Últimas

Tipos de luminárias que ajudam a destacar a decoração de casa

Na hora de decorar a casa, qualquer detalhe pode fazer a diferença. 
Ter uma boa iluminação, por exemplo, é sinônimo de sucesso. Mas, para isso acontecer, é preciso ter a luminária correta para casa situação.

É preciso ter muita atenção ao escolher o local de cada lâmpada e o tipo de luminária que será inserida nos diferentes espaços.
A iluminação é uma etapa importante de um projeto de decoração. É preciso ter muita atenção ao escolher o local de cada lâmpada e o tipo de luminária que será inserida nos diferentes espaços. A arquiteta Leila Dionizios fala um pouco sobre os principais tipos de luminárias que ajudam a destacar a decoração da casa.

Embutidas: luminárias embutidas são, geralmente, inseridas no forro do teto, deixando o ambiente com um acabamento limpo e simples, sem nada pendente ou exposto. "Existem luminárias embutidas fixas e direcionais, que podem ajudar a destacar a decoração, valorizando objetos e destacando detalhes através do feixe de luz. No caso de ambientes com o pé direito baixo, essa pode ser uma ótima opção", explica Leila.

Plafons: essas luminárias são instaladas junto ao teto, produzindo uma iluminação indireta e aconchegante, dando charme, aconchego e leveza ao ambiente. "Como a distribuição da luz fica uniforme e difusa, pode ser preciso um complemento para ela, principalmente devido aos materiais translúcidos de que os plafons são feitos", lembra a arquiteta.

Pendentes: geralmente utilizadas para criar um foco de luz específico, as luminárias pendentes dão muita personalidade ao ambiente, muitas vezes adicionando cor a decoração. Como fica bastante em evidências, os pendentes devem ser escolhidos com atenção especial, para não destoar do resto da decoração e combinar com o resto da iluminação do cômodo. "Uma dica para quem precisa melhorar a luz sobre a mesa da cozinha, pode exemplo, é usar uma luminária pendente", informa Leila.

Lustres: os lustres são um tipo de luminária pendente, porém maiores e mais detalhados. Eles são muito utilizados em salas de jantar para complementar a decoração; no entanto, podem ser usados em vários tipos de ambiente com o mesmo intuito. "Como costumam possuir várias peças, os lustres necessitam de limpeza constante para manter a beleza e a iluminação sempre perfeita", fala a arquiteta.

Arandelas: para quem deseja uma luz difusa, essa pode ser uma ótima opção. As arandelas são luminárias para se pendurar na parede, criando uma iluminação indireta. "Dependendo do tipo de arandela, ela pode projetar a luz para todos os lados ou somente um. Por isso, é preciso estar atento ao comprar este acessório", avisa Leila.

Nenhum comentário