Como conquistar o consumidor consciente
Validity lista cinco maneiras para as empresas
mostrarem empatia nas suas campanhas de 'e-mail marketing'
Cecília Belele, vice-presidente de Vendas LATAM da Validity/Divulgação: Validity
São Paulo, maio de 2022 – O mundo tem enfrentado uma série de
desafios desde o início da Covid-19. Agora, mais de dois anos depois, a
pandemia persiste, as preocupações ambientais são grandes, o aumento da
inflação afeta diariamente a nossa vida e há ainda a guerra na Ucrânia.
Essas crises causam grandes incertezas
às marcas e aos profissionais de marketing. Elas revelam lições importantes
sobre como alcançar o equilíbrio entre a promoção de produtos ou serviços e a
empatia nas comunicações de marketing.
Não é surpreendente que acontecimentos
locais ou globais resultem em mudanças significativas de como os consumidores
veem as marcas, de que forma e onde eles gastam o dinheiro. Um número crescente
de consumidores está adotando causas sociais e mudando os padrões de compra
para empresas alinhadas aos seus valores pessoais.
Esse conceito não é novo. É conhecido
como consumismo consciente. A Validity, fornecedora líder de soluções de
inteligência de e-mail marketing e gestão de dados de CRM, lista abaixo as
principais táticas que os profissionais de e-mail marketing podem usar para
conquistar esse consumidor consciente.
O que é consumismo consciente?
O consumismo consciente refere-se às maneiras como os indivíduos usam o seu
poder de compra para o bem social, ambiental ou econômico.
Grande número de consumidores de hoje
(especialmente os Millennials e a Geração Z) espera que as marcas se posicionem
sobre questões sociais. Por isso, é essencial que as empresas incorporem
estratégias de comunicação de “propósito acima de compras” nos seus programas
de e-mail.
“Simplesmente agradar a um público com
palavras da moda e impulsionar as vendas não é mais suficiente. É vital que as
marcas identifiquem seus valores fundamentais e se comuniquem de maneira
autêntica, relevante e empática. Se as marcas falharem nesse esforço, elas não
apenas correm o risco de prejudicar sua reputação e ROI, mas também sua
entregabilidade”, enfatiza Cecília Belele, vice-presidente de Vendas LATAM da
Validity.
Pesquisa realizada pela empresa –
Relatório de E-mail 2022: Domine o Novo Cenário do E-mail – mostra que os
remetentes que não adotaram o tom apropriado nas comunicações por e-mail
tiveram taxas mais altas de reclamações de spam e cancelamentos de assinatura
em 2021.
Essas métricas de engajamento negativo
são medidas pelos provedores de e-mail e fazem que os remetentes não consigam
chegar às caixas de entrada dos assinantes. Talvez mais importante, se os
assinantes acharem que as mensagens de e-mail são desrespeitosas ou
irrelevantes, os danos causados aos negócios podem ser irreparáveis a longo
prazo.
Principais táticas de marketing empático
A Validity lista abaixo como os remetentes podem adaptar suas estratégias e
adotar um marketing mais empático e orientado para soluções.
1. Seja transparente sobre os seus
valores
Em nosso cenário de e-mail atual, a transparência é fundamental. Diante de uma
quantidade imensurável de informações das mídias sociais e redes de notícias, é
difícil para os consumidores distinguir um fato de uma ficção. Por isso, é
fundamental que os remetentes comuniquem proativamente seu ponto de vista sobre
questões-chave e permitam que o seu público forme opiniões com base na
comunicação direta.
2. Priorize a autenticidade
Adotar uma abordagem autêntica as comunicações de e-mail marketing ajuda as
empresas a criar confiança e fidelidade em sua base de assinantes. Em meio a
uma infinidade de crises recentes, as marcas têm se esforçado para compartilhar
conteúdo que seja A: fiel aos seus valores fundamentais e B: escrito no tom
apropriado. Para conseguir encontrar esse equilíbrio, é importante lembrar que
o objetivo principal de uma campanha de e-mail nem sempre é vender ou promover,
mas conectar seus assinantes a bens ou serviços que sejam realmente valiosos.
3. Una-se aos parceiros e comunidade
A união tem sido um tema comum para as comunicações por e-mail nos últimos
anos. Hoje, continuamos a ver mensagens baseadas nas comunidades focadas na
guerra na Ucrânia. As marcas estão trabalhando para criar um senso de
comunidade entre elas e seus consumidores, alavancando parcerias que reiteram
seus valores. Assim, as marcas também podem levar esse conceito de união com
outras empresas para suas campanhas, buscando sinergia em causas comuns que
façam sentido.
4. Personalize suas comunicações
Atualmente, a personalização é muito mais do que inserir o nome de um assinante
em um modelo. As marcas devem oferecer experiências orientadas por dados,
relevantes e individualizadas. Programas efetivamente personalizados colhem os
benefícios de maior satisfação do assinante e podem ter um aumento de até 5,2
vezes na retenção.
5. Fique à vontade com a mudança
Se aprendemos alguma coisa desde março de 2020, é que as empresas devem estar
prontas para mudar. Para os remetentes, qualquer mudança nos negócios precisa
ser claramente comunicada ao público de maneira oportuna e compassiva. Durante
a pandemia, as marcas inteligentes aproveitaram para lembrar os assinantes de
seu valor e prepará-los para cenários incomuns.
“Entendemos que os consumidores de hoje
são informados, inteligentes e optam por se alinhar com marcas que valorizam a
autenticidade ao invés de palavras de ordem: empatia ao invés de um discurso de
vendas. Para conquistá-los, certifique-se de incorporar essas táticas-chave em
sua estratégia de e-mail marketing”, reforça a executiva.
Sobre a Validity
Por mais de 20 anos, dezenas de milhares de organizações em todo o mundo
confiaram nas soluções da Validity para atingir, contatar, engajar e manter
clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem importante. Os principais
produtos da Validity – DemandTools, BriteVerify, Everest, GridBuddy Connect e
MailCharts – são soluções altamente avaliadas para gestão de dados de CRM,
verificação de endereço de e-mail, entregabilidade na caixa de entrada evitando
a pasta de spam e aplicativos de CRM. Essas soluções oferecem campanhas mais
inteligentes, leads mais qualificados, vendas mais produtivas e, por fim,
crescimento mais rápido. Para obter mais informações, visite Validity.com/br e
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