INFODAY: GRUPO PATRIMAR ESTIMA TER LANÇAMENTOS DE R$ 11 BILHÕES ATÉ 2024
Informações sobre resultados e estratégias da Companhia foram divulgadas ao mercado imobiliário nos dias 24, 25 e 26 de maio no evento em Belo Horizonte
Rentabilidade,
excelência operacional e disciplina financeira. Esses três pilares nortearam todo
o plano estratégico do Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que
atua em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e interior de São Paulo
nas classes econômica, média e alta – apresentado para os próximos
anos nos dias 24, 25 e 26 de maio no InfoDay. Durante a programação, cada
executivo da alta direção destacou as principais mensagens da sua área aos
participantes, incluindo parceiros e formadores de opinião.
“A Patrimar se
identifica hoje como uma empresa focada em resultados e baixo risco. Nossa
rentabilidade se destaca por atuarmos em todos os segmentos do mercado com
times operacionais completamente diferentes que trabalham para elevar a
produtividade e focar nos clientes. Por esse e outros motivos dizemos que
a Patrimar não segue tendências e, sim, é a tendência”, afirma Alex Veiga,
CEO do Grupo Patrimar.
Novos
Negócios
Um dos focos do
primeiro dia (24/05) foram os novos negócios do Grupo. Para 2022, a previsão é
captar terrenos que somam de R$ 2,5 a R$ 3,0 bi para o landbank que em 31
de março de 2022 era de 9,48 bi. Entre 2021 e 2024, o Grupo estima ter
lançamentos de R$ 11 bilhões. “Na equipe de novos negócios a estratégia é
buscar oportunidades de empreendimentos com VGV a partir de 60 milhões”, diz
Dennyson Porto, Diretor de Novos Negócios do Grupo Patrimar.
Todos os
terrenos são captados através de uma inteligência de mercado – norteada pela
área de atuação da empresa, tendências, busca de novos mercados e estratégia
geral da Companhia – e, antes da aquisição, passam por um comitê interno de
terrenos, que avalia a viabilidade técnica, econômica e financeira do
local.
“Buscamos focar
em todos os nichos do mercado, como o Programa Casa Verde e Amarela e Sistema
Brasileiro de Poupança e Empréstimo, média e alta rendas, luxo e
superluxo. Queremos expandir em todas as regiões de atuação do Grupo,
principalmente no interior de São Paulo que está desde 2019 sem novos
lançamentos do Grupo”, completa Dennyson Porto.
Comercial e
Marketing
Os resultados e
planos da área comercial e de marketing também foram assuntos tratados na
abertura do evento. Segundo Lucas Couto, diretor da área, em 2021 o Grupo
obteve a marca de R$ 1 bi em vendas contratadas líquidas. Até 2024, a
estimativa de vendas brutas é de R$ 7 bi. Além disso, o investimento em
marketing no ano de 2021 foi de 28 milhões e a previsão para os próximos anos é
de R$ 379 milhões em diversas mídias.
“Na
Novolar vendemos financiamento. Por isso, o foco do nosso trabalho no
segmento de baixa e média renda é a velocidade de vendas no preço certo e o
encantamento do cliente no estande. Já na Patrimar vendemos o produto”, explica
Lucas Couto sobre o segredo do sucesso dos resultados das vendas nos segmentos
de atuação.
Produção e
Suprimentos
Dia 25 de maio o
evento deu ênfase em assuntos relacionados à produção e suprimentos. De acordo
com os executivos responsáveis pelas áreas, todas as obras do Grupo em andamento
e mais o landbank equivalem a cerca de 15.600 unidades em construção e a serem
construídas. Atualmente, a estimativa é gerar aproximadamente R$ 1,3 bi com o
custo de obras.
Destacamos o uso
de tecnologias no departamento de obras, com presença de imagens 4D no estudo
do terreno, 3D para acompanhamento e planejamento das construções, QR
Code para acessar projetos e realidade virtual e aumentada para controle
remoto das obras. “As tecnologias proporcionam a Patrimar maior integração
entre os times e mais assertividade e rapidez para tomadas de decisões em
relação a obra”, explica Alexandre Lara, Diretor Técnico do Grupo
Patrimar.
Outro ponto
importante apresentado pela equipe é a presença do portal da engenharia, que
possibilita toda a equipe de obra acessar o status de todos os empreendimentos
do Grupo em tempo real. "É uma outra ferramenta da tecnologia
que facilita o dia a dia, inclusive as reuniões. Nossa ideia é nos tornarmos
cada vez mais digitais, integrados e eficientes”, afirma Ronaldo Leitão,
Diretor de Obras da Patrimar.
Estratégia e
Finanças
No último dia do
evento os assuntos principais foram estratégias e finanças da Companhia. O
Diretor da área, Felipe Enck Gonçalves, diz que “a empresa está em processo de
escalabilidade, crescimento e investimento, se tornando cada dia mais digital,
com mais produtividade e mais rentável por ciclo financeiro, na medida em que
reduz os prazos de recebimento e alonga os prazos de pagamentos”, destaca.
Ainda segundo o executivo, a estratégia da Companhia é buscar trabalhar com o
caixa cada dia mais alto para aproveitar as oportunidades do mercado e garantir
uma saúde financeira para os empreendimentos.
Além disso, a
estratégia econômico-financeira é aumentar o retorno para o acionista. Para
isso, a empresa busca balancear lucratividade, eficiência operacional e
estrutura financeira adequada aproveitando o que os ciclos econômicos oferecem
de melhor. “Mantivemos neste 1 trimestre do ano de 2022 nossa disciplina
financeira, gerando caixa consecutivamente aos 5 anos anteriores, com uma
estrutura de capital com baixa alavancagem, perfil de endividamento longo e um
volume de caixa e contas a receber adequado à estrutura da nossa operação”,
informa Felipe.
Gente,
Gestão, ESG e Inovação
A Executiva de
Gente, Gestão, Inovação e ESG, Patrícia Veiga, discursou nos três dias
do evento sobre as ações do grupo nessas áreas. De acordo com a
executiva, a empresa se preocupa bastante com o desenvolvimento
humano da Companhia e, por isso, criou oito eixos que permeiam o tema:
cidadania, carreira, evolução, cultura e comunicação, estratégia e gestão,
liderança, remuneração e saúde.
Outra área
gerida por Patrícia é a de ESG, que envolve o social, a governança e o
ambiental. Alguns exemplos de ações são o projeto Sempre Verde, que garante um
selo de sustentabilidade aos empreendimentos, comunicação com a vizinhança
e parcerias sociais. Uma novidade para o futuro é o desenvolvimento de um plano
de relacionamento com os clientes para além da entrega das chaves. “Hoje as
coisas mudaram e as pessoas começaram a olhar, além de preço, os valores da
empresa. Muitas coisas já fazíamos e outras estamos implementando agora”,
diz a executiva.
“Somos uma empresa familiar, porém com governança e executivos da melhor qualidade, e isso tem feito a empresa conseguir melhores patamares. E o segredo desse sucesso é o time, do qual tenho imenso orgulho! Parabéns a todos os colaboradores que nos fazem chegar cada vez mais longe, entregando os melhores produtos sempre”, conclui Alex Veiga.
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