Universitários de Minas Gerais lideram campanha de empreendedorismo social para jovens carentes
A recepção aos novos alunos do Inatel neste primeiro semestre de 2017 ultrapassou o campus e resultou em uma ação social que promete movimentar não só Santa Rita do Sapucaí, mas atingir muitas pessoas através das redes sociais. Com a organização da Empresa Junior da faculdade, o apoio do Núcleo de Orientação Educacional do Inatel e o trabalho de alunos veteranos e dos calouros, o objetivo é realizar uma maratona de empreendedorismo, conhecida como Startup Z, para cerca de 400 estudantes, de 11 a 15 anos, de uma escola municipal de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, conhecida como o Vale da Eletrônica. “A ideia foi integrar os calouros com a experiência de ajudar o próximo de uma maneira empreendedora, aprendendo conceitos de empreendedorismo, e ainda tendo como recompensa ver o resultado do trabalho mudar a vida de pessoas”, disse o estudante de Engenharia Biomédica José Andere Carneiro, diretor do Núcleo de Projetos Sociais e Promoções da Empresa Junior do Inatel.
Para atingir o objetivo, os alunos lançaram uma campanha de financiamento coletivo. Para o desenvolvimento da campanha, os veteranos e calouros passaram por diversas atividades de integração e preparação. Entre elas, um bate-papo com empreendedores e músicos da região que falaram sobre as experiências em Crowdfunding, o financiamento coletivo, que vem ganhando espaço no Brasil. “Eu adorei começar a faculdade assim. A gente chega sem conhecer muita coisa e atividades como essas ajudam na integração. O mais bacana é ver não só os alunos, mas toda a faculdade envolvida em prol de ajudar outras pessoas em um projeto que pode melhorar problemas da sociedade”, disse o aluno Rafael Vieira do Nascimento, calouro de Engenharia de Computação.
Confira o podcast sobre a ação do Rito de Entrada.
Startup Z
O Startup Z é um evento de empreendedorismo social para jovens. A primeira edição foi realizada em agosto de 2015 (confira o vídeo!), em uma ação do Inatel e Sebrae, e envolveu 80 estudantes do Ensino Fundamental de Santa Rita do Sapucaí, com a mentoria de 22 profissionais. Na oportunidade, foram apresentados 11 projetos das mais diversas áreas e três deles foram escolhidos como os mais viáveis do ponto de vista mercadológico. Desta vez, o número de participantes será pelo menos cinco vezes maior. Os estudantes serão orientados a buscar soluções para problemas de Santa Rita do Sapucaí, tendo como guia os 17 Objetivos Globais da Organização das Nações Unidas (The Global Goals).
A data prevista para a realização da segunda edição do Startup Z é 7 de abril. Os interessados em conhecer um pouco mais e participar da campanha podem acessar a página https://benfeitoria.com/startupz2.
Nenhum comentário