Fidelização como diferencial para o sucesso
*Por Giordania R. Tavares
A competitividade no mundo dos negócios
exige cada vez mais das empresas. Para se manter ativa e conectada com as
tendências do mercado, não basta apenas oferecer produtos de qualidade: é
preciso sensibilidade ao lidar com clientes e stakeholders. Se engana a marca
que dá prioridade única à atração de novos clientes: antes, é preciso
fidelizar. Conquistar a confiança vai muito além de apenas apresentar os
produtos da empresa. É preciso fazer o cliente acreditar na marca, nos seus
valores e nas suas competências. Ao vender um produto, as empresas não estão
apenas oferecendo uma mercadoria, mas proporcionando uma experiência de compra
que deve ser positiva e duradoura. Afinal, o cenário nem sempre é promissor se
os diferenciais oferecidos se restringirem aos produtos.
O segredo para uma boa relação com o
comprador é compreender o cenário, o mercado, as oportunidades e ameaças do seu
negócio. É entender as necessidades dos clientes, pois este aspecto colabora
não só para o desenvolvimento de produtos funcionais, mas também proporciona o
crescimento de uma relação de confiança e credibilidade. Para satisfazer o
cliente, não é necessário realizar todas as solicitações que ele desejar, muito
pelo contrário: é preciso saber dizer “não”, afinal, é papel da marca entender
como solucionar os problemas e executar aquilo que o cliente deseja da melhor
forma possível.
No entanto, a venda não acaba quando o
cliente adquire os produtos, é preciso seguir de mãos dadas, fornecedor e
cliente. Quebrou uma peça e acabou a garantia? A mercadoria precisa ser
entregue com urgência? O comprador precisa saber com quem contar, em quem
confiar. É preciso ouvir e entender o cliente. Para qualquer empresa de
sucesso, é primordial possuir um serviço diferenciado, informação com qualidade
e atendimento rápido para que haja confiança em toda a cadeia e não apenas no
produto. Planejamento e organização são peças-chave para grandes resultados e
as empresas que agem assim são as que driblam as crises e alavancam seu
crescimento. Um pós-venda eficaz é a melhor estratégia, pois um cliente
satisfeito irá compartilhar a sua boa experiência, gerando novos contatos e
contratos para a empresa.
A fidelização do cliente é o fator que
pode definir o sucesso de uma empresa. Através de técnicas que visam criar uma
relação de confiança, geram-se feedbacks honestos e positivos, além de trazer
uma receita previsível. Cliente fiel, certamente comprará novamente. Não são as
semelhanças que fazem a diferença e os caminhos conhecidos não são os únicos
que podem levar a marca além. É preciso se destacar no cenário. Uma empresa
pode ser o que quiser, desde que acredite, e saiba que sempre haverá clientes
dispostos a acreditarem também.
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