No Dia dos Namorados, 61% dos consumidores pretendem ir às compras
As previsões para este ano demonstram uma
captação em cerca de R$ 18,06 bilhões para a
economia segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil
São Paulo, maio de 2022 - As expectativas estão altas
para uma das principais datas sazonais do varejo, e, sabendo disso, a All in,
plataforma que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar
empresas a otimizarem seus resultados, junto a Opinion Box, prepararam uma pesquisa
completa sobre o Dia dos Namorados, a fim de auxiliar os empreendedores nas
preparações para o período e apresentar as previsões para o mercado. Segundo
apurado, cerca de 61%
dos consumidores devem ir às compras este ano, já
outros 26% não
pretendem comprar presentes e 13% ainda
não sabem se vão presentear na data.
“Divulgar esses dados é
importante para apresentar uma previsão de cenário aos varejistas e também para
o mercado, além de trazer uma leitura sobre o comportamento do consumidor,
indicando como possivelmente será o período e auxiliando no preparo da data, que
é uma das mais aguardadas do ano”, comenta Ricardo Rodrigues, head de produto
na All in.
Ainda segundo mapeado, 15% do público
ouvido se planeja para comprar com até um mês de antecedência, 12% opta por três
semanas de antecedência, outros 21% escolhem
com duas semanas de antecedência e, por fim, 31% na semana do
evento. Para concluir, apenas 4% deixam
a escolha do presente para o dia do evento. Como esses dados mostram, ainda há
tempo para se planejar com uma boa estratégia de vendas e relacionamento, já
que a maioria irá atrás do presente na semana do evento.
O que pode mudar
Muitos ouvintes da pesquisa
ressaltaram não ter intenção de compra para o período, justamente por não ter a
quem presentear. Nesse caso, 34% mudariam
de ideia e decidiriam comprar na data se tivessem namorado(a). Avaliando sob um
contexto geral, 35% do
público não comprariam na data por nenhum motivo, já 34% comprariam caso
arrumassem um parceiro(a) e 17% se
tivessem mais dinheiro.
Outro dado que impacta está
relacionado às campanhas produzidas pelas marcas e os descontos oferecidos para
o período, bem como outros benefícios atrelados à compra. Nesse sentido, 12% dos que não
comprariam, mudariam de ideia se achassem uma oferta que valesse a pena. Por
outro lado, 8%
comprariam se recebessem um bom cupom de desconto, o que
mostra a importância de uma campanha de vendas bem estruturada e aplicada ao
público correto
Planejamento e pesquisa
“Assim como em anos
anteriores, os consumidores se dividem entre buscar ofertas nas lojas físicas e
online, o que mais uma vez traz à tona a questão do Omnichannel e a necessidade
das empresas ampliarem o acesso ao consumidor de forma conectada, promovendo
mais relacionamento e mais oportunidades de venda”, comenta Ricardo
|
*dados referentes aos 74% que pretendem ou
ainda não sabem se vão presentear na data
“Com o surgimento de novas
tendências de vendas no mercado a todo momento, como o Social Commerce, mobile
e outras modalidades, diferenciais como anúncios nas redes sociais tem sido uma ótima maneira de divulgar produtos, já
que a maioria dos clientes afirmam interagir com ofertas por esses canais”,
adiciona o especialista.
A novidade, nesta pesquisa,
está nas notificações de aplicativo, que têm ganhado cada vez mais interação
por parte dos consumidores: 29% afirmam interagir com essa modalidade. Ainda na
pauta de campanhas digitais, 17% do
público de 16 a 29 anos interage com influenciadores, contra 13% de 30 a 49 anos
e 6% da
faixa 50+.
Já com relação a valores, 27% das mulheres
pretendem gastar entre R$51 e R$100, contra 19% do público masculino. E como
está sua preparação para os meios de pagamento? Afinal, por mais que a maioria
dos entrevistados pretenda utilizar cartão de crédito à vista ou parcelado, 40%
do público entre 16 e 29 anos se interessa em usar dinheiro, contra 29% de 30 a
49 anos e 21% 50+.
Categorias de compra
Entre as principais
categorias para as compras estão:moda e acessórios com 53% da preferência,
passando por beleza e cosméticos com 39%, eletrônicos e informática com 29%, jóias, alimentos e
bebidas com 20%.
“Um ponto importante a se
considerar diante da pesquisa, está relacionado à capacidade das marcas de
fidelizar e conquistar a confiança de seus consumidores. Nesse sentido,
investir em uma política eficaz de customer experience, relacionada ao bom
acompanhamento do início ao fim do processo de compras será algo excepcional
para o consumidor”, ressalta Ricardo.
A jornada de compras do
cliente e a satisfação com o atendimento também está relacionada a outros
fatores como o custo e tempo dos fretes, valores altos e períodos longos de
entrega. Esses tópicos podem afetar o bom desempenho das vendas , no qual a
pesquisa aponta que 57% dos
clientes desistiriam de uma compra por valores de frete que não agradam e 53% por prazos de
entrega não desejados. “Para o lojista, a nossa dica é estar atento a todas as
questões que permeiam o seu negócio e podem impactar na evolução de sua marca e
relacionamento com os consumidores. Investir na melhoria e na personalização de
serviços se torna algo essencial após visualizar dados como estes”, finaliza
Ricardo.
Sobre a All in:
A All in é uma empresa de tecnologia que une dados e inteligência para oferecer uma suíte de soluções que ajuda marcas a criar experiências de consumo personalizadas e omnichannel para seus consumidores e, com isso, otimizar investimentos, aumentar as vendas e trabalhar a retenção de clientes. É uma unidade de negócio da Locaweb Company.
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