexto de
grandes transformações nos hábitos de consumo, ainda mais agora, em virtude da
pandemia e das grandes mudanças das tendências digitais, foi essencial para o
grupo ter uma base de dados dos consumidores em parceria com a Idever para, a
partir de uma análise minuciosa, tomar decisões mais assertivas. “Por meio do
CRM aprendemos muito não só sobre os nossos clientes, mas também aqueles em
potencial. Nesses quatro anos, fez toda a diferença termos ciência dos hábitos
e necessidades das pessoas, essas informações pautaram diversas ações da
empresa que tiveram um resultado bastante positivo”, comenta Lilian Peres
Tonin, Gerente de Mídia do grupo.
De acordo com ela,
o CRM está em todas as frentes do grupo, que teve uma grande vantagem ao lançar
o e-commerce tendo esses dados em mãos. A plataforma on-line, que possui
inteligência artificial, sugere produtos conforme os hábitos de compra dos
clientes e permite que eles montem suas listas e as deixem salvas no sistema.
Além disso, com nossos sistemas integrados conseguimos trabalhar ainda melhor o
omnichanel, sabendo também quem são nossos clientes que já são omnichanel, que
fazem uma mistura de compras entre nossos canais de venda, sendo ele on-line ou
off-line.
O Tonin está
presente nas mídias digitais desde 2018, promovendo ofertas segmentadas a
públicos específicos, com descontos significativos – a rede identificou que
muitos de seus consumidores preferem descontos em vez de campanhas que
recompensam com prêmios. “A personalização das ofertas só é possível graças aos
dados disponíveis em nosso sistema. Temos algumas metas a serem cumpridas no
CRM, mas na verdade, o programa nunca termina porque sempre teremos novas
metas. Tem sido um aprendizado constante e a cada análise feita, surgem novas
ideias”, diz Lilian.
Cleide Prates, do
Departamento de Comunicação Estratégica do Tonin ressalta que trabalham junto
aos clientes segundo suas reações e hábitos. “Os principais indicadores de
análises de clientes mudaram, hoje, não é só a quantidade e o valor da compra
que contam, tem muitos mais dados a serem analisados e que ditarão cada passo
dado, tanto para as ações direcionadas a determinado público quanto para as
mais generalizadas”, diz.
Investir no
digital tem sido uma ação constante no Tonin, que lançou recentemente mais um
meio de comunicação com os clientes: o canal “Ofertas Tonin” no Telegram,
aplicativo de mensagens que permite o envio de conteúdos em texto, imagens,
vídeos e áudios.
“Temos dois
canais, o ‘Ofertas Tonin Superatacado’ e o ‘Ofertas Tonin Supermercado’, que
todos os dias divulgam nossas promoções tanto de lojas físicas como as do
e-commerce. Investir no digital é sempre desafiador, mas entendemos que
precisamos trabalhar uma diversidade de canais para atendermos os clientes de
acordo com sua demanda, até porque hoje percebemos a necessidade de o cliente
ter multicanais para se comunicar e para comprar também, e precisamos de todas
as ferramentas possíveis para atender nossos clientes como eles querem ser
atendidos”, explica Cleide.
O próximo desafio
da Rede Tonin é a criação de um clube de vantagens. “Estamos trabalhando em
diversas frentes para que nossos clientes se sintam mais próximos de nós, se
sintam parte da empresa, pois eles são os verdadeiros protagonistas do
negócio”, finaliza Lilian.
Sobre a Rede Tonin – Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Está em processo de expansão bastante acelerado e inaugurará novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Joaquim da Barra, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos a meta é chegar a 40 lojas.
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