Setembro Amarelo – a importância de cuidar da saúde mental dos funcionários
Com
o lema “A vida é a melhor escolha!”, a campanha Setembro Amarelo, promove
diversas iniciativas para prevenção ao suicídio. Nas empresas, a saúde mental
dos colaboradores deve ser levada a sério, com ambientes de escuta ativa e
profissionais atentos para identificar casos mais graves.
O
facilitador da Duomo
Aprendizagem Corporativa, Thiago Cesário, ressalta a importância da saúde
mental para o ambiente de trabalho. O principal fator a se observar é se há
práticas abusivas, que geram um ambiente tóxico, fazendo com que as pessoas
adoeçam. “Estar saudável é um estado dinâmico, nós não chegamos a um estado de
saúde e permanecemos assim, o corpo e a mente estão sempre em busca de formas
de se sentir bem”, afirma.
O
adoecimento aparece quando há impedimentos a essa busca e a pessoa acredita que
não há possibilidade de resolver a situação em que se encontra. “O objetivo não
é acabar com o sofrimento, ou angústia, pois esses fazem parte da vida, mas sim
ser capaz de transpor esse sofrimento e transformá-lo em algo positivo. É a
possibilidade de obter os meios necessários para buscar uma melhoria contínua”,
explica Thiago.
Praticar a empatia no ambiente de trabalho é uma forma muito
eficiente de aproximar-se dos colaboradores, permitindo uma maior sensibilidade
na hora de direcionar as atividades e dar retorno sobre o desempenho. Thiago
sinaliza a importância de ao conversar com o colaborador, o gestor fazer
contato visual e ouvir atentamente o que ele tem a dizer. “Quando ouvimos o
outro, sem julgamentos, permitimos a compreensão, a visão e entendemos os
sentimentos da pessoa. Isso traz conforto e satisfação para o ambiente de
trabalho”.
Outro
ponto importante é normalizar o assunto no dia a dia da empresa. “O
adoecimento aparece quando há impedimentos na busca por um ambiente menos
tóxico e não há possibilidade de obtê-lo” destaca Thiago. Nos casos em que o
ambiente de estresse já esteja prevalente, algumas iniciativas podem ajudar a
recuperá-lo:
- Identificar os fatores estressores;
-
Criar espaços de diálogo sobre questões relacionadas à saúde mental,
favorecendo a discussão sobre a forma como o trabalho pode ser organizado de
uma melhor maneira;
-
Vale sempre lembrar: a importância de cada pessoa para a equipe, valorizando os
pontos fortes coletivos e individuais.
Com
a pandemia, a preocupação com a saúde mental deu um salto. No primeiro ano de
COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de
acordo com um resumo científico divulgado pela OMS. Esse aumento preocupou
países de todo o mundo, levando a incluir saúde mental e apoio psicossocial em
seus planos de resposta à COVID-19. Mas a COVID-19 não foi o único fator que
levou ao adoecimento mental de muitas pessoas, o trabalho em si está ligado ao
surgimento de transtornos mentais, a começar pela Síndrome de Burnout. “É muito
importante que os líderes deem uma atenção individual para cada um dentro de
sua equipe. Cabe ao gestor de recursos humanos conscientizar os líderes de como
administrar o trabalho sem agredir o bem-estar do funcionário e a enxergar o
quão o profissional é importante, dentro ou fora do escritório”, ressalta
Thiago.
Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa
Há mais de 20
anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em
treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a
estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos
treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas
jornadas de aprendizagem.
Para deixar as
organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve
estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e
fortalecer as competências humanas, criando treinamento sob medida para cada
empresa.
Entre os
destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um
sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e
humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser
gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.
Em dezembro de
2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW),
comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto
direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.
Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.
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