68% dos brasileiros têm intenção de ir às compras no Dia dos Pais, segundo pesquisa da All in e Opinion Box
A apuração ouviu 2.084 consumidores e aponta
bons direcionamentos para o varejo, ressaltando as tendências para o período
São Paulo, agosto de 2022 - Anualmente celebrado no segundo domingo
de agosto, o Dia dos Pais será no dia 14 deste mês. Em pesquisa feita em
parceria com a Opinion Box, a All in,
plataforma que usa inteligência para transformar dados em experiências de
consumo personalizadas, ajudando empresas a ampliarem seus resultados, apurou
as principais tendências para a data e revelou que 68% dos consumidores têm intenção de ir
às compras, já outros 20%
retornaram com negativa por diversas razões, entre elas não ter
a quem presentear e a não ter este hábito. Outros 12% ainda estão decidindo
se irão ou não presentear alguém especial.
“Saber com antecedência as movimentações
dos consumidores possibilita ao varejista trabalhar com campanhas mais
direcionadas para o seu público, podendo até mesmo fazer a diferença para
aqueles que ainda estão em dúvida sobre presentear ou não”, completa Ricardo
Rodrigues, head de produtos da All in.
Outro dado relevante do estudo aponta para
os hábitos dos consumidores no pré-compra, durante a fase de pesquisa, e como
essa informação pode ser relevante para as marcas. Embora os acessos aos
aplicativos de lojas tenham aumentado, assim com as buscas nas redes sociais,
seguindo os novos caminhos da tecnologia, os sites de pesquisa continuam
presentes no favoritismo, incluindo as lojas físicas. Dos consumidores que
pretendem consumir na data, 45%
preferem pesquisar via aplicativo, enquanto outros 42% optam por sites de busca e lojas físicas.
Por outro lado, 35%
do público de 16 a 29 anos pretendem
pesquisar pelo Instagram, o que reforça o avanço das redes
sociais no mercado de consumo.
Grande parte dos consumidores pretendem
comprar na semana da comemoração ou até com duas semanas de antecedência. Com
relação a melhor data para garantir o presente, 36% estão
se organizando para adquirí-lo na semana, enquanto 26% estão ainda mais adiantados e pretendem
comprar com duas semanas de antecedência.e “Os lojistas podem
utilizar dessas previsões para organizar os preparativos para uma das datas
mais esperadas do setor, sabendo o momento de trabalhar a base com
campanhas mais assertivas de acordo com o movimento”, comenta o
executivo.
Foco na experiência do cliente
E, para garantir uma boa movimentação nas
vendas, é interessante saber os fatores essenciais que garantem a fidelização
do cliente para determinadas ações. Nesse sentido, 75% tem bons preços e
promoções como essenciais, assim como ter vantagens no frete é importante para 55%. Contudo, alguns
fatores também podem impactar negativamente e fazer com que os clientes não
concluam a compra. Para 57%,
o frete - que poderia ser vantagem - também seria a causa para
desistência por taxas altas,
assim como avaliações negativas de outros consumidores são levadas em
consideração por outros 50%.
“Situações como essas podem ser evitadas com um planejamento bem estruturado de
vendas e um foco direcionado a toda a jornada do consumidor, durante e após a
compra, além de estratégias e soluções voltadas para a fidelização do
consumidor, como benefícios de comprar, campanhas personalizadas e outras”,
destaca Rodrigues.
Já sobre as principais categorias de
compra para o período,
Moda e acessórios lidera com 50% da preferência, seguida por Eletrônicos e informática
com 35% e
em terceiro lugar, Esportes,
com 28% da
preferência para compras.
Ainda sobre fidelização do cliente, de
acordo com Rodrigues, a atenção no pós compra é essencial para garantir o
sucesso nas vendas. Para 62%
dos consumidores a opção de rastrear a entrega é essencial no
pós-compra, além de outros fatores como sistema de troca facilitador em casos
de avaria, importante para
53% das pessoas. Benefícios como cupom de desconto para uma
próxima compra e cashback também foram destacados como essenciais, afinal 38% dos consumidores
voltariam a consumir na mesma loja se tivessem um cashback.
Foco também para o atendimento, 67% dos consumidores
consideram esse fator importantíssimo para recompra e 35% acreditam que
ofertas personalizadas fazem a diferença. É aí que vemos a importância de uma
experiência positiva para o consumidor em toda a jornada, inclusive depois que
ele finaliza sua compra.
Por fim, a All in também analisou as
principais formas de pagamento escolhidas pelos consumidores para o período e
em primeiro lugar está o cartão de crédito, com 75% da preferência para compras, seguido
pelo PIX, com 31%
e o cartão de débito com
21%, sendo uma grande oportunidade de oferecer vantagens aos
consumidores com diversidade na etapa de pagamento.
“Entender as preferências dos
consumidores em todos os âmbitos da sua jornada de compras é essencial para
garantir grandes vendas para o varejo, uma vez tendo acesso às informações
certas, é possível investir nos melhores caminhos para obter qualidade em todas
as frentes de negócios”, finaliza Rodrigues.
Para mais informações, o relatório
completo está disponível aqui.
Sobre a All in:
A All in é uma empresa de tecnologia que une dados e inteligência para oferecer uma suíte de soluções que ajuda marcas a criar experiências de consumo personalizadas e omnichannel para seus consumidores e, com isso, otimizar investimentos, aumentar as vendas e trabalhar a retenção de clientes. É uma unidade de negócio da Locaweb Company.
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